Quais as doenças causadas pela poluição do ar

Quais as doenças causadas pela poluição do ar
Imagem: envolverde.com.br

A poluição do ar, ou poluição atmosférica, é uma das preocupações ambientais da era em que vivemos. Os gazes tóxicos que contribuem para a poluição do ar são provenientes de fábricas, automóveis, outros veículos movidos a motor, termoelétricas, incêndios, vulcões e outros. Além de produzirem odores desagradáveis e darem origem a uma nuvem de fumaça que dificulta a visão, como acontece na cidade de Pequim, representam também um risco para a saúde humana, desencadeando incômodos e doenças e curto e longo prazo. Continue lendo este artigo de umComo.com.br para conhecer quais as doenças causadas pela poluição do ar.

Passos a seguir:
1

A curto prazo as partículas de poeira e dióxido de carbono presentes na poluição atmosférica não causam doenças, mas podem provocar ardor nos olhos, coceira no nariz e irritação na garganta. Podem também dar origem a náuseas, vômitos e desmaios.

2

Pessoas que vivem vários anos em ambientes de poluição atmosférica têm mais tendência a desenvolver complicações a nível pulmonar e cardiovascular, que podem levar à morte, e enfraquecimento do sistema imunológico.

Imagem: drogariagalanti.com.br
3

Câncer do pulmão. Viver durante muito tempo neste tipo de ambientes tóxicos torna o ser humano mais susceptível ao câncer do pulmão, uma das doenças com maiores índices de mortalidade e também um dos tipos de câncer mais comuns em todo o mundo.

4

Asma. Crianças que crescem em locais muito afetados pela poluição do ar apresentam mais dificuldades respiratórias, uma capacidade pulmonar inferior e têm uma maior probabilidade de vir a desenvolver asma.

Imagem: redevida.com.br
5

Rinite e bronquite. Estas são outras duas das doenças provocadas pela poluição do ar. A rinite primeira é um tipo de alergia que se manifesta no nariz e nos olhos, enquanto que a bronquite, que pode ser aguda ou crônica, é uma inflamação dos brônquios.

6

Alzheimer e Parkinson. A inalação a longo prazo de partículas de metais poluentes e tóxicos, como mercúrio, cádmio e compostos de chumbo, pode também dar origem a distúrbios de ansiedade e doenças como Alzheimer e Parkinson.

Imagem: boasnoticias.sapo.pt
7

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Outra das consequências de viver em um ambiente poluído é o desenvolvimento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, caracterizada pela destruição de alvéolos pulmonares, inflamação e infeção do sistema respiratório, que se pode manifestar através de bronquite e pneumonia.

8

Além destas existem muitas outras doenças a nível respiratório e cardiovascular que a poluição do ar origina ou potencia. Pessoas que vivem neste tipo de ambiente poluído devem ter alguns cuidados preventivos como, por exemplo, beber uma maior quantidade de água, utilizar máscaras de proteção respiratória, manter uma alimentação balanceada e procurar frequentar espaços verdes que proporcionem uma qualidade de ar melhor.

Imagem: epi-tuiuti.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as doenças causadas pela poluição do ar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.