Partilhar

Quais as principais doenças na gravidez

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais as principais doenças na gravidez

Ter uma gravidez saudável é o desejo de todas as gestantes e, para isso é necessário ter alguns cuidados antes e durante a gravidez, pois este é um período de grandes transformações tanto físicas como emocionais. Existem algumas doenças que podem surgir durante a gestação e podem causar complicações graves, como antecipação do trabalho de parto, aumento de risco de aborto e septicemia, uma infecção generalizada grave. Por isso, é importante que conheça as doenças que podem ocorrer na gravidez e quais os seus sintomas, para que atue o quanto antes. Continue lendo este artigo em umComo.com.br e se informe conosco sobre quais são as principais doenças na gravidez.

Também lhe pode interessar: Como tomar spirulina na gravidez

Doenças na gravidez: anemia

A anemia é uma deficiência de ferro que interfere com a hemoglobina, uma substância que tem como função transportar o oxigênio para as células. Esta é uma condição comum durante a gravidez que ocorre devido a uma alimentação inadequada, falta de reposição de ferro e devido ao aumento do líquido no corpo, em especial entre o segundo e terceiro trimestre de gestação. Caso a mulher já sofra de anemia antes de engravidar, esta condição também se pode agravar durante a gestação.

Os sintomas de anemia na gravidez podem ser confundidos com os próprios sintomas da gestação. Por norma, esta condição apresenta como sintomas tonturas, cansaço e fraqueza, dores de cabeça e nas pernas, queda de cabelo e falta de apetite. Se sentir estes sintomas é necessário que consulte o seu médico o quanto antes para que possa indicar-lhe o tratamento adequado para a anemia na gravidez.

Doenças na gravidez: diabetes gestacional

Outras das doenças que podem ocorrer durante a gestação é a diabetes gestacional, que se carateriza por um aumento no nível de açúcar no sangue. Esta é uma condição, que por norma, normaliza depois do nascimento do bebê, mas até lá deve ter alguns cuidados pois a diabetes gestacional pode causar complicações tanto para o bebê como para a mãe. Ter histórico familiar de diabetes, ser hipertensa, não fazer exercício físico, ser fumante, ingerir doces em quantidades exageradas e estar acima do peso antes de engravidar estão entre as causas do aparecimento da diabetes gestacional.

Fadiga, cansaço, inchaço, aumento na frequência de urinar, náuseas e vômitos são alguns dos sintomas da diabetes gestacional. Para ficar por dentro de todos os sintomas da diabetes gestacional, entre no nosso artigo e saiba também qual é o tratamento para esta condição.

Doenças na gravidez: pré-eclâmpsia

A pré-eclâmpsia, ou seja, o aumento da pressão arterial, é um dos problemas mais graves de uma gestação. Ainda não se sabe ao certo o que causa este aumento da pressão arterial na gravidez, mas sabe-se que isso está relacionado a uma alteração na placenta. Esta condição apresenta como principais sintomas dores abdominais, dores de cabeça e de estômago, inchaço, convulsão, espuma na urina e vista embaralhada.

Caso seja confirmado o diagnóstico de pré-eclâmpsia, a gestante deverá ter alguns cuidados com a alimentação reduzindo o consumo de sal para conseguir baixar a pressão arterial na gravidez.

Quais as principais doenças na gravidez - Doenças na gravidez: pré-eclâmpsia
Imagem: mayoclinic.org

Doenças na gravidez: infecções urinárias

Gestantes têm uma maior tendência para gerar infecções do trato urinário, como a cistite e a candidíase, devido a fatores como mudanças hormonais, físicas e o fato de haver uma queda na imunidade da grávida. Os sintomas de infecção urinária na gravidez incluem um aumento na frequência de urinar, dor ou ardor ao urinar, possibilidade de presença de sangue na urina, urina turva, coceira e corrimento.

Na presença destes sintomas é importante que consulte o seu médico o quanto antes, para que lhe possa confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento para a infecção urinária. O tratamento é necessário e importante pois a infecção representa um risco para a gestante, podendo causar um parto prematuro.

Quais as principais doenças na gravidez - Doenças na gravidez: infecções urinárias
Imagem: girlstuff.com.br

Doenças na gravidez: distúrbios da tireoide

Distúrbios da tireoide como o hipertireoidismo ou hipotireoidismo também são outros dos problemas que podem surgir durante a gravidez devido às alterações hormonais típicas desta fase, à alteração da secreção dos hormônios pela tireoide e ao aumento do volume da glândula. O hipotireoidismo apresenta como sintomas cansaço, fadiga e ganho de peso. Já o hipertireoidismo tem como sintomas perda de peso, agitação e taquicardia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as principais doenças na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quais as principais doenças na gravidez

Quais as principais doenças na gravidez
Imagem: mayoclinic.org
Imagem: girlstuff.com.br
1 de 3
Quais as principais doenças na gravidez

Voltar ao topo da página