Partilhar

Quais as propriedades da Tuia

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais as propriedades da Tuia

A tuia é uma árvore com origem na América do Norte e na Europa. No Brasil, também é conhecida como árvore-da-vida, pinheiro de cemitério, cedrinho ou ciprestes. A tuia é muito usada na decoração de jardins, especialmente na época natalina. As suas propriedades medicinais são muito úteis no tratamento e alívio de algumas enfermidades. O seu poder anti-asmático, anti-hemorroidal, antiverrugoso, expectorante e adstringente fazem da tuia uma das plantas mais úteis para ter em casa em qualquer momento. A tuia é uma planta coberta de folhas, com tronco reto e copa em formato de pirâmide, podendo atingir até 20 metros de altura. Para conhecer os benefícios desta planta e saber como administrá-la em tratamentos, continue lendo esse artigo do umComo e descubra quais as propriedades da Tuia.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros com Tuia
Passos a seguir:
1

Problemas de pele

Uma das propriedades mais populares da Tuia é o seu poder no tratamento de problemas de pele. O chá de Tuia é usado no tratamento de hemorroidas, fissuras anais, psoríase, verrugas e outras condições dermatológicas.

Para tratar hemorroidas ou fissuras anais, faça um banho de assento com 2 colheres de sopa da casca do caule, uma colher de sopa de folhas de carrapateiras e meio litro de água.

Para remover verrugas, calos ou olho peixe, coloque duas gotas de essência de Tuia no local afetado diariamente.

Quais as propriedades da Tuia - Passo 1
2

Problemas respiratórios

A ação da tuia também é usada no alívio de sintomas relacionados com problemas respiratórios. É o caso da asma, de enfisema e de catarros bronquiais.

Para tratar qualquer uma destas condições, coloque uma colher de chá de ramos novos picados numa xícara e encha com água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e beba o preparado. Repita entre duas a três vezes por dia.

3

Febres, gripes e resfriados

Útil no alívio de sintomas respiratórios, a tuia também possui uma ação benéfica no sistema imunitário, tratando resfriados, gripes e febres.

Para beneficiar das propriedades da tuia e tratar estes problemas, repita o procedimento usado para aliviar problemas respiratórios e prepare um chá com ram os picados.

Quais as propriedades da Tuia - Passo 3
4

Prostatite ou cistite

A tuia contem propriedades diuréticas e é muito eficaz na diminuição da causticidade da urina, na estimulação da elasticidade da bexiga e no tratamento de prostatites e cistites.

Para aliviar sintomas associados a estas condições, coloque uma colher de chá de ramos picados em uma xícara de chá e cubra com água fervente. Deixe ferver por alguns minutos, coe e beba depois de esfriar. Repita a dosagem de manhã e à tarde, de preferência antes das 17 horas.

5

Recomendações

Apesar de conter propriedades medicinais extremamente benéficas, a tuia pode apresentar algumas contra indicações.

Como uma planta tóxica, a tuia nunca deve ser consumida por grávidas ou mulheres em período de amamentação.

As doses da tuia nunca devem ser elevadas e o seu consumo não deve ser prolongado por muito tempo. Procure um médico especialista para que recomende a dosagem ideal para o seu caso.

Quais as propriedades da Tuia - Passo 5
6

Agora que já sabe quais as propriedades da tuia, dê uma olhada nesses artigos e descubra o poder de outras plantas medicinais:

Quais são as propriedades da calêndula

Quais são as propriedades da alfafa

Quais são as propriedades do boldo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as propriedades da Tuia, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Quais as propriedades da Tuia

Quais as propriedades da Tuia
1 de 4
Quais as propriedades da Tuia

Voltar ao topo da página