Quais as propriedades do gengibre

Quais as propriedades do gengibre

O gengibre é uma planta da qual se aproveitam os seus caules subterrâneos ou raízes pelo fato de contarem com múltiplos benefícios para a saúde. E além de usar este tubérculo para condimentar as suas receitas e dar-lhes um toque especial, pode ajudar-nos em certas condições e doenças graças aos seus usos medicinais. Deste modo, neste artigo de umComo pode descobrir quais as propriedades do gengibre.

Passos a seguir:
1

Um dos principais usos medicinais do gengibre é o tratamento natural de transtornos digestivos, tais como náuseas, vômitos, indigestão, flatulências, inchaço, etc. Isto deve se ao fato de que o gengibre estimula o pâncreas e favorece o processo de digestão.

Por este motivo, a infusão de gengibre está recomendada para combater múltiplas condições do sistema gastrointestinal, embora também seja verdade que está contraindicado em certos casos como a gastrite, a doença de Crohn ou as úlceras gástricas. Por este motivo, será sempre recomendável que consulte o seu médico antes de tomar gengibre.

2

Outra das propriedades deste tubérculo é que atua como anti-inflamatório natural, pelo que se pode usar o gengibre para aliviar dores e processos inflamatórios crônicos como artrose, reumatismo, etc.

3

Além disso, o caule do gengibre contribui para uma melhor digestão, uma vez que facilita a secreção de sucos gástricos, melhora os sintomas de refluxo gastroesofágico e elimina o mal-estar depois de uma refeição pesada. Este mesmo motivo pode ser aproveitado para perder peso e esquecermos esses quilinhos a mais que são tão odiados. Assim, não perca o nosso artigo sobre como usar gengibre para emagrecer.

4

Também devemos destacar as propriedades do gengibre para diminuir a tosse, a bronquite respiratória e outros problemas respiratórios. Além disso, o gengibre também é recomendável para as pessoas propensas a sofrer de sinusite, visto que esta raiz é capaz de reduzir a inflamação dos seios nasais e melhorar a condição.

5

Por outro lado, também se pode tratar naturalmente a dor de dentes graças ao gengibre, uma vez que a aplicação de compressas molhadas ou mastigar esta raiz pode ajudar a reduzir o inchaço e a reduzir assim os incômodos.

6

Embora sejam muitas as propriedades e benefícios do gengibre, não nos podemos esquecer de que este tubérculo também pode apresentar contraindicações e efeitos secundários, de maneira que devemos sempre consultar o nosso medico antes de iniciar tratamentos com esta raiz. Assim deverão evitar o consumo de gengibre as pessoas com determinadas condições como:

  • Hipertensão (Saiba mais no artigo "Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?");
  • Cálculos biliares;
  • Doenças digestivas ativas tais como doença de Crohn, gastrite ou úlceras gástricas.
  • Tratamentos farmacológicos para problemas circulatórios, anticoagulantes, diabéticos,...
  • As mulheres grávidas ou em período de lactação também deverão consultar sempre o seu ginecologista ou médico especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as propriedades do gengibre, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.