PARTILHAR

Quais os alimentos bons para o colesterol

Quais os alimentos bons para o colesterol

Um dos muitos benefícios de uma alimentação saudável e uma dieta correta é a melhoria dos seus níveis de colesterol ruim. O colesterol mau (LDL) é uma lipoproteína de baixa densidade que pode fazer com que as artérias se tapem acumulando a placa nas suas paredes, aumentando o risco de sofrer de doenças cardiovasculares. É fundamental no caso do colesterol alto, conferir a dieta diária e procurar consumir aqueles ingredientes que ajudem a baixá-lo e a mantê-lo controlado. Continue lendo este artigo de umComo e descubra quais os alimentos bons para o colesterol.

Também lhe pode interessar: Alimentos que aumentam o colesterol bom
Passos a seguir:
1

Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 são aliados perfeitos para reduzir os níveis elevados de colesterol mau no sangue. Entre outras coisas, ajudam a aumentar a vasodilatação arterial, protegem o organismo perante doenças cardiovasculares e também diminuem os triglicérides. Deve saber que o corpo não pode produzir estes ácidos graxos sozinhos, pelo que será fundamental que consuma alimentos ricos neles pelo menos duas ou três vezes por semana. Os peixes azuis como o atum, o salmão, o bacalhau, a truta ou a cavala são alimentos com uma grande dose destes nutrientes. Descubra muitas mais opções nos artigos Alimentos ricos em ômega 3 e Alimentos ricos em ômega 6.

Quais os alimentos bons para o colesterol - Passo 1
2

Pelo seu conteúdo em fibra solúvel, os legumes como as lentilhas, o grão de bico ou o feijão são boas alternativas para reduzir o colesterol mau. Isto porque favorecem o metabolismo do colesterol e reduzem, portanto, o risco de ficar acumulado nas paredes das artérias. Além disso, é importante que prepare estes alimentos de forma saudável sem os acompanhar de outros alimentos ricos em gorduras, que pelo contrário são prejudiciais para pacientes com colesterol alto.

Quais os alimentos bons para o colesterol - Passo 2
3

Entre os alimentos benéficos para baixar o colesterol, encontramos os óleos vegetais como o gérmen de trigo, o de sésamo e, por conseguinte o de oliva que se destaca entre todos os outros. Pois este último, o grande protagonista da dieta mediterrânea, é bastante rico em ácido oleico, fitosteróis e vitamina E, os quais são essenciais para proteger a saúde do coração e reduzir o colesterol ruim sem afetar a presença do colesterol bom no organismo. Estes óleos são ideais para adicionar às suas saladas ou verduras preparadas na prancha, adicione uma colher de chá deles mas sem cometer excessos.

Quais os alimentos bons para o colesterol - Passo 3
4

Consumir uma porção moderada de frutos secos por dia é uma ótima forma de beneficiar a saúde do seu coração e favorecer a descida do colesterol no sangue. Os seus ácidos graxos poliinsaturados são os que lhes atribuem estas propriedades e, entre todos, destacam-se as nozes, ideias para prevenir doenças cardíacas e problemas que afetem as artérias. Pode tomar um pequeno punhado ao dia ou inclui-las nas suas saladas leves ou aos seus pratos de massa ou arroz.

Quais os alimentos bons para o colesterol - Passo 4
5

Se sofre de hipercolesterolemia ou excesso de colesterol, na sua dieta não devem faltar as vitaminas e os nutrientes que trazem algumas frutas e verduras. Ambos os grupos alimentares oferecem uma importante quantidade de antioxidantes e fibra excelente para reduzir o colesterol. Explicamos-lhe os alimentos mais eficientes:

Também se pode beneficiar das propriedades destes alimentos combinando-os entre si e elaborando com eles bons sucos para baixar o colesterol.

Quais os alimentos bons para o colesterol - Passo 5
6

Coma cereais integrais ou saudáveis como a aveia para aumentar o seu consumo de fibra solúvel, uma vez que estes favorecem a redução do colesterol alto e são muito mais saudáveis no geral. Ajudam a melhorar o trânsito intestinal e a diminuir a absorção de gordura e açúcar no sangue.

Quais os alimentos bons para o colesterol - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os alimentos bons para o colesterol, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
izabel cristina de oliveira
quais os alimentos que ajudam reduzir o colesterol ruim.
Quais os alimentos bons para o colesterol
1 de 7
Quais os alimentos bons para o colesterol

Voltar ao topo da página ↑