Quais os alimentos bons para o colesterol

Quais os alimentos bons para o colesterol

Um dos muitos benefícios de uma alimentação saudável e uma dieta correta é a melhoria dos seus níveis de colesterol ruim. O colesterol mau (LDL) é uma lipoproteína de baixa densidade que pode fazer com que as artérias se tapem acumulando a placa nas suas paredes, aumentando o risco de sofrer de doenças cardiovasculares. É fundamental no caso do colesterol alto, conferir a dieta diária e procurar consumir aqueles ingredientes que ajudem a baixá-lo e a mantê-lo controlado. Continue lendo este artigo de umComo e descubra quais os alimentos bons para o colesterol.

Passos a seguir:
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Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 são aliados perfeitos para reduzir os níveis elevados de colesterol mau no sangue. Entre outras coisas, ajudam a aumentar a vasodilatação arterial, protegem o organismo perante doenças cardiovasculares e também diminuem os triglicérides. Deve saber que o corpo não pode produzir estes ácidos graxos sozinhos, pelo que será fundamental que consuma alimentos ricos neles pelo menos duas ou três vezes por semana. Os peixes azuis como o atum, o salmão, o bacalhau, a truta ou a cavala são alimentos com uma grande dose destes nutrientes. Descubra muitas mais opções nos artigos Alimentos ricos em ômega 3 e Alimentos ricos em ômega 6.

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Pelo seu conteúdo em fibra solúvel, os legumes como as lentilhas, o grão de bico ou o feijão são boas alternativas para reduzir o colesterol mau. Isto porque favorecem o metabolismo do colesterol e reduzem, portanto, o risco de ficar acumulado nas paredes das artérias. Além disso, é importante que prepare estes alimentos de forma saudável sem os acompanhar de outros alimentos ricos em gorduras, que pelo contrário são prejudiciais para pacientes com colesterol alto.

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Entre os alimentos benéficos para baixar o colesterol, encontramos os óleos vegetais como o gérmen de trigo, o de sésamo e, por conseguinte o de oliva que se destaca entre todos os outros. Pois este último, o grande protagonista da dieta mediterrânea, é bastante rico em ácido oleico, fitosteróis e vitamina E, os quais são essenciais para proteger a saúde do coração e reduzir o colesterol ruim sem afetar a presença do colesterol bom no organismo. Estes óleos são ideais para adicionar às suas saladas ou verduras preparadas na prancha, adicione uma colher de chá deles mas sem cometer excessos.

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Consumir uma porção moderada de frutos secos por dia é uma ótima forma de beneficiar a saúde do seu coração e favorecer a descida do colesterol no sangue. Os seus ácidos graxos poliinsaturados são os que lhes atribuem estas propriedades e, entre todos, destacam-se as nozes, ideias para prevenir doenças cardíacas e problemas que afetem as artérias. Pode tomar um pequeno punhado ao dia ou inclui-las nas suas saladas leves ou aos seus pratos de massa ou arroz.

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Se sofre de hipercolesterolemia ou excesso de colesterol, na sua dieta não devem faltar as vitaminas e os nutrientes que trazem algumas frutas e verduras. Ambos os grupos alimentares oferecem uma importante quantidade de antioxidantes e fibra excelente para reduzir o colesterol. Explicamos-lhe os alimentos mais eficientes:

  • Frutas para baixar o colesterol: maçã, kiwi, cítricos (laranja, limão, toranja, tangerina), uvas, romã.
  • Verduras para baixar o colesterol: berinjela, alface, brócolis, couve de Bruxelas, couve-flor.

Também se pode beneficiar das propriedades destes alimentos combinando-os entre si e elaborando com eles bons sucos para baixar o colesterol.

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Coma cereais integrais ou saudáveis como a aveia para aumentar o seu consumo de fibra solúvel, uma vez que estes favorecem a redução do colesterol alto e são muito mais saudáveis no geral. Ajudam a melhorar o trânsito intestinal e a diminuir a absorção de gordura e açúcar no sangue.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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