Partilhar

Quais os alimentos bons para TPM

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os alimentos bons para TPM
Imagem: saglikla.net

Se você sofre da famosa Tensão Pré Menstrual, sabe o quão difícil pode ser ultrapassar esses dias sem choros, cólicas, dores no peito ou assassinato. Existem vários sintomas típicos da TPM que, apesar de serem bastante comuns, afetam em muito a vida das mulheres. Você pode até combater alguns deles com analgésicos ou chocolate, mas a melhoria saudável acontece quando você muda o seu cardápio. Alguns alimentos acalmam a TPM, enquanto que outros agravam em muito os sintomas. Continue lendo esse artigo umComo para aprender quais os alimentos bons para TPM e quais estão proibidos a partir de agora.

Também lhe pode interessar: Como reconhecer a TPM

Alimentos que deve consumir

Para evitar os desconfortos da fase que antecede a menstruação, você deve acrescentar alguns nutrientes ao seu cardápio. Veja como é fácil:

  • Aposte nas fibras. Alimentos com fibras dão força ao intestino (que pode ficar bem preso durante a TPM) e ajudam a diminuir as mudanças de humor pois aumentam a produção de serotonina. Cereais integrais, ameixa, mamão, banana nanica, verduras cruas, aveia e linhaça são alimentos muito ricos em fibras e indicados para o alívio do desconforto.
  • Procure alimentos com vitamina B6. Este nutriente atua no organismo liberando serotonina e contribuindo para combater a dor de cabeça e o mau-humor. Também melhora significativamente o acne, os enjoos e as tonturas características deste período.
  • Combata a retenção de líquido. As alterações hormonais podem provocar retenção de líquido e inchaço, dores nas articulações e dor de cabeça. Os alimentos diuréticos como abacaxi, figo, framboesa, abacate e espinafre contribuem para o alívio destes sintomas. Uma boa quantidade de água também ajuda a melhorar os inchaços.
  • Coma alimentos com vitamina E. A vitamina E está presente em alimentos como nozes, castanhas, cereais integrais, gema de ovo, azeite de oliva e óleos de soja e girassol. Este nutriente combate a cefaleia, as dores nas mamas e as cólicas menstruais.
  • Prepare refeições com Ômega 3. Esta substância anti-inflamatória contribui para uma redução das dores de cabeça e abdominais. Atum, salmão, óleo de peixe, sardinha e sementes de chia são fontes de Ômega 3.
  • Pode comer chocolate, sim! Mas tem de ser amargo. Isso vai ajudar na compulsão por doces, evitando que você abuse e coma demais.
Quais os alimentos bons para TPM - Alimentos que deve consumir

Alimentos que deve evitar

Assim como existem alimentos que deve ingerir, também existem aqueles que deve evitar. Siga os passos seguintes para saber o que não pode constar em sua dieta se deseja melhorar a sua condição em TPM:

  • Fuja do sódio. Presunto, salame, salsicha, salaminho, alimentos em conserva, salgadinhos industrializados e qualquer alimento com muito sal é proibido. O sódio provoca a reabsorção de água, causando inchaço.
  • Nada de cafeína. Bebidas alcoolizadas, guaraná, café, chá preto ou mate e qualquer bebida que contenha cafeína vai piorar sintomas como a retenção de líquidos e o desconforto abdominal. Prefira chás calmantes como a camomila, passiflora e melissa.
  • Evite açúcares e farinhas. A farinha, os pães e os açúcares não devem ser consumidos antes da menstruação. Estes alimentos provocam fadiga e desânimo, e disso você já tem de sobra em momentos de TPM.
Quais os alimentos bons para TPM - Alimentos que deve evitar
Imagem: youqueen.com

Outras práticas que podem ajudar

Alguns truques podem contribuir para o sucesso dessa dieta. Combine o regime com esses passos para melhores resultados:

  • Coma a cada três horas. Fazer isso vai ajudar a manter seu bom-humor durante a TPM.
  • Pratique esportes. A atividade física faz com que o seu corpo produza endorfinas e aumente a sensação de bem estar.
  • Organize suas obrigações. Uma boa organização do seu tempo pode evitar o estresse e outras situações indesejadas. Dê uma olhada nessas dicas sobre como gerenciar o tempo.

Se não tem certeza de que o seu sintoma é causado pela TPM, dê uma olhada nesse artigo que explica como reconhecer e busque na lista.

Quais os alimentos bons para TPM - Outras práticas que podem ajudar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os alimentos bons para TPM, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Caso os sintomas de sua TPM sejam muito fortes, contacte o seu ginecologista para uma melhor orientação.

Escrever comentário sobre Quais os alimentos bons para TPM

Quais os alimentos bons para TPM
Imagem: saglikla.net
Imagem: youqueen.com
1 de 4
Quais os alimentos bons para TPM

Voltar ao topo da página