Quais os alimentos que causam aftas

Quais os alimentos que causam aftas
Imagem: globoesporte.globo.com

Você não suporta aftas e gostaria de descobrir quais os alimentos que causam aftas, de forma a evitá-las? Neste artigo umComo.com.br podemos ajudá-lo! As aftas são definidas como pequenas feridas que surgem na língua ou paredes internas da boca devido a várias razões, sendo que uma delas se relaciona com a ingestão de determinados alimentos. Isso acontece porque esses alimentos, devido aos seus componentes, influenciam no aparecimento das aftas. Continue lendo este artigo e descubra quais são!

Passos a seguir:
1

Frutas ácidas. O abacaxi, os citrinos, os morangos e os kiwis são muitas vezes apontados como potenciadores de aftas devido aos seus ácidos. Se você alguma vez ficou com aftas depois de consumir um destes alimentos ou está sofrendo de aftas atualmente recomendamos que os evite.

Imagem: olhartop.com
2

Chocolate. Está comprovado que o chocolate, quando ingerido com moderação, apresenta vários benefícios para a saúde, no entanto ele também pode lhe causar aftas ou influenciar no surgimento destas. Se já teve esse tipo de experiência, tente evitar o consumo de chocolate em quantidade.

Imagem: honolulumagazine.com
3

Refrigerantes e café. Acredita-se que os refrigerantes tais como coca-cola e café possam influenciar no aparecimento de aftas, por serem bebidas agressivas para o metabolismo. Relembramos que o consumo de refrigerantes e café deve ser moderado, sobretudo se você sofre de aftas.

Imagem: tomanikpizzas.com.br
4

Comidas condimentadas. Comidas muito quentes e condimentadas também são suspeitas de causar aftas em algumas pessoas, sobretudo se estas forem alérgicas a algum tipo de condimento ou especiaria especificamente.

Imagem: tipsdenutricion.com
5

Outros. Não existe consenso científico quando aos alimentos causadores de aftas, pois o que causa aftas a uma pessoa nem sempre causa a outra. Desta forma, para que descubra quais os alimentos que lhe originam aftas, recomendamos que esteja atento e anote o que ingeriu horas anteriores do surgimento das aftas, de forma a descobrir os culpados.

Leia também: Coceira no céu da boca, o que pode ser?

Imagem: minhavida.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os alimentos que causam aftas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Aftas por vezes são sintomas de doenças, tais como anemia, ou sistema imunológico debilitado.
  • Se você sofrer de aftas com muita frequência ou durante ou longo período de tempo, aconselhamos que consulte um médico.