Partilhar
Partilhar em:

Quais os alimentos que não engordam

Quais os alimentos que não engordam

Se está pensando em começar a fazer regime, com certeza anda se perguntando quais os alimentos que não engordam ou que engordam menos. É uma dúvida que costuma aparecer sempre em nossas mentes quando queremos mudar nossos hábitos alimentares e optar por uma vida mais saudável e pobre em gorduras.

Existem muitos mitos sobre a alimentação onde alguns alimentos são considerados proibidos e outros aceitáveis, no entanto, neste artigo de umComo esclarecemos todas as suas dúvidas explicando-lhe quais os alimentos que não engordam e que poderá consumir tranquilamente durante seu regime.

Alimentos que não engordam: as frutas

Antes de mais nada queremos esclarecer uma questão: todos os alimentos contêm calorias, ferramenta essencial que nosso corpo precisa para poder ter energia e funcionar no nosso dia a dia. Por isso, de uma forma estrita, todos os alimentos engordam, no entanto alguns quase não engordam e suas calorias são destinadas ao consumo energético e não ao seu armazenamento, como no caso das gorduras saturadas. Estes são, na verdade, os considerados alimentos que não engordam, mas é uma forma de falar, porque como já dissemos, todos os alimentos estão formados por calorias.

As frutas são alimentos que servem para saciar a necessidade de doce do nosso corpo oferecendo poucas calorias e grandes quantidades de água que aumentam a depuração do organismo e a eliminação de toxinas. Mas nem todas as frutas são adequadas para a nossa dieta, por isso, a seguir detalhamos quais são as frutas que não engordam:

  • Melancia: a cada 100 gramas de melancia que você ingerir, só estará consumindo 15 kcal, portanto, esta fruta é uma das mais aconselhadas para perder peso. Está formada principalmente de água, por isso é um ingrediente perfeito para se refrescar no verão e ideal para eliminar líquidos.
  • Toranja: a maioria das dietas incluem a toranja ou suco de toranja para conseguir desintoxicar o organismo. Esta fruta também engorda muito pouco (apenas 26 kcal por cada 100 gramas) e contém grandes nutrientes como fibra, cálcio, vitamina C, magnésio e potássio.
  • Morango: também é uma das frutas que menos engorda pois a cada 100 gramas de morango você só ingere 27 kcal.
  • Pêssego: E, por último, o pêssego também é um dos alimentos que quase não engorda pois por cada 100 gramas você consome 30 kcal. Trata-se de uma fruta feita de muita água e, portanto, é perfeita para ajudar a eliminar líquidos. Além disso tem uma grande quantidade de fibra e você se sentirá saciado depois de comer.

Neste artigo de umComo damos mais informações sobre as frutas que menos engordam.

Verduras e legumes

As verduras e legumes também são alimentos que não engordam, além de serem ingredientes muito nutritivos com minerais e vitaminas muito boas para o nosso organismo. Isto é assim porque seu valor calórico e de gorduras é muito baixo, sendo opções realmente boas para emagrecer sem passar fome. Além disso, têm um alto poder saciante pois estão formadas de fibra e energia que ajudarão você a manter uma vida saudável e leve.

Entre os vegetais que menos engordam devemos destacar os seguintes:

  • Brócolis: por cada xícara que consumir desta verdura você estará ingerindo apenas 30 kcal. Além disso, seu alto conteúdo em fibra faz a pessoa se sentir satisfeita e acalma a fome durante uma dieta.
  • Alcachofra: este vegetal é formado de água, basicamente, por isso é ideal para ajudar a eliminar toxinas e a depurar o nosso organismo. Além disso, também é formado de fibra e possui um grande efeito saciante.
  • Aspargos: trata-se, também, de um dos alimentos que quase não engordam, pois é um potente diurético com grandes vitaminas essenciais para o nosso organismo sem que perceba as calorias.
  • Aipo: também tem pouquíssimas calorias e é um bom diurético. Possui, ainda, ótimos antioxidantes favorecendo a manutenção do nosso organismo.
  • Espinafre e acelgas: seu alto conteúdo em fibra e seu baixo teor calórico fazem destes opções perfeitas para perder peso sem deixar de comer pratos deliciosos.

Carnes

Dentro do grupo alimentar das carnes, vale destacar que as carnes que menos engordam são as carnes magras. São alimentos que contêm poucos carboidratos e se convertem em uma fonte básica de proteína pura.

Para saber se uma carne é magra você só precisa conhecer sua quantidade de gordura; por norma geral, este tipo de carnes contêm, por cada 100 gramas, uma quantidade inferior a 10% de gordura.

Dentro deste tipo de carne leve, vale destacar as seguintes que são as que menos calorias contêm:

  • Frango sem pele: as partes com menos gordura são o peito e as coxas e, portanto, são as ideais para perder peso. É importante que sejam peças de frango sem pele porque esta área está cheia de hormônios e gorduras que seu corpo não precisa.
  • Peru: é mais uma das carnes com pouco conteúdo de gorduras e colesterol. Assim como acontece com o frango, as partes do peru que menos calorias têm são o peito e as coxas.
  • Coelho: este ingrediente está repleto de fibra e tem muito pouco conteúdo em gordura, portanto, trata-se de uma das carnes com menos gordura e mais adequada para a sua dieta hipocalórica.

Peixes

O peixe também é uma boa alternativa para desfrutar de uma dieta pobre em calorias e saudável; no entanto, nem todos os peixes são bons para isso. Os peixes brancos são os peixes que menos engordam já que mal têm carboidratos ou gordura; no entanto, têm uma grande capacidade para saciar o apetite. Como regra geral, os peixes brancos só possuem um 3% de gordura por cada 100 gramas, sendo um ingrediente perfeito para perder peso.

  • Merluza: é um alimento que contém grandes quantidades de vitamina B e muito poucas calorias sendo ideal para a sua dieta sem se preocupar em engordar.
  • Bacalhau: em nossa lista de alimentos que não engordam não podia faltar o bacalhau, que contém grandes quantidades de vitaminas e Ômega 3, sendo portanto um alimento perfeito para a saúde do coração e do organismo.
  • Garoupa: é um peixe com um grande valor de vitamina B e E sem ter quase calorias; por este motivo, é perfeito para incluir no seu cardápio saudável. além disso, trata-se de um alimento com poucas espinhas e que pode ser cozinhado facilmente.
  • Linguado: é uma alternativa muito saudável pois tem uma grande quantidade de vitamina B sem que ter quase calorias. A opção mais saudável é cozinhar ao vapor ou assar no forno, desta forma é possível reduzir ao máximo as calorias consumidas.

Além dos peixes brancos, outro alimento que engorda pouco são os frutos do mar ou os crustáceos. São alternativas muito saudáveis que não contêm quase gordura e seu valor de carboidratos é ínfimo. O problema com os mariscos é que, ao serem alimentos com muita água, o efeito saciante é quase inexistente e terá que comer muita quantidade para se sentir satisfeito.

Cardápio pobre em calorias

Agora você já conhece quais são os melhores alimentos para uma dieta pois estes que detalhamos têm muitos nutrientes, um grande poder saciante poucas calorias, portanto, são perfeitos para incluir em sua alimentação.

No entanto, é importante lembrar que, na hora de organizar um cardápio saudável, é preciso considerar alguns aspectos importantes como os seguintes:

  • Para conseguir acelerar o metabolismo é importante fazer 5 refeições por dia.
  • Quando for beliscar alguma coisa, recomendamos que ingira frutas ou iogurtes desnatados para conseguir se sentir saciado sem ingerir calorias.
  • Se for tomar carboidratos prefira os elaborados à base de farinha integral, desta forma estará aumentando seu consumo de fibra e reduzindo o açúcar. A melhor hora para comer este tipo de alimentos são as primeiras horas do dia, a partir da tarde não é recomendável adicionar hidratos à dieta.
  • Prefira jantares leves que estejam formados, principalmente, de verduras e/ou proteínas. Durante as últimas horas do dia NÃO é aconselhável comer frutas pois têm muito açúcar e, se não as queimar, virarão gordura.

Neste artigo de umComo damos mais dicas sobre como montar um cardápio saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais os alimentos que não engordam, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Quais os alimentos que não engordam

O que lhe pareceu o artigo?

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Quais os alimentos que não engordam
1 de 6
Quais os alimentos que não engordam