Partilhar

Quais os alimentos que são bons para o coração

Seguir uma alimentação adequada e fazer exercício é fundamental para manter um coração saudável, mas além disso convém adicionar à nossa dieta certos ingredientes que, devido às suas propriedades, oferecem uma proteção extra para este importante órgão. Quer saber quais são? Em umComo.com.br explicamos a você quais os alimentos que são bons para o coração e quais são as contribuições para sua saúde.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas do sopro no coração

Peixes ricos em Ômega 3

No topo da lista, os peixes ricos em Ômega 3 ou peixes azuis, são ideais para proteger seu coração devido ao seu teor de ácidos graxos essenciais. O salmão, o atum, as sardinhas, as anchovas ou o bacalhau são excelentes alternativas que pode incorporar à sua dieta duas vezes por semana. Estes alimentos não protegerão apenas seu coração, mas também ajudarão você a manter uma pele e cabelo saudáveis.

Quais os alimentos que são bons para o coração - Peixes ricos em Ômega 3

Frutos vermelhos

Os frutos vermelhos não são apenas deliciosos, contribuindo com uma boa dose de vitamina C, mas também são os bons alimentos para o coração, que maiores benefícios oferecem para este órgão. Os morangos, os mirtilos, as amoras ou as framboesas são ricas em antioxidantes, que garantem a saúde celular e diminuem o risco de sofrer de cardiopatias; contêm folatos que reduzem a probabilidade de infartos, além de contribuir com magnésio e potássio, dois minerais que ajudam a controlar a pressão arterial.

Quais os alimentos que são bons para o coração - Frutos vermelhos

Azeite de oliva

Rei indiscutível da dieta mediterrânea, o azeite de oliva incorpora gordura monoinsaturada à nossa dieta, o que ajuda a diminuir o risco de sofrer doenças coronárias e arteriosclerose. Seu conteúdo de polifenóis ajuda a reduzir o colesterol ruim e a proteger os vasos sanguíneos para garantir sua saúde.

Quais os alimentos que são bons para o coração - Azeite de oliva

Aveia

Além de ser uma das melhores opções para acrescentar fibra à nossa dieta, a aveia é um dos bons alimentos para o coração precisamente por ser um cereal rico em fibra. Este componente ajuda a diminuir a absorção de gordura em nosso corpo, facilitando sua eliminação através das evacuações. Por isso a aveia é um dos melhores remédios caseiros para reduzir o colesterol e garantir o bem-estar cardíaco.

Quais os alimentos que são bons para o coração - Aveia

Frutos secos

Amêndoas, nozes, avelãs, amendoim ou macadâmias: todos estes frutos secos têm algo em comum: um excelente teor de ácidos graxos essenciais, ideais para um coração saudável e forte. Consumir diariamente um punhado de qualquer uma destas alternativas, sempre em sua versão natural, sem sal ou açúcar acrescentado, ajudará você a manter um coração saudável, uma pele bonita e um trânsito intestinal eficaz.

Quais os alimentos que são bons para o coração - Frutos secos

Alimentos ricos em fibra

Assim como a aveia, todos os alimentos ricos em fibra oferecem uma excelente melhora para a saúde de seu coração, reduzindo a absorção de gordura em nosso corpo, o que ajuda a manter o colesterol em um bom nível e a evitar o acúmulo de gordura nas artérias, um dos principais causadores de infartos. Por isso recomendamos a você somar à sua dieta estes alimentos bons para o coração:

  • Cereais integrais.
  • Vegetais de folha verde como os brócolis, a espinafre ou a acelga.
  • Legumes como as lentilhas, feijão ou soja, sempre em preparações leves e saudáveis.
  • Fruta fresca de preferência com casca quando possível.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os alimentos que são bons para o coração, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais os alimentos que são bons para o coração

1 comentário
ivone
peixe é carne-colesterol e acidez nociva, aveia tem glúten (inflamatório) troque por dieta alcalina-limpa-oxigenada-nutritiva : frutas,legumes,cereais sem glúten , a maioria crus....
UBIRATAN ROSA PASSOS
A AVEIA,NORMALMENTE,NÃO CONTÉM GLÚTEN, A A NÃO SER A MAIORIA DAS QUE SE COMPRAM EM SUPERMERCADOS, QUE VÊM CONTAMINADAS COM TRIGO DURANTE O PROCESSAMENTO. A MELHOR FORMA DE AVEIA PARA SER CONSUMIDA É O FARELO DE AVEIA SEM GLÚTEN, QUE PODE SER ENCONTRADA EM ALGUNS SUPERMERCADOS E EM LOJAS DE PRODUTOS NATURAIS.

1 de 6

Voltar ao topo da página