Quais os benefícios da alface para a saúde

Quais os benefícios da alface para a saúde

A alface é uma das folhas verdes mais consumidas em todo o mundo. Pode ser encontrada em diferentes variedades, como alface americana, alface lisa,alface crespa, alface romana, alface mimosa e alface roxa. Este alimento apresenta vários benefícios para a saúde, sendo o complemento ideal para qualquer preparado, salada, sanduíche ou sopa. A alface pode ser ingerida de diferentes formas, sendo as mais populares ao natural, grelhada, frita ou cozida ao vapor. Os nutrientes variam de acordo com o tipo de alface, mas a maioria possui boas quantidades de vitamina C, cálcio, ferro, potássio, betacaroteno e folato. Se gostaria de saber quais os benefícios da alface para a saúde, continue lendo esse artigo do umComo e inclua já o alimento no seu cardápio.

Passos a seguir:
1

Digestão

Um dos principais benefícios da alface para a saúde é o seu poder digestivo. Como é rica em fibras solúveis como a pectina, a alface forma um gel que, ao entrar em contacto com o bolo alimentar, permite que a glicose seja liberada de forma mais lenta. Isso previne que a glicemia no sangue dispare, sendo útil para aumentar a sensação de saciedade. Além disso, o alto teor de fibras promove uma limpeza do trato intestinal, combatendo a prisão de ventre e indigestão.

A riqueza de vitamina C na alface permite ainda que o corpo seja desintoxicado, eliminando toxinas mais facilmente.

2

Perda de peso

A alface é um dos alimentos mais saudáveis para perder peso de forma eficaz. Apesar de serem ricas em nutrientes, as folhas de alface são pobres em calorias. Cada 100 gramas de alface possuem apenas 15 calorias. Como possuem um alto teor de fibras solúveis, o consumo de folhas de alface permite que você se sinta saciado por mais tempo, controlando assim o apetite. A fibra alimentar promove ainda a remoção de sais biliares, o que permite que exista uma redução no colesterol ruim do organismo.

3

Ossos

A alface é rica em vitamina K, um nutriente que promove a produção de osteocalcina, uma proteína essencial para o tecido ósseo. Sendo também rica em fósforo e cálcio, o consumo de alface aumenta a força e densidade dos ossos. Pacientes com osteoporose podem beneficiar muito do consumo da alface, reduzindo os seus sintomas.

4

Pele

A alface possui um alto nível de antioxidantes como betacaroteno. Em conjunto com a vitamina C, o consumo de alface garante uma pele radiante, macia e protegida dos radicais livres. Assim, é um bom alimento para prevenir o aparecimento de rugas, pigmentação e envelhecimento precoce.

A vitamina C promove ainda a formação do colágeno, substância que faz a pele parecer mais jovem. Para garantir o brilho da pele, o potássio presente na alface melhora a circulação sanguínea.

5

Diabetes

A alface possui um índice glicêmico muito baixo que faz do alimento uma boa opção para diabéticos. Especialistas afirmam que as folhas de alface aumentam a produção de insulina, monitorando assim os níveis de glicose.

6

Calmante

A alface possui propriedades calmantes, sendo usada para tratamentos de distúrbios como a insônia. A hortaliça promove um sono reparador e previne acessos de histeria. Para promover a qualidade do seu sono, coma alface à noite. Para beneficiar ainda mais das suas propriedades relaxantes, prepare um suco de alface com um pouco de mel.

7

Olhos

O betacaroteno presente na alface tem uma ação benéfica para os olhos. O antioxidante melhora a saúde da retina e previne a degeneração macular provocada pelo avanço da idade. O ômega 3 presente na hortaliça também ajuda a melhorar a saúde dos seus olhos.

8

Anemia

Por ser um alimento que inclui um alto nível de ferro, a alface promove o aumento dos níveis de hemoglobina presentes nos glóbulos vermelhos. Dessa forma, a alface é ideal para prevenir e tratar casos de anemia ou deficiência de ferro.

9

Gravidez

As altas concentrações de folatos e vitamina C auxiliam a síntese do DNA. Assim, a alface é um alimento fundamental para o início do período gestacional, prevenindo defeitos no útero e no tubo neural.

10

Recomendações

  • A alface possui ácido oxálico, uma substância que provoca a formação de pedras nos rins. Quando ingerir alface, procure acompanhá-la de pepino, um alimento diurético.
  • Para beneficiar das vitaminas do complexo B presentes na alface, procure incluí-la no cardápio 3 vezes por semana.
  • Prefira alface orgânica. A hortaliça comum cresce sob a ação de pesticidas prejudiciais à saúde.
  • Para eliminar ovos de parasitas presentes nas folhas de alface, mergulhe-as em uma solução de água com vinagre 20 minutos antes da preparação.
11

Agora que já sabe quais os benefícios da alface para a saúde, confira esses artigos sobre outros alimentos imprescindíveis para uma dieta saudável:

  • Benefícios da couve de folhas
  • Benefícios de comer pepino

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da alface para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.