Partilhar

Quais os benefícios da anchova para a saúde

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017

A anchova é um peixe de pequenas dimensões que oferece vários benefícios ao nosso organismo. É um típico peixe de água temperada cujo tamanho varia entre os 2 e os 30 cm e pode ser encontrado na região da Europa e Mar Mediterrâneo. Por serem tão pequenas, as anchovas não absorvem toxinas ambientais e mercúrio, como acontece com muitas outras espécies marinhas. A anchova é, então, muito usada em dietas saudáveis e de perda de peso pela sua riqueza em nutrientes e pela ausência de substância nocivas. O seu gosto é forte e memorável e, por isso, nem todo o mundo é fã. Continue lendo esse artigo do umComo para descobrir quais os benefícios da anchova para a saúde.

Também lhe pode interessar: Benefícios da tâmara para a saúde
Passos a seguir:
1

Ômega 3

Um dos benefícios das anchovas para a saúde é, sem dúvida, o seu alto teor de Ômega 3. Esse tipo de gordura é benéfico para o organismo, contribuindo para a prevenção de doenças cardíacas, da formação de trombos e coágulos sanguíneos e para a redução dos níveis de colesterol ruim.

Dica: Acesse esse artigo para conhecer outros alimentos ricos em ômega 3.

2

Vitaminas

Os altos níveis de vitaminas solúveis em gordura, como a vitamina D e a vitamina A, fazem da anchova um alimento que promove a saúde ocular, aumenta a resistência a infeções, promove a absorção de cálcio, contribui para uma produção equilibrada de hormônios sexuais e de enzimas hepáticas.

Quais os benefícios da anchova para a saúde - Passo 2
3

Coração

A anchova possui ômega 3, essencial para manter a saúde cardiovascular, mas também é rica em cálcio e magnésio, dois nutrientes que promovem o bom funcionamento do coração. Enquanto o cálcio estimula os vasos sanguíneos e os músculos, o magnésio atua beneficamente no seu relaxamento. Dessa forma, dois elementos regulam a pressão arterial e a frequência cardíaca.

A presença de vitamina B3 na anchova reduz o colesterol ruim, diminuindo as probabilidades de sofrer de um ataque cardíaco.

4

Pele jovem

A anchova tem uma ação rejuvenescedora da pele, uma vez que possui um alto teor de ácidos graxos, vitamina A, vitamina E e selênio. A combinação desses nutrientes previne a formação de manchas na pele e diminui o aparecimento de rugas.

5

Massa muscular

O pequeno peixe é um alimento muito querido para os culturistas, uma vez que promove o desenvolvimento de massa muscular. Por esse motivo, os atletas e os praticantes de atividades físicas sempre incluem anchovas no seu cardápio.

Dica: Se esse é o seu objetivo, confira esses truques para aumentar a massa muscular.

6

Anemia

Por ser rica em ferro, o consumo de anchovas previne a anemia. 20 gramas de anchovas contêm cerca de 12% da dose diária recomendada de ferro para homens e 5% para mulheres. Assim, o consumo regular de anchova previne deficiências de ferro.

Dica: Para saber como prevenir a anemia de outras formas, consulte essas dicas.

7

Dentes e ossos

Para manter os dentes e ossos fortes, inclua anchovas na sua alimentação. O peixe é rico em vitamina D, sendo um bom aliado na hora de regular os níveis de cálcio no sangue, promovendo a absorção do mineral nos dentes e nos ossos. A presença de vitamina A, fósforo e magnésio nesse alimento também promove a saúde dos seus ossos.

8

Imunidade

A presença de vitamina A nas anchovas fazem desse alimento um dos melhores aliados para aumentar a imunidade. Dessa forma, a anchova ajuda a combater o risco de ganhar infeções, resfriados e gripes.

Dica: Acesse esse artigo para saber como aumentar a imunidade.

9

Magnésio

O magnésio contribui para promover o bom funcionamento do trato gastrointestinal através da sua ação laxativa. O mineral também contribui para o bom funcionamento dos músculos e dos nervos, sendo essencial para quem pratica esportes ou possui transtornos de humor.

Dica: Descubra mais alimentos ricos em magnésio nesse artigo.

10

Tireoide

A presença de iodo no pequeno peixe contribui para a saúde da glândula tireoide, regulando funções metabólicas, aumentando o desenvolvimento do cérebro e contribuindo para um bom crescimento fetal.

11

Gestantes

As mulheres grávidas necessitam de uma dieta rica em ácido fólico. As anchovas possuem um alto teor do nutriente, sendo ideal para mulheres grávidas. Além disso, a ausência de substâncias nocivas como o mercúrio no peixe tornam a anchova um alimento essencial para o período gestacional.

Dica: Para conhecer outros alimentos ricos em ácido fólico, confira essa lista.

12

Perda de peso

Por ser rica em proteína magra e pobre em calorias, a anchova pode ser útil na perda de peso e emagrecimento.

Dica: Acesse esse artigo para conhecer outros alimentos que ajudam a emagrecer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da anchova para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios da anchova para a saúde

1 de 7

Voltar ao topo da página