Partilhar

Quais os benefícios da anchova para a saúde

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios da anchova para a saúde

A anchova é um peixe de pequenas dimensões que oferece vários benefícios ao nosso organismo. É um típico peixe de água temperada cujo tamanho varia entre os 2 e os 30 cm e pode ser encontrado na região da Europa e Mar Mediterrâneo. Por serem tão pequenas, as anchovas não absorvem toxinas ambientais e mercúrio, como acontece com muitas outras espécies marinhas. A anchova é, então, muito usada em dietas saudáveis e de perda de peso pela sua riqueza em nutrientes e pela ausência de substância nocivas. O seu gosto é forte e memorável e, por isso, nem todo o mundo é fã. Continue lendo esse artigo do umComo para descobrir quais os benefícios da anchova para a saúde.

Também lhe pode interessar: Benefícios da tâmara para a saúde
Passos a seguir:
1

Ômega 3

Um dos benefícios das anchovas para a saúde é, sem dúvida, o seu alto teor de Ômega 3. Esse tipo de gordura é benéfico para o organismo, contribuindo para a prevenção de doenças cardíacas, da formação de trombos e coágulos sanguíneos e para a redução dos níveis de colesterol ruim.

Dica: Acesse esse artigo para conhecer outros alimentos ricos em ômega 3.

2

Vitaminas

Os altos níveis de vitaminas solúveis em gordura, como a vitamina D e a vitamina A, fazem da anchova um alimento que promove a saúde ocular, aumenta a resistência a infeções, promove a absorção de cálcio, contribui para uma produção equilibrada de hormônios sexuais e de enzimas hepáticas.

Quais os benefícios da anchova para a saúde - Passo 2
3

Coração

A anchova possui ômega 3, essencial para manter a saúde cardiovascular, mas também é rica em cálcio e magnésio, dois nutrientes que promovem o bom funcionamento do coração. Enquanto o cálcio estimula os vasos sanguíneos e os músculos, o magnésio atua beneficamente no seu relaxamento. Dessa forma, dois elementos regulam a pressão arterial e a frequência cardíaca.

A presença de vitamina B3 na anchova reduz o colesterol ruim, diminuindo as probabilidades de sofrer de um ataque cardíaco.

4

Pele jovem

A anchova tem uma ação rejuvenescedora da pele, uma vez que possui um alto teor de ácidos graxos, vitamina A, vitamina E e selênio. A combinação desses nutrientes previne a formação de manchas na pele e diminui o aparecimento de rugas.

Quais os benefícios da anchova para a saúde - Passo 4
5

Massa muscular

O pequeno peixe é um alimento muito querido para os culturistas, uma vez que promove o desenvolvimento de massa muscular. Por esse motivo, os atletas e os praticantes de atividades físicas sempre incluem anchovas no seu cardápio.

Dica: Se esse é o seu objetivo, confira esses truques para aumentar a massa muscular.

6

Anemia

Por ser rica em ferro, o consumo de anchovas previne a anemia. 20 gramas de anchovas contêm cerca de 12% da dose diária recomendada de ferro para homens e 5% para mulheres. Assim, o consumo regular de anchova previne deficiências de ferro.

Dica: Para saber como prevenir a anemia de outras formas, consulte essas dicas.

Quais os benefícios da anchova para a saúde - Passo 6
7

Dentes e ossos

Para manter os dentes e ossos fortes, inclua anchovas na sua alimentação. O peixe é rico em vitamina D, sendo um bom aliado na hora de regular os níveis de cálcio no sangue, promovendo a absorção do mineral nos dentes e nos ossos. A presença de vitamina A, fósforo e magnésio nesse alimento também promove a saúde dos seus ossos.

8

Imunidade

A presença de vitamina A nas anchovas fazem desse alimento um dos melhores aliados para aumentar a imunidade. Dessa forma, a anchova ajuda a combater o risco de ganhar infeções, resfriados e gripes.

Dica: Acesse esse artigo para saber como aumentar a imunidade.

Quais os benefícios da anchova para a saúde - Passo 8
9

Magnésio

O magnésio contribui para promover o bom funcionamento do trato gastrointestinal através da sua ação laxativa. O mineral também contribui para o bom funcionamento dos músculos e dos nervos, sendo essencial para quem pratica esportes ou possui transtornos de humor.

Dica: Descubra mais alimentos ricos em magnésio nesse artigo.

10

Tireoide

A presença de iodo no pequeno peixe contribui para a saúde da glândula tireoide, regulando funções metabólicas, aumentando o desenvolvimento do cérebro e contribuindo para um bom crescimento fetal.

Quais os benefícios da anchova para a saúde - Passo 10
11

Gestantes

As mulheres grávidas necessitam de uma dieta rica em ácido fólico. As anchovas possuem um alto teor do nutriente, sendo ideal para mulheres grávidas. Além disso, a ausência de substâncias nocivas como o mercúrio no peixe tornam a anchova um alimento essencial para o período gestacional.

Dica: Para conhecer outros alimentos ricos em ácido fólico, confira essa lista.

12

Perda de peso

Por ser rica em proteína magra e pobre em calorias, a anchova pode ser útil na perda de peso e emagrecimento.

Dica: Acesse esse artigo para conhecer outros alimentos que ajudam a emagrecer.

Quais os benefícios da anchova para a saúde - Passo 12

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da anchova para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios da anchova para a saúde

O que lhe pareceu o artigo?

Quais os benefícios da anchova para a saúde
1 de 7
Quais os benefícios da anchova para a saúde

Voltar ao topo da página