Quais os benefícios da batata yacon para a saúde

Quais os benefícios da batata yacon para a saúde

A batata yacon é natural da Cordilheira dos Andes, no entanto tem vindo a ser explorada a sua plantação no interior de São Paulo. O seu consumo é feito há milhares de anos desde a altura dos Incas, e consequentemente por quase toda a América Latina. A batata yacon, ou Yacon é conhecida igualmente pela batata do diabético devido às suas características. Ao contrário das outras batatas que são cozinhadas (cozidas, fritas, assadas), a Yacon é consumida crua, tal e qual uma fruta. Neste artigo do umComo vamos perceber melhor quais os benefícios da batata yacon para a saúde.

O frutooligossacárico

A batata yacon como já disse é a batata do diabético, e existe uma razão bem simples para isso. Se chama frutooligossacárico, é um carboidrato presente no yacon, que é absorvido pelo nosso sistema muito lentamente, obtemos energia dele, mas o nosso pâncreas evita injetar doses elevadas de insulina de uma vez só preferindo doses pequenas para absorver esse carboidrato, dessa forma é possível manter os níveis de glicêmia baixos. Para quem faz musculação é um alimento muito benéfico assim como a batata doce.

Menos Calorias

Um outro benefício é que a batata yacon tem apenas 30 calorias por cada 100 gramas. Em comparação com a batata inglesa são 22 calorias a menos (52 calorias por 100 gr).

Fonte de Potássio

É rica em potássio, excelente nutriente para quem pratica exercício físico, pois evita as dores de fadiga muscular, além de ajudar na construção do músculo. Um outro aspeto importante do potássio é a sua função de controlar a pressão arterial.

Regulação da flora intestinal

O yacon regula o intestino e consequentemente a imunidade do organismo. Além do carboidrato que falamos, ele possui outro chamado de inulina, que é um excelente alimento para as bactérias benéficas presentes no nosso intestino, estimulando a sua produção o que ajuda contra a prisão de ventre e outros problemas.

Abaixa o colesterol elevado

Outro benefício da batata yacon é controlar o colesterol. O processo é simples, o colesterol é produzido no nosso fígado, ele vai auxiliar o organismo a digerir as gorduras, depois do trabalho feito ele volta de novo para o fígado a fim de ser reabsorvido, o problema é que quando os nossos intestinos não estão funcionando corretamente, o colesterol acaba por acumular na corrente sanguínea. Ora se a batata yacon promove a flora intestinal, de forma indireta está promovendo o controle do colesterol e a sua absorção por parte do fígado.

Saciedade e o controle da fome

Por conter muitas fibras e ser de consumo lento em termos de glicose, a batata yacon ajuda a controlar o apetite, o seu consumo seja no lanche ou a meio da manhã evita que tenhamos aquela vontade enorme de comer, regulando o apetite e consequentemente conseguimos "fugir" dos açúcares e das calorias dos alimentos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da batata yacon para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.