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Quais os benefícios da castanha-do-pará

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios da castanha-do-pará
Imagem: heb.com

A castanha-do-pará (também conhecida por castanha do Brasil) é uma semente da família das oleaginosas, assim como as nozes e as amêndoas. É um fruto seco rico em gorduras boas, fitoquímicos e minerais com elevado valor nutritivo. É uma excelente opção para pequenos lanches entre refeições ou para usar em receitas de saladas, bolos e doces. Esta semente apresenta uma casca fina e marrom e uma polpa branca muito gostosa. Por ser um alimento de alto valor calórico, as porções devem ser controladas. Para encontrar este alimento, procure em supermercados, mercados, hortifrútis e lojas de produtos naturais. Se deseja saber quais os benefícios da castanha-do-pará, continue lendo este artigo do umComo.

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Passos a seguir:
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Ação antioxidante

Um dos principais benefícios da castanha-do-pará é o seu poder antioxidante. Como contem selênio, compostos fenólicos e flavonoides, vitamina E e esqualeno, este alimento beneficia o coração, o cérebro, o sistema imunológico e ainda previne o câncer e o envelhecimento precoce.

Quais os benefícios da castanha-do-pará - Passo 1
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Fortalece o sistema imunológico

A alta concentração de ômega-9 na castanha do Brasil, assim como a presença de antioxidantes diversos, fortalece o sistema imunológico e protege o organismo de doenças e infeções.

Dica: Acesse esse artigo e conheça outros alimentos para aumentar as defesas.

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Previne o câncer

A oxidação do DNA das células do nosso corpo aumenta o risco de câncer. Por esse motivo, a ação antioxidante desta oleaginosa contribui para a prevenção do câncer.

Quais os benefícios da castanha-do-pará - Passo 3
Imagem: hexapolis.com
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Aliada da tireoide

A tireoide funciona perfeitamente na presença de determinados minerais como o selênio, o iodo e o zinco. O hipertireoidismo inicial pode, muitas vezes, ser tratado com o nível ideal destas substâncias. A castanha do pará contem bons níveis de selênio, sendo uma boa aliada da tireoide.

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Protege o cérebro

As gorduras boas encontradas na castanha-do-pará contribuem para melhorar a memória e o raciocínio. A sua ação antioxidante combate a oxidação excessiva dos neurônios, prevenindo doenças como Alzheimer e Parkinson e derrames cerebrais.

Quais os benefícios da castanha-do-pará - Passo 5
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Defende o coração

A riqueza em gorduras insaturadas e a potente ação antioxidante fazem da castanha do Brasil um superalimento para o coração, pois reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam os níveis de colesterol bom (HDL).

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Promove a saúde óssea

Por ser uma fonte de cálcio e magnésio, a castanha-do-Pará contribui para a saúde óssea, prevenindo a osteopenia e osteoporose.

Imagem: Conheça outros alimentos para fortalecer os ossos, entrando neste artigo.

Quais os benefícios da castanha-do-pará - Passo 7
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Perda de peso

Por ser rica em fibras e contribuir para o bom funcionamento do intestino, a castanha-do-pará pode ainda ser uma aliada na perda de gordurinhas indesejadas. Este alimento aumenta a sensação de saciedade, mas deve ser consumido com moderação: cada unidade contem cerca de 28 calorias.

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Sintomas de TPM

Este alimento é um bom aliado no combate aos sintomas da Tensão Pré Menstrual. A concentração de magnésio favorece o desaparecimento dos sintomas incômodos. Procure consumir a castanha do Brasil nos dias que precedem e durante a menstruação.

Dica: Visite esta página para saber quais os alimentos bons para a TPM.

Quais os benefícios da castanha-do-pará - Passo 9
Imagem: lifecrust.com
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Agora que conhece os benefícios da castanha-do-pará, não se esqueça de incluir este delicioso alimento na sua dieta para melhorar a sua saúde e defender o seu organismo!

Quais os benefícios da castanha-do-pará - Passo 10
Imagem: flipboard.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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Conselhos
  • Prefira comer a castanha-do-pará ao natural, sem adição de sal para evitar excesso de sódio.
  • Não se recomenda a ingestão de mais de 6 castanhas-do-pará por dia.
  • A castanha do pará também pode ser encontrada em óleo, sendo usada apenas para temperar e não para fazer frituras.

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