Partilhar

Quais os benefícios da chicória para a saúde

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017

Todos os vegetais possuem nutrientes que são essenciais para o organismo, por isso é importante garantir a sua variedade na mesa, a fim de suprir todas as necessidades do corpo. Para saber quais os benefícios da chicória para a saúde e estimular o seu consumo, inclusive, de quem aprecia o seu sabor amargo, confira as informações que o umComo.com.br reuniu a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da tanchagem
Passos a seguir:
1

Embora o mais comum no Brasil seja usar a chicória em saladas, existem países onde o seu uso é medicinal também. Isso porque se trata de uma planta muito nutritiva, sendo que se destacam as quantidades de potássio, ferro, magnésio e cálcio que possui. A chicória também é rica em vitaminas C, A e B6 e é fonte de fibras, proteínas e carboidratos. Ou seja, trata-se de um vegetal muito nutritivo, por isso conta com vários benefícios da chicória para a saúde.

Quais os benefícios da chicória para a saúde - Passo 1
2

Entre eles, é possível citar as suas vantagens para o sistema digestivo, uma vez que a inulina, uma fibra que a chicória contém, diminui a acidez do estômago. Com isso, previne-se o refluxo gastroesofágico, a azia e a indigestão. Outro benefício é o de colaborar com os movimentos do órgão, responsáveis pela digestão, favorecendo a eliminação do bolo alimentar. Já que previne a constipação, evita também doenças graves, inclusive, o câncer. Essa fibra ajuda ainda a absorção dos minerais e vitaminas, fortalece o sistema imunológico e ajuda no controle dos níveis de açúcar do sangue.

3

Para o coração a chicória é muito benéfica, por causa da inulina, que tem o poder de reduzir os níveis do colesterol LDL, o chamado colesterol ruim. Quando as suas taxas estão altas, é maior o risco de doenças como arteriosclerose, ataques de coração, acidente vascular cerebral e pressão alta. A planta ajuda a combater essas doenças também por conta dos fenóis, antioxidantes que previnem as doenças cardiovasculares.

4

Quem sofre com os sintomas da artrite pode encontrar muitas vantagens ao consumir chicória com frequência, uma vez que ela alivia as dores do problema, bem como da osteoartrite. Para combater o estresse e a ansiedade a planta também é uma ótima opção, uma vez que ela possui efeito sedativo, permitindo que a mente relaxe. Por isso, é indicada ainda para quem sofre de insônia.

5

A chicória possui conta ainda com efeito diurético, por isso, é benéfico na eliminação de toxinas que ficam armazenadas no fígado e no rim e mesmo para ajudar a reduzir o inchaço no abdômen em decorrência da retenção de líquidos. Nesse sentido, a planta tem vantagens para quem deseja emagrecer, o que é potencializado pelo fato de conter fibras, as quais prolongam a saciedade.

6

Por fim, a chicória possui propriedade anti-inflamatória, assim, ajuda a reduzir as dores musculares e nas articulações. Por mais que ofereça benefícios, entretanto, não deve ser consumida em excesso, mas sim, combinada com outros alimentos nutritivos. Além disso, não é indicada a mulheres grávidas, pois pode causar aborto. Também é contraindicada a pessoas com alergia a plantas como calêndula e margaridas, pois é possível que tenha alergia à chicória também.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da chicória para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios da chicória para a saúde

1 de 2

Voltar ao topo da página