Quais os benefícios da granola

Quais os benefícios da granola
Imagem: corpoeestetica.com

Café da manhã e lanches ao longo do dia são momentos propícios para saborear a granola, que pode ser complementada com leite, iogurte e frutas. Mas você sabia que além de saborosa ela possui uma série de vantagens para o organismo? Conheça com o umComo.com.br quais os benefícios da granola.

Do que a granola é feita e como comer

Além de ser uma opção gostosa para o café da manhã e para os lanhes ao longo do dia, existem muitos benefícios em consumir a granola.

Como ela é produzida a partir da reunião de uma série de cereais e grãos nutritivos, não é difícil entender porque ela é tão saudável. Há diversas versões do produto, porém, a tradicional costuma misturar aveia, germe de trigo, flocos de milho e de arroz, cevada e linhaça.

Para conferir ainda mais sabor, as granolas recebem ainda frutas secas, entre elas, maçã, banana e uva, e alguns tipos de oleaginosas, como é o caso das nozes, amendoim e castanhas. Há também os produtores que acrescentam mel ou açúcar, além de chocolate e outros alimentos.

Portanto, o que vai tornar mais ou menos saudável a granola é a sua composição. Além disso, quem está em busca da perda de peso pode combiná-la, na hora de ser consumida, com leite desnatado, iogurte natural e frutas.

Também é importante que não possua açúcar, embora as granolas mais saudáveis recebam mascavo, um açúcar menos maléfico para o organismo do que o branco. Existem ainda combinações mais calóricas e saborosas, por exemplo, com sorvete.

Independente se quem comer granola quer emagrecer ou não, o seu consumo, todavia, não deve ser exagerado. Quem gosta de comer todos os dias não precisa consumir mais do que uma colher de sopa por dia.

Imagem: corpoemdieta.com

Vantagens da granola para o cardápio

A granola possui vários benefícios para o organismo, que vão depender da sua composição.

Graças ao mix de frutas, cereais, grãos e sementes que a granola possui, as suas concentrações de vitaminas A, C, B1, B2, B6 e B12, além de ferro, zinco, ácido fólico, niacina e fibra solúveis e insolúveis costumam ser altas.

Esses nutrientes reunidos têm o poder de potencializar o bom funcionamento do intestino, devido às suas fibras, combatendo a prisão de ventre e reduzindo as chances de desenvolvimento de câncer de intestino.

Outra vantagem das fibras é eliminar as toxinas com mais facilidade, o que colabora para a saúde da pele. A granola é também fonte de energia, com o benefício de possuir carboidratos complexos, como é o caso da aveia.

O alimento demora mais para ser digerido e, por isso, sacia a fome por mais tempo. Já as vitaminas antioxidantes que possui são essenciais para retardar o envelhecimento, combatendo os radicais livres.

Outro entre os benefícios da granola é a redução do colesterol ruim, o que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Embora com tantos benefícios, não se pode esquecer que por ser um alimento rico em fibras, para que ajude no bom funcionamento do organismo, é preciso ingerir bastante água, todos os dias.

Com um cardápio balanceado e exercícios físicos, o consumo da granola tem ainda o benefício de ser um grande aliado na hora de emagrecer.

Imagem: dicasdieta.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da granola, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.