Quais os benefícios da tanchagem

Quais os benefícios da tanchagem

Algumas plantas possuem uma série de benefícios e além de poder ser feito chá com suas folhas e outras partes podem ainda serem aplicadas em ferimentos, fazer gargarejos, entre outras maneiras de utilizá-la. Um exemplo que reúne todas essas possibilidades é a tanchagem, uma espécie de aspecto bem comum, mas que possui muitas utilidades para a saúde. Para saber quais os benefícios da tanchagem veja as informações que umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

A tanchagem possui inúmeras propriedades, por isso, pode ser usada no tratamento de uma série de situações. Entre elas, estão as propriedades adstringente, antibacteriana, desintoxicante, expectorante, cicatrizante, depurativa, analgésica, anti-inflamatória, descongestionante, tônica, sedativa, laxativa, digestiva e diurética que contém. Dessa forma, a espécie é eficiente, principalmente, em casos de diarreia e demais problemas gastrointestinais, além de ajudar a interromper sangramentos, desinflamar os gânglios, diminuir dores de dentes, expulsar o catarro dos brônquios e desinflamar a boca e a garganta em situações de problemas no sistema respiratório, como amigdalites e gripes. Nesse sentido é competente ainda para tratar rinite e sinusite.

2

Para essas situações, o melhor é fazer um chá por meio de infusão com as folhas frescas ou secas da planta, que possuem um sabor neutro. Devido ao seu efeito anti-inflamatório, a bebida pode ser usada também para gargarejos, sendo que nesse caso o seu uso é indicado preferencialmente para problemas como gengivite, estomatite, traqueíte e mesmo faringite e amigdalite. Porém, os benefícios da tanchagem também são adquiridos quando realizadas aplicações tópicas com cataplasma de folhas frescas da planta, as quais podem ser amassadas e depois de colocadas sobre a pele protegidas com gaze para permanecerem um tempo no local. Para tanto, o melhor é lavar bem as folhas e depois escaldá-las em água fervente para colocar sobre queimaduras, feridas e até mesmo picadas de isentos.

3

O uso tópico também pode ser feito do chá da planta, em casos de espinhas e acnes, com o uso de algodão, quando o seu chá pode estar levemente mais concentrado. Outra maneira de usar a tanchagem é para fazer banhos de assento, os quais são indicados para problemas menstruais e urinários. Nesse caso, a água deve estar morna. A planta é facilmente encontrada em terrenos onde o mato é deixado para crescer, assim, não é difícil de encontrá-la. Além disso, é possível ainda se valer das suas demais partes, como caule, sementes e mesmo das suas delicadas flores. Por ser uma fonte de minerais, vitaminas e proteínas a tanchagem pode ainda ser consumida como alimento.

4

No caso das sementes, o seu chá pode ser bebido em jejum para o tratamento de problemas intestinais, como úlceras estomacais e corrosão do esôfago, devido às suas propriedades depurativa e laxante. Outros benefícios da planta são para o tratamento de inchaço, conjuntivite, varizes, ácido úrico alto, azia, gota, cistite, furúnculo, irritação na pele após exposição ao sol de modo prolongado e também para a prisão de ventre.

Como qualquer outro chá não deve ser ingerido em excesso, o que pode causar cólica intestinal e desidratação, além de sonolência. É contraindicado a pessoas com histórico de problemas no coração e a mulheres que estão grávidas ou amamentando.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da tanchagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.