Quais os benefícios da urtiga

Quais os benefícios da urtiga
Imagem: flores.culturamix.com

Você está procurando saber quais os benefícios da urtiga? Não precisa pesquisar mais, pois neste artigo umComo.com.br reunimos todas as informações acerca das propriedades dessa planta considerada medicinal. É verdade, pode ser bastante doloroso o contato com uma urtiga, porém as flores e as suas raízes concentram princípios ativos que favorecem nosso organismo e nos ajudam a combater algumas complicações de saúde. Continue lendo para saber mais acerca disso!

Passos a seguir:
1

Talvez você não saiba, mas a aplicação da urtiga na medicina popular é muito antigo e conhecido. A forma mais comum de usufruir dos seus benefícios é através da preparação de chá.

2

A urtiga, seja branca ou comum, é uma planta rica em vitaminas, sobretudo do complexo B, C e K. Isto significa que ela ajuda o organismo a funcionar corretamente e favorece o metabolismo.

Imagem: raizes-saber.blogspot.pt
3

A planta concentra em si também proteínas e vários minerais, alguns deles essenciais para o nosso corpo: magnésio, fosfato, ferro, sais, oligoelementos, betacaroteno, cálcio e aminoácidos.

4

Por essa razão a urtiga é muito utilizada em produtos capilares, ajudando no combate da queda de cabelo, oleosidade e caspa. Quando tomada através de suplementos, beneficia também as unhas ao torná-las mais fortes e resistentes.

Imagem: floresevegetais.com.br
5

Lactantes podem beneficiar das propriedades da urtiga, dado que a planta funciona como um tônico ajudando a reduzir as sensibilidades à comida e estimulando a produção láctea. Isso significa mais conforto para a mamãe e mais leite para alimentar o bebê!

6

A urtiga está também relacionada com o tratamento ou alívio de várias doenças relacionadas com o sangue, como é o caso da anemia e pressão alta. Isto acontece porque a planta ajuda a produzir e a depurar o sangue, sendo também benéfica para o controlo de hemorragias.

Imagem: diariodebiologia.com
7

Para quem sofre de falta de apetite, problemas digestivos, problemas urinários e diarreia, a urtiga pode se revelar uma excelente aliada! Ela pode mesmo ser utilizada na culinária, no preparo de sopas, bolos e risotto.

8

Quando você estiver com febre, tosse e garganta inflamada, o chá de urtiga pode se revelar muito benéfico, devido às propriedades desintoxicantes e calmantes desta planta. Experimente também caso esteja sofrendo de alergia.

Imagem: gestaodelogisticahospitalar.blogspot.pt

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da urtiga, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.