Partilhar

Quais os benefícios de doar sangue

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios de doar sangue

Doar sangue é um gesto que muitas pessoas podem ter e que é responsável por salvar vidas, já que é dado a quem sofreu acidentes ou por causa de certas doenças precisa do sangue alheio. No entanto, quem doa também conta com vantagens para a sua saúde. Para saber quais os benefícios de doar sangue confira as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Quais são os requisitos para doar sangue
Passos a seguir:
1

Entre os benefícios de doar sangue está o bem que faz ao sistema cardiovascular, uma vez que com esse gesto o organismo aumenta a sua produção de células jovens, que possuem ferro, para compensar as células que foram doadas. Vale lembrar que as células vermelhas do sangue possuem uma vida útil de 120 dias. Além disso, ao fazer a doação, as reservas de ferro diminuem e, por consequência, a oxidação das gorduras, que é acelerada pelo metal. Desse modo, o risco de entupimento das artérias do coração e do cérebro é menor.

Confira no nosso artigo quais são os requisitos para dor sangue.

Quais os benefícios de doar sangue - Passo 1
2

Esse benefício para o organismo é inclusive importante às mulheres que não menstruam mais, pois as demais eliminam o excesso de ferro durante o período menstrual. No entanto, para reduzir significativamente as chances de um ataque cardíaco o melhor é doar sangue ao menos uma vez por ano. A segunda vantagem em doar sangue está no fato do doador receber um check-up completo e gratuito, pois o seu sangue é analisado antes de ser encaminhado a quem precisa.

3

Dessa forma, é possível saber se o doador possui doenças como HTLV (vírus T-linfotrópico humano), AIDS (Síndrome da Imonudeficiciência Adquirida), Hepatite C ou B, Sífilis e até mesmo Doença de Chagas. Quem não sabe qual o tipo de sangue que possui pode aproveitar a ocasião para descobrir e mesmo para saber se existe alguma anormalidade em relação às proteínas e/ou aos glóbulos vermelhos do seu sangue, bem como saber o seu nível de hemoglobina. Além disso, antes mesmo da coleta é possível saber como está a sua pressão arterial.

4

Quem deseja engravidar futuramente, aliás, encontra na doação de sangue uma forma também de identificar possíveis doenças que possua e que podem ser transmitidas ao feto durante a gestação. Além disso, doar sangue também diminuiu o risco de câncer, porque ao tirar sangue os níveis de radicais livres no sangue são reduzidos. Assim, as chances da doença se desenvolver especialmente nos pulmões, fígado, garganta e cólon são menores.

5

Além dos benefícios para a saúde de quem doa sangue, em alguns estados brasileiros, fazer a doação pode oferecer ao doador outros benefícios, entre eles, direito a meia-entrada em eventos, sejam eles esportivos, culturais ou artísticos. Em alguns casos é possível ainda ter direito a inscrição sem custos em concursos públicos. A meia-entrada é oferecida em estados como o Espírito Santo e o Paraná, por isso, confira no seu estado se também está disponível. E mais, quem doar sangue tem direito, por lei, a se ausentar do trabalho por um dia de expediente, sem que haja desconto no salário. No entanto, isso pode ser feito apenas a cada 12 meses.

É bom lembrar que existem situações nas quais não convém doar sangue, para saber quais são consulte o nosso artigo para saber quando não devemos doar sangue.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios de doar sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios de doar sangue

Quais os benefícios de doar sangue
1 de 2
Quais os benefícios de doar sangue

Voltar ao topo da página