Partilhar

Quais os benefícios de não comer glúten

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios de não comer glúten

Todos os anos surgem novas dietas, novas formas de ajudar as pessoas a perder peso e a melhorar a sua saúde através da alimentação. São as dietas das celebridades, as dietas sem lacticínios, as dietas do tipo de sangue, e agora a dieta sem glúten. Muitos nutricionistas e dietistas afirmam que a perda de peso é 80% aquilo que comemos, e os 20% exercício físico. Se essa é a solução o melhor é começar a comer saudável. Uma das dietas mais em voga fala em não comer glúten, mas será que isso é assim tão saudável e linear? Na continuação desse artigo do umComo explicamos quais os benefícios de não comer glúten.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da mandioca

Intolerância ao Glúten

Provavelmente não sabe, mas existem muitas pessoas que são realmente intolerantes ao glúten. O que faz com que o seu organismo, principalmente o intestino delgado, não consiga absorver os nutrientes necessários para o seu corpo e acaba provocando outras doenças por falta de vitaminas e outros tais. O glúten é uma proteína que se encontra em alimentos feitos a partir de cevada, farinha de trigo, centeio, malte e aveia. Em pessoas intolerantes acaba provocando inchaço, má disposição e dores articulares.

Os celíacos (intolerantes ao glúten) não podem ingerir alimentos com glúten, por estes impedirem o correto funcionamento do intestino delgado, e também aqueles com sensibilidade devem evitar ao máximo ingerir alimentos com glúten.

Quais os benefícios de não comer glúten - Intolerância ao Glúten

Alimentos com/sem glúten

Felizmente já existem algumas lojas e supermercados com a indicação de produtos sem glúten, algumas delas são especializadas e fornecem até receitas para conseguir evitar o glúten na alimentação, porque afinal de contas ele está em quase tudo o que comemos. Por exemplo no:

  • pão;
  • massa;
  • farinha de trigo;
  • salsicha;
  • cereais da manhã;
  • sopas instantâneas;
  • cerveja;
  • doces;
  • empanados.

Em comparação existem outros alimentos bastante bons sem glúten:

  • lacticínios;
  • feijão;
  • arroz;
  • batata;
  • milho;
  • frutas;
  • vegetais;
  • carne (produzida sem trigo).
Quais os benefícios de não comer glúten - Alimentos com/sem glúten

Benefícios de não consumir glúten

Para quem é celíaco o fato de não comer glúten automaticamente vai produzir uma melhoria da qualidade de vida e saúde. Isso porque o seu intestino vai começar a funcionar bem então vai se notar um decréscimo do perímetro abdominal, evitar a retenção de líquidos, perda de peso, etc.

Para quem não é intolerante mas acha uma boa ideia seguir essa dieta de não comer glúten saiba que também traz benefícios, sendo que um deles é o fato de escolher melhor a comida que vai ingerir, se diminuir o consumo de glúten e a maioria desses alimentos contêm bastantes calorias, ao evitá-los estará consumindo menos calorias, menos gordura acumulada, logo menos peso.

Alguns dos benefícios de não consumir alimentos com glúten:

  • redução do perímetro abdominal;
  • silhueta mais elegante;
  • diminui a retenção de líquidos;
  • diminuição das dores articulares;
  • redução dos problemas digestivos.

Contudo, os médicos alertam que algumas pessoas podem experienciar efeitos colaterais do corte total de glúten no seu organismo, por isso eles aconselham que não se extinga totalmente o consumo de glúten das nossas dietas, simplesmente se reduza consideravelmente a sua ingestão por forma a poder se beneficiar de todas as vantagens do não consumo de glúten.

Quais os benefícios de não comer glúten - Benefícios de não consumir glúten

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios de não comer glúten, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios de não comer glúten

1 comentário
maria
Como saber se sou intolerante ao Glúten? qual especialista devo procurar? Obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Você deve procurar o seu médico de família, entretanto pode ver quais são os sintomas da intolerância ao glúten aqui: http://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-os-sintomas-da-intolerancia-ao-gluten-1045.html

Quais os benefícios de não comer glúten
1 de 4
Quais os benefícios de não comer glúten

Voltar ao topo da página