Partilhar

Quais os benefícios do açaí

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios do açaí
Imagem: acaiwhey.com.br

O açaí é um fruto proveniente do açaizeiro, uma palmeira típica da Amazônia, que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. Este fruto roxo pode ser utilizado de diversas formas, desde sucos a geleias e sorvetes, mas cuidado pois dependendo de como ingere o açaí ele pode ser mais ou menos benéfico para a sua saúde. Apesar de ser considerado um fruto calórico, o açaí conta com vários benefícios para a nossa saúde, ele é rico em fibras, fósforo, ferro, proteínas, lipídeos e também em vitaminas C, B1 e B2. Fique por dentro de todos os benefícios deste pequeno fruto roxo neste artigo de umComo. Continue lendo e saiba quais os benefícios do açaí.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios do wasabi
Passos a seguir:
1

O fruto de açaí na sua forma natural contém 65 calorias e menos de 2 gramas de carboidratos, por cada 100 gramas. Mas, o que acontece é que este fruto quando chega aos supermercados já foi transformado em polpa e, nesta forma sim o açaí é calórico devido aos componentes que foram adicionados, aumentando assim as suas calorias. Para além disso, o açaí batido na tigela também é calórico e deverá ser consumido com moderação, uma vez que já contém alimentos como açúcar, xarope de milho ou de guaraná.

Por isso, se consumido na sua forma natural, o açaí não engorda e ainda poderá auxiliar na perda de peso. Isto porque o açaí é rico em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade e faz com que a pessoa tenha menos vontade de comer. Vale lembrar que se, não conseguir encontrar o fruto de açaí na sua forma natural poderá bater a sua polpa com água de forma a formar um suco ou, então adicionar morangos, uma fruta pouco calórica. Além disso, deverá cortar nos acompanhamentos do açaí para evitar engordar.

Quais os benefícios do açaí - Passo 1
Imagem: economia.estadao.com.br
2

Este fruto roxo é rico em antioxidantes, o que por sua vez ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a lutar contra os radicais livres. O poder antioxidantes do açaí ajuda a reduzir a degeneração das células, reduzindo os efeitos do envelhecimento e ajudando a manter o seu corpo jovem e saudável. Além disso, os antioxidantes encontrados no açaí também ajudam na prevenção de doenças como doença cardíaca, câncer, Alzheimer, entre outras.

3

Outro dos benefícios do açaí é que ajuda a melhorar a circulação sanguínea, devido ao seu alto teor em antocianinas. As antocianinas, flavonoides que dão o pigmento roxo ao açaí, presentes neste fruto protegem o organismo contra o acúmulo de placas de gordura, garantindo assim a saúde das artérias e veias.

Quais os benefícios do açaí - Passo 3
4

O açaí é também uma fonte de ômega-6 e ômega-9 que ajudam a diminuir o colesterol ruim no sangue (LDL) e a ajudar a manter o colesterol bom (HDL), prevenindo coágulos ou outros danos cardiovasculares. Por isso, se quer manter os seus níveis de colesterol, uma boa opção pode ser ingerir açaí, mas de forma moderada.

Quais os benefícios do açaí - Passo 4
5

Devido ao seu alto conteúdo em ácidos graxos, o açaí possui propriedades anti-inflamatórias que auxiliam no tratamento e prevenção de determinados problemas de pele como acne. Para além disso, este fruto pode ser benéfico no tratamento da gastrite.

6

Como referimos no início, o açaí é rico em proteínas, vitaminas e certos sais minerais como o magnésio, cálcio, fibras e fósforo, que podem ser benéficos para melhorar o funcionamento intestinal. É importante referir que o seu conteúdo em proteínas e vitamina C ajuda ainda a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a capacidade de lutar contra as infeções.

7

Vale lembrar que as receitas que adicionam ao açaí outros ingredientes como a aveia, a banana ou mel são ótimas para pessoas que praticam exercício físico regular e queimam essas calorias a mais. Agora quem perder peso, deve optar por bater a fruta com água ou água de coco, para evitar a ingestão de calorias a mais.

Quais os benefícios do açaí - Passo 7
Imagem: kardapion.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do açaí, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios do açaí

Quais os benefícios do açaí
Imagem: acaiwhey.com.br
Imagem: economia.estadao.com.br
Imagem: kardapion.com
1 de 5
Quais os benefícios do açaí

Voltar ao topo da página