Partilhar

Quais os benefícios do chá de alho

Por Paula Cassandra. Atualizado: 11 outubro 2017
Quais os benefícios do chá de alho

Que o alho é um ótimo tempero você já deve saber, mas e o chá feito com ele? Também é possível beber o seu chá e contar com uma série de vantagens para a saúde. Para saber quais os benefícios do chá de alho o umComo.com.br reuniu algumas informações importantes sobre o assunto. Confira!

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do alho

Para que serve o chá de alho

O alho possui uma série de benefícios para a saúde, uma vez que conta com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais. Mesmo que ao ingerir alimentos temperados com alho seja possível se valer das suas características, ao preparar o seu chá o organismo fica ainda mais protegido. Ao listar quais os benefícios do chá de alho é possível elencar o fato do alimento combater os radicais livres e, por isso, pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer e do envelhecimento prematuro das células do corpo.

O alho também previne crises alérgicas e resfriados, pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico e age como expectorante; evita casos de arteriosclerose, esclerose cerebral e trombose, entre outras doenças e problemas de saúde. Além disso, o alimento funciona como vasodilatador periférico e, por isso, pode colaborar no tratamento de problemas de varizes, além de combater o colesterol LDL, o chamado colesterol ruim. Esse benefício se dá em decorrência do seu efeito hipocolesterolemiante, que serve para controlar as taxas de colesterol ruim das artérias do organismo.

O metabolismo é outro beneficiado com as propriedades do alho, já que o seu óleo essencial, a alicina, responsável pelo seu cheiro característico, aumenta o metabolismo, o que é um fator importante para o bom funcionamento do corpo. Enquanto isso, a ajoene do alho, um antioxidante com propriedade anticoagulante, combate doenças cerebrovasculares e cardiovasculares.

Quais os benefícios do chá de alho - Para que serve o chá de alho
Imagem: baudasreceitas.com.br

Dicas e como fazer chá de alho

Para fazer o chá e tirar proveito dos benefícios do chá de alho basta colocar um dente amassado (ou parte dele se for muito grande) em uma xícara com água quente, tampá-la e deixar descansando por dez minutos. Quando amornar, o líquido pode ser ingerido, caso quem o beba sinta a necessidade de adoçá-lo, é possível usar mel, a combinação é indicada principalmente a quem estiver resfriado.

Também é possível bater algumas unidades de dentes de alho no liquidificador com um litro de água e limões picados. Quando a mistura se tornar homogênea, leve-a a uma panela e aqueça no fogo. Antes de ferver, desligue o fogo e depois que esfriar um pouco armazene na geladeira. Todos os dias é possível beber uma pequena dose em jejum do preparado. No entanto, como qualquer outro alimento, nem o alho é indicado ser consumido em exagero.

Mulheres que estão amamentando devem evitar ainda mais o consumo em demasia, bem como pessoas com problemas estomacais e úlceras. Para os dias frios, uma forma de prevenir resfriados ou mesmo de tratá-los é juntar ao chá de alho adoçado com mel um pouco de suco de limão e gengibre. Funciona como um excelente remédio caseiro, sendo que a melhor hora de beber esse chá é antes de ir dormir.

Veja também: Chá de manjericão serve para quê? - Receitas

Quais os benefícios do chá de alho - Dicas e como fazer chá de alho
Imagem: salud.univision.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do chá de alho, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios do chá de alho

Quais os benefícios do chá de alho
Imagem: baudasreceitas.com.br
Imagem: salud.univision.com
1 de 3
Quais os benefícios do chá de alho

Voltar ao topo da página