Partilhar

Quais os benefícios do chá de alho

Por Paula Cassandra. Atualizado: 11 outubro 2017
Quais os benefícios do chá de alho

Que o alho é um ótimo tempero você já deve saber, mas e o chá feito com ele? Também é possível beber o seu chá e contar com uma série de vantagens para a saúde. Para saber quais os benefícios do chá de alho o umComo.com.br reuniu algumas informações importantes sobre o assunto. Confira!

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do alho

Para que serve o chá de alho

O alho possui uma série de benefícios para a saúde, uma vez que conta com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais. Mesmo que ao ingerir alimentos temperados com alho seja possível se valer das suas características, ao preparar o seu chá o organismo fica ainda mais protegido. Ao listar quais os benefícios do chá de alho é possível elencar o fato do alimento combater os radicais livres e, por isso, pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer e do envelhecimento prematuro das células do corpo.

O alho também previne crises alérgicas e resfriados, pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico e age como expectorante; evita casos de arteriosclerose, esclerose cerebral e trombose, entre outras doenças e problemas de saúde. Além disso, o alimento funciona como vasodilatador periférico e, por isso, pode colaborar no tratamento de problemas de varizes, além de combater o colesterol LDL, o chamado colesterol ruim. Esse benefício se dá em decorrência do seu efeito hipocolesterolemiante, que serve para controlar as taxas de colesterol ruim das artérias do organismo.

O metabolismo é outro beneficiado com as propriedades do alho, já que o seu óleo essencial, a alicina, responsável pelo seu cheiro característico, aumenta o metabolismo, o que é um fator importante para o bom funcionamento do corpo. Enquanto isso, a ajoene do alho, um antioxidante com propriedade anticoagulante, combate doenças cerebrovasculares e cardiovasculares.

Quais os benefícios do chá de alho - Para que serve o chá de alho
Imagem: baudasreceitas.com.br

Dicas e como fazer chá de alho

Para fazer o chá e tirar proveito dos benefícios do chá de alho basta colocar um dente amassado (ou parte dele se for muito grande) em uma xícara com água quente, tampá-la e deixar descansando por dez minutos. Quando amornar, o líquido pode ser ingerido, caso quem o beba sinta a necessidade de adoçá-lo, é possível usar mel, a combinação é indicada principalmente a quem estiver resfriado.

Também é possível bater algumas unidades de dentes de alho no liquidificador com um litro de água e limões picados. Quando a mistura se tornar homogênea, leve-a a uma panela e aqueça no fogo. Antes de ferver, desligue o fogo e depois que esfriar um pouco armazene na geladeira. Todos os dias é possível beber uma pequena dose em jejum do preparado. No entanto, como qualquer outro alimento, nem o alho é indicado ser consumido em exagero.

Mulheres que estão amamentando devem evitar ainda mais o consumo em demasia, bem como pessoas com problemas estomacais e úlceras. Para os dias frios, uma forma de prevenir resfriados ou mesmo de tratá-los é juntar ao chá de alho adoçado com mel um pouco de suco de limão e gengibre. Funciona como um excelente remédio caseiro, sendo que a melhor hora de beber esse chá é antes de ir dormir.

Veja também: Chá de manjericão serve para quê? - Receitas

Quais os benefícios do chá de alho - Dicas e como fazer chá de alho
Imagem: salud.univision.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do chá de alho, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios do chá de alho

O que lhe pareceu o artigo?

Quais os benefícios do chá de alho
Imagem: baudasreceitas.com.br
Imagem: salud.univision.com
1 de 3
Quais os benefícios do chá de alho

Voltar ao topo da página