Partilhar

Quais os benefícios do chá de capim-limão

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 24 fevereiro 2017

O capim-limão, também conhecido como erva-príncipe, é uma planta medicinal com odor semelhante ao limão se cortar as suas folhas. Pode ser usada no tratamento de diversas doenças, especialmente as que estão relacionadas com problemas de estômago. Possui propriedades calmantes, diuréticas, antibacterianas, antidepressivas, antibacterianas e desinfetantes. A planta, de nome científico Cymbopogon citratus, deve ser consumida sob a forma de chá para que os seus nutrientes sejam absorvidos pelo organismo. A planta pode ser cultivada em casa, comprada em lojas de produtos naturais ou ainda adquirida sob a forma de chá em mercados. Para saber quais os benefícios do chá de capim-limão, continue lendo esse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Propriedades do capim santo

Auxilia na digestão

Um dos principais benefícios do chá de capim-limão é a sua poderosa ação benéfica para a digestão. As suas propriedades anti-sépticas matam as bactérias ruins e parasitas no trato digestivo, aumentando o número de bactérias boas no cólon.

Assim, é o chá perfeito para tratar indigestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, espasmos do estômago, cólicas, vômitos e distensão abdominal. Os sintomas de gastroenterite também podem ser aliviados com o poder anti-bacteriano do chá.

Quais os benefícios do chá de capim-limão - Auxilia na digestão

Diminui o colesterol ruim

O chá de capim-limão é muito útil para quem procura reduzir a absorção de colesterol pelo intestino. O chá promove a oxidação do LDL-colesterol no sangue, prevenindo assim a acumulação de placa aterosclerótica.

O seu elevado conteúdo de potássio ajuda a regular a pressão arterial e a diminuir as gorduras no sangue.

Ajuda a combater gripes e resfriados

Como contém propriedades antibacterianas e antifúngicas, o chá de capim-limão contribui para o alívio de sintomas de resfriados e gripes como tosse e febre. O seu alto teor de vitamina C estimula ainda o sistema imunológico, promovendo o combate da infecção.

Tomar este chá alivia os problemas respiratórios, diminuindo a quantidade de muco e catarro no organismo. Assim, é perfeito para quem sofre de asma ou bronquite.

Quais os benefícios do chá de capim-limão - Ajuda a combater gripes e resfriados

Auxilia no tratamento da depressão

O capim-limão possui propriedades antidepressivas que ajudam a tratar a doença. Ativando a liberação de serotonina, a planta faz com o seu cérebro liberte essa substância química aumentando a disposição.

É ideal para combater a ansiedade, elevar a confiança e o estado de espírito e melhorar a força mental. Além disso, as suas propriedades calmantes ajudam as pessoas a dormir melhor, sendo também um chá relaxante.

Benéfico para lactantes

O chá de capim-limão é muito benéfico para novas mamães, uma vez que possui propriedades que contribuem para o aumento do leite materno.

Nota: Mães lactantes podem beber uma ou duas xícaras deste chá por dia, mas a planta não deve ser consumida durante o período gestacional.

Quais os benefícios do chá de capim-limão - Benéfico para lactantes

Contribui para uma pele saudável

O chá de capim-limão ajuda a manter a sua pele saudável, podendo aliviar vários problemas incômodos como poros e infecções fúngicas.

A sua ação antibacteriana, anti-séptica e antifúngica promove o combate ao crescimento microbiano ou bacteriano na sua pele. Isto faz com que a pele fique livre de infecções e com que os poros sejam minimizados. A secreção de óleo é diminuída, deixando a sua pele limpa e fresca.

Beneficie das propriedades do capim-limão para a sua pele, bebendo uma ou duas xícaras diariamente.

Auxilia na desintoxicação do organismo

O consumo frequente de chá de capim-limão é muito útil na desintoxicação do seu organismo. As suas propriedades diuréticas ajudam a remover as toxinas, colesterol ruim e ácido úrico do seu corpo, uma vez que aumentam a frequência da micção. Dessa forma, os rins também são beneficiados.

Esta planta possui ainda uma ação de limpeza que contribui para a purificação do fígado, bexiga, rins e pâncreas. Contribui, ainda, para a crescente circulação de sangue, o que melhora a sua saúde em geral.

Quais os benefícios do chá de capim-limão - Auxilia na desintoxicação do organismo

Combate dores nas articulações

Por ser um poderoso anti-inflamatório e analgésico, o chá de capim-limão trata a artrite, o reumatismo, a gota, a artrose e outras dores nas articulações.

O combate à inflamação ajuda a suprimir a atividade de uma enzima que causa a dor durante a inflamação, especialmente nas articulações. Ajuda ainda a eliminar espasmos musculares e entorses, uma vez que o seu poder analgésico deixa os músculos relaxados.

Para beneficiar destas propriedades para o tratamento da artrite, beba duas xícaras de chá de capim-limão por dia.

Como fazer o chá de capim-limão

Para fazer o chá de capim-limão e beneficiar de todas as suas propriedades, siga os passos:

  1. Pique folhas de capim-limão até ter quantidade suficiente para encher uma colher de sopa.
  2. Coloque-as em uma xícara e cubra com água fervente.
  3. Tampe a xícara e espere que amorne um pouco.
  4. Coe muito bem a mistura e beba de seguida.

Agora que já sabe quais os benefícios do chá de capim-limão, confira outras ervas medicinais que podem melhorar a saúde do seu organismo:

Quais são os benefícios do chá vermelho

Benefícios do chá de erva cidreira

Quais os benefícios do chá branco

Quais os benefícios do chá de capim-limão - Como fazer o chá de capim-limão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do chá de capim-limão, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios do chá de capim-limão

1 de 6

Voltar ao topo da página