Quais os benefícios do cranberry

Quais os benefícios do cranberry
Imagem: beempoweredhere.wordpress.com

Cranberry é um fruto vermelho originário dos Estados Unidos, que também recebe outros nomes como oxicoco, mirtilo-vermelho ou arando-vermelho, devido à sua semelhante aparência. Apesar de ser um fruto pequeno, ele é conhecido pelos vários benefícios para a nossa saúde. O cranberry é rico em antioxidantes, para além de outros minerais como a vitamina A, C e D. E o melhor de tudo é que é uma fruta com baixo teor calórico, o que a torna em uma fruta ótima se estiver fazendo dieta. Fique por dentro dos benefícios do cranberry, neste artigo de umComo.

Benefícios do cranberry

Este fruto vermelho é benéfico para a nossa saúde devido ao seu conteúdo em fibras, vitamina A, C, D e minerais como fósforo, potássio, manganês e magnésio. Além disso, o cranberry contém ainda compostos bioativos, como os flavonoides e antocianinas, que são responsáveis pelas propriedades antioxidantes do cranberry.

O benefício mais difundido do cranberry é o seu poder para prevenir e tratar infecções do trato urinário. Este fruto contém uma substância que evita a aderência de bactérias às paredes da bexiga e uretra, prevenindo assim infecções urinárias.

Por ser rico em antioxidantes, o cranberry ajuda a prevenir câncer e tumores. Estudos revelam que este fruto pode impossibilitar a proliferação de células tumorais no pulmão, próstata, útero e cólon. Além disso, em pacientes com leucemia, diabetes tipo 2 e portadores de doenças cardiovasculares, a ingestão de cranberry é comum.

Outro dos benefícios do cranberry é que ajuda a evitar gastrites e úlceras, devido à presença de proantocianidinas. Esta substância impede assim a fixação de determinadas bactérias na mucosa estomacal.

Mas o cranberry não fica por aqui, ele apresenta ainda outros benefícios para a nossa saúde como:

  • Previne gripes e resfriados devido ao seu conteúdo em vitamina C, que fortalece o sistema imunitário.
  • Contém substâncias que auxiliam na produção de colágeno, que ajudam a retardar o envelhecimento celular.
  • Auxilia na redução de colesterol ruim no sangue.
  • Evita a constipação intestinal, uma vez que ajuda a liberar o fluxo intestinal.
  • Previne placas bacterianas nos dentes, uma vez que atua contra a fixação de bactérias que causam a placa.
  • Produz saciedade e é um fruto pouco calórico, o que o torna perfeito em dietas de emagrecimento.
Imagem: blog.aicr.org

Como consumir cranberry

Você pode encontrar o cranberry em forma de fruta fresca, suco, calda e desidratada. A melhor forma de consumir cranberry é a ingestão da fruta fresca ou seca. O suco de cranberry industrializado não é a melhor forma de consumir este fruto, uma vez que esta versão contém açúcar e não é recomendável para diabéticos. Por isso, o melhor seria fazer o seu próprio suco de cranberry em casa, sem adicionar açúcar, o que o tornar um pouco ácido.

Para que consiga se beneficiar de todas as propriedades do cranberry, o recomendável é consumir 480 ml do seu suco diariamente, sendo esta a quantidade máxima recomendável.

Gestantes ou mulheres em período de amamentação só não deverão tomar cranberry em forma de cápsulas. A ingestão do suco ou da fruta fresca não causa nenhum perigo. É importante lembrar que portadores de diabetes não deverão tomar o suco de cranberry industrializado, uma vez que contém açúcar em sua composição. Além disso, pacientes com histórico de pedras nos rins só deverão consumir cranberry sob orientação médica.

Imagem: sucosfuncionais.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do cranberry, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • O consumo excessivo de suco de cranberry pode causar alguns efeitos colaterais como diarreia leve e dor de estômago.