Outros Alimentos benéficos para a saúde

Quais os benefícios do feno-grego

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios do feno-grego
Imagem: penmai.com

O feno-grego, tradução livre de fenugreek, é uma erva proveniente do Sul da Europa e da Ásia. Também é conhecido por alfarva, alforfa ou fenacho. As suas sementes possuem diferentes propriedades benéficas para a sua saúde, pelo que deve ser incluído na sua dieta. O feno-grego pode ser tomado em cápsulas, diluído como chá ou aplicado em compressas para uso tópico. Para comprar esta erva, basta ir a lojas de produtos naturais e feiras livres. O preço médio é de 15 reais. Para descobrir quais os benefícios do feno-grego, continue lendo este artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios do noni
Passos a seguir:
1

O feno-grego é uma substância considerada anti-cancerígena, redutora dos níveis de glicose para diabéticos e antioxidante.

As suas sementes possuem vitamina C, proteína, potássio, niacina, diosgenina, alcaloides, lisina, L-triptofano e saponinas esteroides.

2

A planta contribui para melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Pode ser consumida para promover a perda de peso pois é um laxante natural e inibe o apetite.

Quais os benefícios do feno-grego - Passo 2
3

As suas propriedades estrógenas podem, também, ser utilizadas para aumentar o desejo sexual, balancear os hormônios femininos e aumentar os seios.

O feno-grego pode ainda ser usado para reduzir os sintomas da menstruação e da menopausa, como ondas de calor e oscilações de humor.

Algumas mulheres também usam o feno-grego na hora do parto, pois estimula as contrações. No entanto, você deve consultar seu médico antes da toma.

Dica: Para beneficiar destas propriedades, consuma 3g de semente por dia.

4

Muitas pessoas usam o feno-grego para reduzir o colesterol, conseguindo até 14% de redução. Desta forma, a toma desta planta diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Dica: Para reduzir o colesterol, consuma as sementes às refeições ou opte por cápsulas, sempre acompanhando de água.

5

Esta planta é eficaz no tratamento de problemasde pele como queimaduras, furúnculos, eczema, abcessos e gota.

Dica: Para aplicação tópica, encha uma colher de sopa com sementes e triture-as. Misture o pó com água morna e mergulhe um pano no copo. Passe o pano nas zonas afetadas.

Quais os benefícios do feno-grego - Passo 5
6

Outro dos efeitos do feno-grego é um aumento significativo da produção de leite materno. A substância pode aumentar a produção em 500% dois a três dias após o consumo.

Dica: A quantidade recomendada é de 1 cápsula de semente (500mg) 3 vezes por dia.

7

As sementes de feno-grego são úteis no tratamento de inflamações gastrointestinais, refluxos e azia. A sua quantidade elevada de mucilagem reveste a mucosa do estômago e do intestino, protegendo-os.

Dica: Polvilhe uma colher de sementes na comida, ou tome com água. antes das refeições.

Quais os benefícios do feno-grego - Passo 7
8

As sementes de feno-grego são ricas em polissacarídeos, gerando a sensação de saciedade que qualquer pessoa em processo de perda de peso procura. A alta quantidade de fibras solúveis também ajuda a inibir o apetite.

9

Recomendações

A toma desta planta medicinal pode causar alguns efeitos colaterais. Os mais comuns incluem um odor diferente no suor, na urina ou no leite materno, náuseas e desconforto intestinal.

Pessoas com alergia a amendoim ou grão de bico não devem tomar feno-grego pois todos os alimentos pertencem à mesma família.

Para saber como fazer chá de feno-grego para os diferentes objetivos, acesse o artigo.

Quais os benefícios do feno-grego - Passo 9
Imagem: rjeem.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do feno-grego, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Rosangela Lopes
onde comprar
Imagem: penmai.com
Imagem: rjeem.com
1 de 5
Quais os benefícios do feno-grego