Partilhar

Quais os benefícios do figo para a saúde

Por Mariana Souza. Atualizado: 20 janeiro 2017

Um pequeno herói na nossa mesa. Esse pseudofruto proveniente da figueira muito comum no cardápio das famílias brasileiras, o figo, é fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, seja em estado fresco ou seco.

De providência mediterrânea, contando com províncias turcas em relação de origem, o fruto da família maraceae é delicioso. Apreciado desde a antiguidade, conta com estrutura bem carnuda e suculenta, saborosa desde a primeira mordida. Sua coloração vai de branco-amarelada até roxa (sendo que, quanto mais escuro o fruto estiver, maior a quantidade de nutrientes disponíveis) e pode ser encontrada com facilidade no estado seco, enquanto que para o fresco a melhor época é entre os meses de Maio a Novembro. Caso só encontre o fruto fresco, mas queira conservá-lo por mais tempo, o umComo te ensina como secar figos.

Como deve ser feio com qualquer alimento adicionado à refeição é válido saber quais os seus benefícios, para atender tanto as necessidades de saúde, qualidade de vida e até mesmo estética.

Com esse pretexto o umComo.com.br listou abaixo quais os benefícios do figo para a saúde, para você se informar e manter uma boa alimentação.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios dos figos

Reduz a pressão arterial

O figo é rico em potássio, mineral importante na regulação dos fluidos das células e do corpo, ajudando a controlar a frequência cardíaca e logo a pressão sanguínea. A deficiência deste mineral, combinada com a ingestão de sódio, pode levar à hipertensão.

Combate ao câncer

Os frutos frescos do figo possuem alta concentração de vitaminas K, E e A, as quais são combatentes incansáveis dos radicais livres, responsáveis pela oxidação das células. Assim esse grupo de vitaminas ajuda a limpar o oxigênio do nosso corpo, nos prevenindo de diabetes, doenças degenerativas, infecções e o temido câncer.

Grande poder antioxidante

Além da presença das vitaminas K, E e A, o figo fresco, especialmente do tipo missão preto, apresenta também elevadas concentrações de polifenóis, luteína, carotenos, ácido clorogênico, taninos e de flavonoides, podendo compará-lo ao poder antioxidante de uma maça. Veja uma lista produzida pelo umComo com sugestão de outros alimentos com poder antioxidante.

Redução do colesterol

Doenças coronárias do coração podem ser evitadas com o consumo adequado e constante de figo. Eles são ricos em pectina, que é uma fibra dietética solúvel. Ele auxilia na absorção do colesterol ruim e na sua liberação sem afetar o corpo. Além disso, as folhas das figueiras podem ser consumidas para ajudar na redução de triglicérides.

Ação anti-inflamatória

O chá da folha de figo é indicado no auxilio ao tratamento de crises de bronquites asmáticas e asma. As irritações na garganta também podem apresentar auxilio no tratamento através do chá, devido à grande quantidade de mucilagem encontrada na infusão.

Anemia

Os figos são ricos em ferro, principal mineral para o auxilio no controle dos glóbulos vermelhos e prevenção de anemias. Por isso sua ingestão é recomendada por mulheres gestantes e crianças

Ajuda na perda de peso

O figo possui baixo valor calórico quando ingerido fresco já que 100g do fruto possuem 74 calorias apenas. O fruto ainda é considerado uma boa fonte de fibra dietética. Os alimentos ricos em fibras dão sensação de saciedade, o que reduz a fome, ingerindo-se portanto, menos porções levando a uma perda de peso.

Outras vantagens do figo

  • Baixo teor de sódio, que evita a retenção de líquidos;
  • Alto teor de Cálcio, bom para o fortalecimento dos ossos;
  • Regulação do intestino, devido à alta quantidade de fibras;
  • Bom para a pele por apresentar Vitaminas C e B ajudando a nutrir e rejuvenescer a pele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do figo para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios do figo para a saúde

Voltar ao topo da página