Quais os benefícios do pau d'arco

Quais os benefícios do pau d'arco
Imagem: incrivel.meionorte.com

Também conhecida como ipê amarelo, essa planta possui propriedades medicinais, uma vez que é eficiente como complemento em uma série de tratamentos para a saúde. Saiba quais os benefícios do pau d'arco e como preparar o chá com a casca dessa árvore fácil de encontrar em muitas cidades brasileiras.

Passos a seguir:
1

O pau d’arco ou ipê amarelo é uma das árvores que indicam que a primavera está chegando, pois as suas belíssimas flores da cor que dá nome à espécie surgem logo quando as temperaturas aumentam. Além de embelezar as cidades, possui variados benefícios para a saúde, inclusive, no tratamento de doenças graves. Porém, vale lembrar que o consumo do seu chá não substitui o uso de remédios prescritos pelo médico.

Imagem: montenegro.rs.gov.br
2

Um dos principais benefícios do pau d'arco é como complemento no tratamento de diferentes tipos de câncer, fato esse que já foi comprovado por meio de estudos científicos. A questão é que a planta possui como princípios ativos substâncias como o lapachol, com propriedades que combatem os tumores, e a pró-apoptótica, eficiente na eliminação de células cancerígenas.

3

A espécie complementa o tratamento quimioterápico, ajudando a minimizar os efeitos colaterais comuns da quimioterapia, uma vez que possui propriedade imune estimulante. Ou seja, que colabora estimulando o sistema imunológico, o que é muito importante para combater uma série de doenças.

4

O pau d’arco também funciona no tratamento da anemia, porque ingerindo o seu chá é possível aumentar a produção dos glóbulos vermelhos. Outras propriedades que possui são anti-inflamatória, diurética, antiviral, antioxidante e antibiótica. Dessa forma, a infusão pode ser consumida ainda por quem sofre de amigdalite, bronquite ou infecção na próstata.

5

O chá da planta é indicado para tratar a candidíase intestinal, devido à sua propriedade antifúngica, assim, consegue combater os fungos presentes no intestino que provocam o problema. Já o poder anti-inflamatório da planta pode tratar as aftas que aparecem na boca, as quais são inflamações que acometem as células da mucosa. Nesse caso, o ipê amarelo reduz a dor e facilita a cicatrização.

6

Outras indicações do consumo do chá do ipê amarelo são no tratamento de infecção por HIV, infecção urinária, mioma e quisto nos ovários. Para tanto, é necessário fazer o chá com a casca da árvore, sendo que a receita consiste em meia colher de sopa da casca para uma xícara de água fervente. Depois de ferver a água, basta colocar na xícara onde estão as cascas e deixar repousar por 10 minutos. Após amornar é possível coar a infusão e bebê-la. O chá pode ser ingerido duas vezes por dia.

Imagem: vdtonline.vn
7

Embora haja muitos benefícios em beber o chá do ipê amarelo, ele é contraindicado a mulheres grávidas e as que estão amamentando. Da mesma forma, não é recomendado o seu consumo por crianças menores de 12 anos. O chá também não deve ser ingerido em excesso, o que pode causar efeitos colaterais, entre eles, os mais comuns são diarreia, náusea, vômito, urticária e tontura. É importante ainda que pacientes em tratamento médico conversem com o seu especialista sobre incluir o chá no seu dia a dia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do pau d'arco, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.