Partilhar

Quais os cuidados na gestação de gêmeos

Por Melissa Ramalho. Atualizado: 4 julho 2019
Quais os cuidados na gestação de gêmeos
Imagem: paisefilhos.com.br

A gestação é a fase mais bonita que uma mulher pode passar, ter um filho é uma dádiva, agora imagine ter dois ao mesmo tempo?! É uma experiência magnífica, mas implica alguns cuidados, a ideia de cuidar de mais de um bebé ao mesmo tempo assusta muitas mulheres e o medo de complicações surge logo de seguida. Tente descontrair, umComo.com.br esclarece quais os cuidados na gestação de gêmeos, no final do artigo vai perceber que afinal não é um drama a gestação de gêmeos, com pequenas dicas você pode ficar muito mais relaxada e aproveitar essa nova fase de mamãe de gêmeos .

Também lhe pode interessar: Como não engordar na gestação

Os sintomas

Grande parte das vezes gestantes de gêmeos têm uma maior predisposição para sentir náuseas e vômitos, devido aos altos níveis do hormônio da gravidez, são dois não se esqueça disso. A prisão de ventre e os gases vão dar as caras, mesmo para quem não sofre destes problemas. Algumas gestantes de gêmeos sofrem também de faltas de ar, devido à pressão que os bebés exercem sobre o diafragma. No final da gravidez pode sentir dores nas costas devido ao peso extra causado pelos bebés.

Quais os cuidados na gestação de gêmeos - Os sintomas
Imagem: parrucchieria.it

As consultas

A gestação múltipla terá de ser mais vigiada que uma gestação normal, exige um maior número de consultas e de ultra-sons. É usual as gestantes de gêmeos terem consultas a cada duas semanas desde o conhecimento da gravidez. Se você estiver gravida de gêmeos que tenham os seus próprios sacos amnióticos a monitorização será maior, pois apresentam maior risco de ter certas complicações. O médico terá mais atenção à sua pressão arterial e fará exames de urina com maior frequência.

Quais os cuidados na gestação de gêmeos - As consultas
Imagem: blog.mommysconcierge.com

Alterações na rotina

As grávidas em geral têm que alterar a sua rotina, uma gestante de gêmeos tem que ter preocupações acrescidas. O descanso é necessário e essencial desde o inicio da sua gravidez, a alimentação deve ser variada e equilibrada deve responder ás necessidades dos dois nenês e da futura mamãe.

As gestantes devem comer muita fruta, vegetais, peixe, carnes magras bem passadas, cereais integrais ricos em fibras. Evite os doces e comidas que tenham muitas gorduras, tente não ultrapassar muito as 300 kcal extras por dia. Uma grávida que engorde demasiado não é saudável nem para ela nem para o bebé. Na gestação deve ser prescrito pelo médico alguns suplementos alimentares, como ácido fólico, ferro, cálcio, vitamina D entre outros.

Caso pratique algum esporte não deve deixar de fazê-lo, atividade física é importante para a saúde da gestante e dos bebés, mas tem que controlar o esforço, faça exercícios simples, seguros e regulares. Se tiver dúvidas em relação ao seu esporte ser ou não adequado a gestantes, peça a opinião do seu medico. Se nunca praticou qualquer esporte, faça caminhadas regulares mas não muito intensas.

A partir dos 5 meses de gestação de gêmeos é quando a sua rotina sofre uma maior mudança, deve ser mais cuidadas nessa fase, o repouso será muitas vezes absoluto, em muitos casos as gestantes têm que deixar de trabalhar. Não se esqueça que gestação de gêmeos muitas vezes é considerada uma gestação de risco. Deve iniciar nessa altura as aulas de preparação para o parto, e evitar ter emoções fortes e intensas.

Quais os cuidados na gestação de gêmeos - Alterações na rotina
Imagem: blog.mommysconcierge.com

Saiba se algo está errado

Quando algo está errado com a sua gestação você sente fortes dores de cabeça, visão embaçada, dor na parte superior do abdômen, vômitos compulsivos, inchaço repentino nos pés, tornozelos, rosto, mãos, ganha também peso excessivo e de forma rápida.

Os partos devem ocorrem nas 38 semanas de gestação, porém gestantes de gêmeos dificilmente consegue aguentar até ao final das 38 semanas. Os partos prematuros, acontecem em cerca de 30 por cento das gestações múltiplas e cerca de metade das gestantes de gêmeos entram em trabalho de parto antes das 38 semanas. Os partos prematuros acontecem mais no caso de gêmeos que partilham a mesma placenta e a mesma bolsa.

Devido a estas percentagens de partos prematuros em gestação de gêmeos é tão recomendado o descanso a partir dos 5 meses de gestação.

Quais os cuidados na gestação de gêmeos - Saiba se algo está errado
Imagem: babyblogbr.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os cuidados na gestação de gêmeos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quais os cuidados na gestação de gêmeos

Quais os cuidados na gestação de gêmeos
Imagem: paisefilhos.com.br
Imagem: parrucchieria.it
Imagem: blog.mommysconcierge.com
Imagem: blog.mommysconcierge.com
Imagem: babyblogbr.com.br
1 de 5
Quais os cuidados na gestação de gêmeos

Voltar ao topo da página