Quais os efeitos colaterais da vacina contra a gripe?

Quais os efeitos colaterais da vacina contra a gripe?

Depois de um crescimento grande e inesperado de casos de gripe, o Ministério da Saúde fortaleceu ainda mais a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Ela ocorre todos os anos no período de outono/inverno e tem como público principal pessoas em situação de risco, como crianças, gestantes e idosos. Porém, qualquer um pode tomá-la, já que é conhecida como uma vacina extremamente segura.

Algumas pessoas, porém, acreditam que a vacina contra a gripe pode deixá-las doentes. Por isso, este artigo do umCOMO responde a pergunta “Quais os efeitos colaterais da vacina contra gripe?”.

Benefícios da vacina contra a gripe

O maior benefício da vacina contra a gripe é o mais óbvio: ficar imune do vírus. Na campanha deste ano, feita pelo Ministério da Saúde, estão como público alvo idosos com 60 anos de idade ou mais, crianças a partir de 5 meses e menores que 5 anos, gestantes ou mulheres que pariram há 45 dias, trabalhadores da área de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão cumprindo penas socioeducativas, presidiários, funcionários das prisões e professores de escolas públicas ou particulares. Neste grupo, estão 60 milhões de brasileiros.

Vale lembrar que a imunização é contra a gripe, não resfriado. Enquanto o resfriado atinge o sistema respiratório e tenha sintomas parecidos com o da gripe, ele dura de dois a quatro dias e é considerado mais leve. Na gripe, a pessoa fica com febre alta, dor no corpo, mal-estar, tosse seca e dor de cabeça por cerca de 10 dias. Além disso, a proteção contra H1N1, conhecida como gripe suína, também está inclusa no pacote.

Você precisa se vacinar todos os anos porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) que faz composição da imunização. Eles fazem isso com base nos vírus que surgiram nos anos anteriores, criando uma prevenção mais efetiva por 12 meses. Nós já explicamos melhor como funcionam as vacinas.

Efeitos colaterais da vacina contra a gripe H1N1

Os efeitos colaterais da vacina contra a gripe H1N1 são simples e muito menos assustadores do que as pessoas acham. Ao se vacinar a pessoa deve sentir dores no local da injeção e enrijecimento. Há quem sinta, também, mal-estar, dores no corpo e até febre. Mesmo assim, esses sintomas devem desaparecer rapidamente, em dois dias.

Ao contrário do que muitos pensam, a vacina contra a gripe não causa gripe. Ela é composta por vírus mortos que foram fracionados e, por isso, é impossível que adoeça a pessoa que tomar. Caso você esteja na dúvida, veja como aplicar a vacina H1N1.

Quem fica gripado após tomar a vacina já tinham o vírus no corpo ou, provavelmente, está com alguma outra doença respiratória. Caso você esteja sentindo características da gripe, melhor esperar passar para se vacinar.

Quem deve tomar a vacina contra a gripe

Há grupos específicos que devem tomar a vacina contra a gripe, por terem mais chances de contrair o vírus ou de ter complicações por conta de uma gripe.

Vacina contra a gripe para gestantes

É completamente seguro para mulheres grávidas tomar a vacina contra a gripe e ela está entre as vacinas que a gestante deve tomar. A gestação exige um esforço muito maior do coração e dos pulmões, o que acaba afetando a imunidade da mulher. Isso pode ser perigoso ao contrair o vírus, já que as complicações acabam sendo muito mais fortes, causando até aborto, nascimento prematuro e baixo peso do bebê.

Além disso, a imunização que a mulher irá tomar antes do nascimento também estará protegendo o bebê. Através da placenta ele os anticorpos dela são passados para ele, que só poderá ser vacinado a partir dos 6 meses.

A única contra-indicação é caso a gestante seja alérgica a ovos, já que a vacina tem resquícios da proteína do ovo, causando uma reação alérgica. Mesmo assim, é só conversar com um médico antes e, após tomar a vacina, ficar 30 minutos em observação.

Vacina contra a gripe para bebês

Após os 6 meses e antes dos 5 anos, é recomendado que crianças tomem a vacina contra a gripe. Assim como os idosos, eles são muito mais sensíveis ao vírus e uma simples gripe pode progredir para algo muito mais grave.

Além disso, é muito fácil que uma criança fique gripada. Ela está sempre em contato com outras pessoas e não tira objetos comuns do dia a dia da boca, como brinquedos. Como os pequenos têm baixa imunidade e ainda não entendem a importância da higiene para se prevenir, é muito mais fácil vaciná-los.

Vacina contra a gripe para idosos

Médicos indicam fortemente que idosos acima de 60 anos tomem a vacina contra a gripe. O motivo é que, ao ficar mais velho, o corpo humano fica mais fraco e sensível a doenças que normalmente são facilmente enfrentada pelos jovens. Ao contrair uma gripe, os idosos podem ficar com uma doença respiratória grave, como pneumonia e bronquites.

Elas são uma das maiores causas de morte de idosos. Muitos ainda ficam com receio por medo de reação, mas o importante é se informar e conversar com um médico antes de tomar qualquer atitude.

Outros grupos de risco

Presidiários, funcionários do sistema prisional e professores também estão nos grupos de risco. O motivo é simples: todos eles têm em comum o contato constante com pessoas e um grande risco de disseminar o vírus com facilidade. A vacina é apenas uma das maneiras de prevenir resfriados e gripes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os efeitos colaterais da vacina contra a gripe?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.