Quais os melhores alimentos para o cérebro

Quais os melhores alimentos para o cérebro
Imagem: doctoroz.com

Você já deve saber que os alimentos fazem bem para a saúde do corpo de uma forma geral, porém, alguns deles oferecem mais vantagens para determinados órgãos do que para outros. Se você esta em busca de alimentos que ajudam na memória e evitam doenças degenerativas, o umComo.com.br vai falar sobre quais os melhores alimentos para o cérebro.

Passos a seguir:
1

Muitos alimentos fazem bem para o cérebro, porque evitam doenças, ajudam na memória, entre outros benefícios. O mirtilo, por exemplo, é considerada uma fruta muito importante para a alimentação por uma série de motivos, inclusive, porque previne doenças, como é o caso do Alzheimer. O mirtilo pode ser encontrado mais facilmente na versão seca, lembrando que os frutos secos de forma geral também colaboram com a saúde do cérebro, principalmente, na correta distribuição de sangue e oxigênio para os órgãos, inclusive, para o cérebro.

2

O abacate é outra fruta que está na lista dos melhores alimentos para o cérebro porque não deixa as células se deterioram de modo prematuro, devido às propriedades antioxidantes que possui. Mas não é só isso, esse alimento previne, principalmente, que o cérebro envelheça antes da hora, graças ao ômega 3 que possui. Por falar em gorduras saudáveis, outro alimento saudável para o cérebro é o azeite de oliva. No entanto, como a sua concentração de ômega 3 é menor, a sua maior contribuição para o cérebro é, principalmente, porque conta com antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis por muitas doenças.

3

Já os peixes, além de ômega 3, presente principalmente no salmão, atum e sardinha, entre outros, são fonte de fósforo, um mineral essencial para o fortalecimento do cérebro, o que ajuda diretamente a memória, que é beneficiada ainda com o brócolis. Outro alimento fonte de gorduras saudáveis importante são as amêndoas, que também contêm vitamina E, um nutriente eficiente no combate ao envelhecimento no cérebro. Essa vitamina ajuda ainda na atenção, memória e aprendizado.

4

Outro alimento rico em antioxidantes que são essenciais para o bom funcionamento do corpo como um todo, inclusive, do cérebro, é o tomate. Ele possui o licopeno, uma substância com propriedades antioxidantes, que combatem, especialmente, alguns tipos de câncer e o acidente vascular cerebral. O chá verde e o cacau também são ricos em antioxidantes.

5

As sementes são outras aliadas do cérebro, como a chia, que colabora com a saúde dos neurônios, em parte porque é um dos alimentos que mais possui concentração de ômega 3. Já as sementes de abóbora são ricas em ferro, um mineral essencial para o correto transporte de oxigênio do sangue pelo corpo.

6

Já a pimenta faz bem ao cérebro porque ajuda no aumento da atenção, além de algumas variedades possuírem vitamina C, responsável pelo bom funcionamento das células nervosas. Enquanto isso, a batata é fundamental para o cérebro porque é um alimento com baixo índice glicêmico, o que mantém a energia sendo enviada ao cérebro. Por fim, o sal iodado com moderação é muito benéfico, uma vez que o iodo ajuda na produção de hormônios na tireoide, mantendo o organismo equilibrado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os melhores alimentos para o cérebro, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.