Partilhar

Quais os melhores antibióticos naturais

Por Sara Silva. Atualizado: 1 fevereiro 2018
Quais os melhores antibióticos naturais

Saber quais os melhores antibióticos naturais é uma forma que você tem de se curar de doenças sem recorrer a medicamentos que, muitas vezes, originam efeitos secundários e deixam resíduos químicos prejudiciais no organismo. As sugestões que apresentamos neste artigo umComo.com.br têm como base a medicina tradicional, ou seja, aquela colocada em prática por nossos ancestrais há muitos anos e cujos efeitos benéficos para nossa saúde são muito apreciados. Estes alimentos considerados antibióticos naturais, que todos temos em casa, se revelam eficazes ao reforçarem o sistema imunológico e prevenindo outras doenças. Fique conhecendo-os ao continuar lendo este artigo!

Gengibre

Outro dos melhores ingredientes é o gengibre, uma vez que tem um poder antibiótico que consegue atacar as bactérias ou os vírus que penetram no nosso interior e, além disso, fomenta o crescimento de micro-organismos benignos como, por exemplo, a flora intestinal, que permite combater doenças. O gengibre é especialmente recomendado no caso de sofrer de infecções intestinais e/ou condições de garganta.

Esta planta consegue melhorar a flora intestinal e, assim, diminuir os micro-organismos que possam prejudicar a nossa saúde. Por isso, se costuma usar em casos de úlceras estomacais, gastroenterite mas, também, no caso de resfriados ou gripe, uma vez que também atua como expectorante ajudando a expulsar a mucosidade.

A forma mais frequente de aproveitar todos seus benefícios é com uma infusão feita com a raiz desta planta, mas também pode adicionar às suas receitas (sobretudo em saladas, caldos, cremes, etc.) ou, se preferir, pode adquiri-lo em forma de cápsulas em qualquer loja de produtos naturais.

Quais os melhores antibióticos naturais - Gengibre

Alho

Entre os antibióticos naturais o alho é um dos mais conhecidos por todos, pois se trata de um dos mais potentes que existem pois tem mais de 60 componentes antibacterianos e antivirais que ajudam a combater doenças, assim como a prevenir as infecções.

O alho pode ser usado tanto por via oral como de forma tópica aplicando sobre as feridas e conseguindo reduzir a infecção e melhorando as feridas que possa ter. Além disso, também atua como um anti-helmíntico natural, ou seja, ajuda a expulsar os parasitas e os vermes que possamos ter nos intestinos e que podem alterar nosso sistema digestivo causando coceira e desconforto.

Para curar uma gripe ou resfriado com alho pode tomar um dente como se fosse um comprimido, engolindo com um copo de água; também pode mastigar ou, se preferir, simplesmente incluí-lo em suas refeições para aproveitar ao máximo todas suas propriedades. Em umComo explicamos para você os benefícios do alho para os conhecer.

Quais os melhores antibióticos naturais - Alho

Cebola

Outro dos remédios mais populares que existem para combater doenças e/ou resfriados é a cebola. Este ingrediente é também um dos antibióticos naturais mais usados, pois contém vitamina C, quercetina e isotiocianatos, ou seja, componentes anti-inflamatórios que conseguem inibir as enzimas (que são as que produzem as inflamações), sendo assim ideal para combater artrite, lesões ou inflamações.

Além disso, a cebola é uma hortaliça que ajuda a dilatar as vias respiratórias melhorando dois dos sintomas mais comuns da gripe, congestionamento nasal e a tosse. Atua como expectorante, por isso consegue ajudar a eliminar a fleuma tão comum que aparece com as doenças e conseguir uma melhoria notável.

A maneira de aproveitar todos estes benefícios é muito variada, mas a que mais costuma se usar é a de elaborar um xarope caseiro com cebola e mel já que ambos ingredientes conseguem melhorar nossa saúde; ainda que não goste do sabor, outra alternativa é picar meia cebola e colocá-la junto à pessoa doente, as suas propriedades ajudarão a melhorar o sistema respiratório e a reduzir a mucosidade.

Quais os melhores antibióticos naturais - Cebola

Cebolinha verde

Também chamada de cebolinha-francesa, esta planta originária da Europa é uma excelente fonte de vitaminas A, C e K, pelo que se revela útil no combate a estados gripais, doenças respiratórias em geral e reforço do sistema imunitário. Dado que apresenta ainda propriedades antibacterianas, a cebolinha deve consumir-se preferencialmente crua, em saladas ou como condimento, para se tornar mais eficaz no tratamento de infeções.

Equinácea

Dentro do grupo das ervas medicinais, a equinácea é uma das mais recomendadas para poder combater doenças, pois aumenta as defesas do nosso corpo e ajuda a melhorar o nosso sistema respiratório. Isto porque tem uma série de polissacáridos que ajudam a estimular as células do sangue que se encarregam por combater os vírus e os agentes infecciosos externos. Além disso, a equinácea também estimula a produção de interferon, uma proteína responsável por proteger as células dos vírus ou infecções.

É uma substância que contém propriedades antimicrobianas e, portanto, é uma alternativa real aos produtos químicos que costumamos usar como antibióticos. Graças a isso, também ajuda a combater fungos ou bactérias que possam se estabelecer na pele, bem como reforçar o nosso sistema imunológico produzindo uma maior quantidade de células brancas.

Há muitas formas de tomar equinácea, mas a mais comum é ir a uma loja de produtos naturais e comprar o extrato desta planta em cápsulas, também pode preparar uma infusão com suas folhas e tomar 3 vezes ao dia.

Quais os melhores antibióticos naturais - Equinácea

Frutas cítricas

É do conhecimento geral que as frutas cítricas são ricas em vitamina C que, quando ingerida, ajuda a criar imunidade contra várias doenças, incluindo as viroses e as sazonais. Neste grupo destaca-se a laranja, o limão e a lima, cuja casca contém flavonóides de ação antioxidante e bactericida. Consuma estas frutas sob forma de suco, tempero, cruas e adicionadas em bebidas como chá.

Quais os melhores antibióticos naturais - Frutas cítricas

Mel, geleia real e própolis

O mel, a geleia real e a própolis são produtos naturais derivados das abelhas e populares por serem bastante benéficos para o organismo humano. A razão é que, além de serem ricos em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides, contêm antioxidantes com ação antibiótica que fortalece o sistema imunitário. Quando consumidos, estes produtos destroem as bactérias nocivas e preservam as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal.

O própolis atua como um antibiótico natural porque é rico em resinas, flavonoides, ferro e vitaminas A e B. Por este motivo, é considerado como um antiviral mas, também, como um imunoestimulante, ou seja, que ativa nossas defesas fazendo com que estejamos mais protegidos contra as doenças. Em umComo listamos para você os benefícios do própolis para a saúde para que conheça todos seus usos.

Quais os melhores antibióticos naturais - Mel, geleia real e própolis

Orégano

Comummente utilizado como tempero nos mais diversos pratos, o orégano é uma planta medicinal também considerada um antibiótico natural. Rico em substâncias antibacterianas, antioxidante, analgésico, antisséptico e antiespasmódico natural, é sem dúvida uma erva a incluir no seu cotidiano para reforçar o sistema imunológico e combater os radicais livres. Quando usado em forma de óleo, é útil no tratamento de doenças relacionadas com o sistema respiratório.

Quais os melhores antibióticos naturais - Orégano

Alecrim

O alecrim é outra planta medicinal perfeita para lutar contra os vírus, pois a sua composição está formada com mais de 20 propriedades antivirais e 40 antibacterianas motivo pelo qual é uma alternativa natural perfeita para tratar qualquer gripe ou resfriado.

Além disso, contém vitamina C, E, carotenos, ferro e ácido fólico, nutrientes essenciais muito benéficos para melhorar a nossa saúde e para evitar que os germes possam danificar a nossa condição. Neste artigo de umComo revelamos a você todas as propriedades do alecrim.

A forma mais habitual de o tomar é preparando uma infusão com esta planta e tomá-la 3 vezes por dia quando está doente e, se não estiver, tomando uma de forma diária estará protegido contra os agentes infecciosos. Portanto, atua como tratamento curativo mas, também, como preventivo.

Quais os melhores antibióticos naturais - Alecrim

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os melhores antibióticos naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Inclua estes alimentos no seu cotidiano de forma a consumi-los diariamente.
  • Prefira consumir estes alimentos crus, de forma a usufruir ao máximo de todos os seus benefícios.

Escrever comentário sobre Quais os melhores antibióticos naturais

2 comentários
luciano julio
Sofri um assalto ,com a arma apontada na m cabeca,desde então comecei a sentir dores de cabeca,precismente na tempora esquerda O que vcs podem me recomendar? Me ajudem p favor.
Sara Silva
Olá Luciano, descubra neste artigo como aliviar as dores de cabeça: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-aliviar-a-dor-de-cabeca-de-forma-natural-4909.html . Esperamos que resulte!
Ester
Tenho gastrite posso fazer uso do gengibre e Barbosa
Sara Silva
Olá Ester, nesse caso aconselhamos que consulte este artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-a-gastrite-com-remedios-naturais-3022.html

Quais os melhores antibióticos naturais
1 de 9
Quais os melhores antibióticos naturais

Voltar ao topo da página