Quais os motivos para a baixa de glóbulos brancos

Quais os motivos para a baixa de glóbulos brancos
Imagem: sndr6blog.blogspot.com

Os glóbulos brancos ou leucócitos têm um papel determinante no nosso corpo. São os responsáveis por defender o organismo de infeções e substancias estranhas que possam prejudicar a nossa saúde. Por isso quando a sua contagem diminui é necessário uma extensa avaliação médica para determinar a origem do problema. Em umComo.com.br explicamos-lhe algumas das principais causas da diminuição dos glóbulos brancos no sangue.

Tipos de glóbulos brancos

Apesar de generalizarmos dizendo glóbulos brancos ou leucócitos, estes estão divididos em vários tipos, encarregados de várias tarefas de defesa no nosso corpo. Identificar para que servem será importante no momento de detectar qual ou quais se encontram baixos no sangue e as possíveis causa e consequências dessa descida.

-Os Linfócitos: produzem anti-corpos e células anormais (entre 24% a 32 %)

-Os Monócitos: são responsáveis por fagocitar, o mesmo é dizer que "comem" diversos organismos estranhos ao organismo (6%)

-Os Neutrófilos: São os mais mais abundantes do grupo, tal como os monócitos realizam a fagocitose dos organismos estranhos, como por exemplo as bactérias (65%).

-Os Basófilos: são os menos abundantes no nosso sangue, participam nos processos de resposta imunitária favorecendo a libertação de substância com a histamina ou a serotonina (<1%).

-Os Eosinófilos: além de fagocitarem, estes leucócitos são responsáveis por regular a resposta alérgica e as reações de hipersensibilidade que se produzem perante a presença de um organismo estranho ao nosso corpo(entre 2% a 4%).

Dica: acesse também o artigo Quais são os valores normais de monócitos para complementar esta informação.

Valores normais

Os glóbulos brancos são produzidos na medula óssea e como já viu têm uma função vital no nosso corpo. Uma contagem com um valor normal pode ir desde os 4000 até aos 11000 leucócitos por microlitro de sangue, se a contagem baixa dos 4000 deve ir de imediato a um especialista para determinar a origem da descida, pois o nosso organismo fica susceptível a infeções e bactérias porque não dispomos dos níveis de defesa adequados. Cada tipo de leucócito deve ter um valor especifico para que o nosso corpo funcione adequadamente. Os neutrófilos não devem baixar dos 1000, os linfócitos dos 1500, os monócitos não devem baixar dos 200, o seu valor normal varia entre 200 e 600 e os basófilos variam entre 0 e 300. Uma descida de eosinófilos poderá não produzir nenhum sintoma alarmante pelo que não costumam ter-se em conta do mesmo modo que os restantes.

Possíveis causas para uma descida de glóbulos brancos

As causas de uma descida de leucócitos são várias e podem dever-se a doenças comuns e simples, como por exemplo um simples gripe, ou a problemas mais sérios.

- As infeções bacterianas, a gripe ou doenças como o sarampo ou a malária afetam a contagem de glóbulos brancos fazendo com que os mesmos desçam.

- A anemia aplástica origina também uma descida dos linfócitos. Do mesmo modo que as patologias com o Lúpus ou insuficiências hepáticas.

- Uma das doenças mais importantes relacionadas com a descida dos glóbulos brancos é a leucemia, quando o cancro afeta a medula óssea a produção destas células sanguíneas varia de forma substancial.

- Uma descida de linfócitos pode indicar a presença do Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA, HIV, AIDS)

- Os tratamentos de quimioterapia, bem como o uso de alguns fármacos também afetam a contagem de leucócitos.

Ir a um especialista

É provável que se lhe fizerem um exame de sangue no meio de uma gripe ou infeção a sua contagem de glóbulos brancos seja baixa. Mas apesar de parecer supérfluo é sempre importante que perante um exame de sangue que apresente valores alterados consultarmos um médico para fazer uma leitura adequada. Só um especialista pode determinar qual a causa da descida de leucócitos e qual o tratamento adequado, pois perante este quadro a nossa saúde está em risco uma vez que o corpo não está apto a defender-se das bactérias, fungos e organismos estranhos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os motivos para a baixa de glóbulos brancos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.