Partilhar

Quais os remédios que abortam

Quais os remédios que abortam

Ser mãe nem sempre é o desejo de toda a mulher, e nem sempre se trata de desejo e sim de condição, que pode ser devida à questões financeiras, idade, pelo casal não possuir um relacionamento sério/estável ou em casos de estupro. Em alguns momentos e condições, uma criança acaba por não ser bem vinda.

Mediante estes fatores muitas mulheres optam por interromper a gravidez indesejada, mas este tema, por mais que faça parte da discussão não será o foco deste artigo, assim como a própria discussão sobre se isso é certo ou errado segundo conceitos de moral, ética ou legislativo. Neste artigo iremos apenas alertar às grávidas ou qualquer outra pessoa que deseja saber mais sobre assunto quais os remédios que abortam e as consequências da sua administração para essa função.

Também lhe pode interessar: Existem chás que abortam imediatamente?

Remédios que abortam: remédios nocivos para o bebê

É sabido que na gravidez, alguns hábitos devem ser evitados ou erradicados, ao menos durante o período mas cada caso é um caso. Seguindo esta lógica, neste artigo vamos tratar de um em especial: o caso dos remédios.

Geralmente quando estamos resfriados vamos à farmácia e pedimos um antigripal ou algo que resolva o nosso problema, na gravidez não deve ser assim. Muitos desses medicamentos podem fazer mal para o bebê, por isso, antes de pedir um medicamento ou quando estiver fazendo uma consulta num médico, sempre informe da sua atual situação. Por mais que pareça besteira, essas pessoas devem saber que você está grávida para que não lhe receitem algo não adequado.

Por via das dúvidas, vamos deixar uma lista de alguns remédios que devem ser evitados durante a gestação ou sob suspeita de gravidez:

  • Aspirina: afeta a coagulação do sangue. (Consulte: Aspirina aborta mesmo? Todas as dúvidas)
  • Antibióticos: consulte seu médico, nem todos são nocivos;
  • Ibuprofeno e outros da classe "eno": associado à deficiências cardíacas no bebê;
  • Paracetamol: consulte seu médico, em algumas doses ele não é nocivo;
  • Codeína: medicamentos que contenham codeína podem causar deformações congênitas no bebê, fique sempre atenta;
  • Talidomida: o perigo deste medicamento se dá ao fato de ele ser ainda mais perigoso durante as primeiras semanas da gravidez, enquanto a mulher talvez nem saiba que está grávida;
  • Antidepressivo: consulte seu médico, a maioria não é recomendado mas existem alguns que podem ser administrados sem prejudicar o bebê;
  • Medicamentos para gripe ou tosse: a maioria dos medicamentos para gripe ou tosse possuem Ibuprofeno, Codeína ou Paracetamol.

Remédios que abortam: como é o aborto auto-induzido

Existem substâncias que podem levar à expulsão e morte do feto, é por isso que muitos remédios são explicitamente proibidos durante a gravidez, alguns são os mais comuns como os tratamos acima e outros, fazem parte dos que são frequentemente utilizados para abortos legais em hospitais. Entre os nomes mais famosos temos misoprostol (princípio ativo do Cytotec) e Mifepristone.

Mecanismo de ação do Misoprostol

O Misoprostol, apesar de ter sido desenvolvido com o intuito de prevenir úlceras estomacais, causa contrações no útero, como consequência o útero expele o produto da gravidez.

Apesar de ser considerado pela OMS como uma das principais técnicas para um aborto relativamente seguro, o uso desse medicamento como abortivo sem o acompanhamento de pessoas experientes pode causar consequências graves quando a grávida tenta induzir um aborto sozinha. Ele jamais deve ser usado após as 9 semanas de gravidez.

Durante a administração do misoprostol para o aborto a mulher pode ter dores fortes e menstruação mais intensa do que a normal, náuseas, vômitos e diarreias também podem ocorrer. Nos casos mais graves a mulher pode ocorrer hemorragia muito forte; se assim acontece a mulher precisará de assistência médica. Se isso acontecer, o tratamento será semelhante ao de um aborto espontâneo, uma vez que o processo de aborto pelo Misoprostol é parecido com o natural, que ocorre em 10% das gravidezes.

É comum ainda, que em casos de abortos induzidos com o Misoprostol, seja necessário um procedimento de curetagem, que é a raspagem do útero para eliminar resíduos dos vestígios endometriais e placentários que podem ter ficado após o aborto.

Veja detalhes em: O que é a curetagem?

Mifepristone, a pílula do aborto

Mifepristona, ou mifepristone, também é conhecido como a 'pílula do aborto' por ser um dos medicamento usados em casos de abortos concedidos pela lei e realizados por instituições médicas. De acordo com apuração da Agência Pública[1], ele não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e não está disponível no Brasil. É considerado uma das substâncias que precisam de controle especial e só pode ser adquirido por médicos, portanto.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, visite o site www.womenonwaves.org você também encontrará comentários de mulheres que realizaram aborto.

Sugestão: Chá de canela é abortivo? - Informações sobre o aborto no Brasil

Existem remédios que abortam imediatamente?

É muito perigoso afirmar que existem remédios que abortam imediatamente. Pela realidade em que vivemos, enquanto o aborto é proibido no Brasil muitas mulheres que não estão em condições de cuidar de uma criança recorrem a métodos prescritos simplesmente pela sabedoria virtual em busca de remédios que abortam de farmácia, ervas, chá ou qualquer coisa que possa ajudá-la naquela situação.

No Brasil, não há venda legal sem receita de remédios de farmácia que abortam imediatamente. O que existe, em países onde o aborto é legalizado sob certas circunstâncias, são procedimentos médicos seguros que fazem essa intervenção.

Apesar de existirem ONGs e instituições clandestinas cujo objetivo é orientar e ajudar mulheres que precisam abortar por um causa que não seja considerada legal pela legislação brasileira, os riscos dessa situação vão além da saúde da mãe e do feto, já que o Código Penal prevê uma pena de 1 a 3 anos para mulheres que abortam.

Entenda: Como funciona o aborto no Brasil

Porque não vale a pena tentar abortar com remédios

Na hora do desespero, o que nem todo mundo sabe é que grande parte dos métodos indicados pela internet têm uma eficácia baixíssima e são extremamente perigosos para quem os toma com esse objetivo. As chances desses medicamentos e técnicas clandestinas causarem má formação ao feto e complicações graves para a mãe (com risco de morte) são muito maiores do que a probabilidade de um aborto pelo consumo desses remédios. Portanto, não arrisque sua vida tomando remédios para abortar sem acompanhamento de confiança.

Assim como um parto, nenhum aborto é totalmente seguro, principalmente quando ele é realizado sem assistência adequada. Não podemos deixar de nos lembrar dos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, referentes a 2015: 4 mulheres morrem por dia no Brasil enquanto recebem atendimento médico devido a complicações abortivas.

Sugestão: Café com canela aborta? Efeitos e contraindicações

Remédios caseiros que abortam funcionam mesmo?

Não há estudos ou nenhuma evidência científica que comprove o efeito abortífero de ervas e remédios caseiros, mas há suspeitas de complicações na gravidez pelo consumo delas. Isso quer dizer que os chás e ervas considerados abortivos, não são uma alternativa natural para abortar e sim substâncias que devem ser evitadas na gravidez. Chás, garrafadas, remédios caseiros e derivados que prometem o aborto são arriscados e não têm eficácia comprovada.

Veja mais: Existem chás que abortam imediatamente?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os remédios que abortam, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. https://apublica.org/2018/01/truco-checamos-quatro-frases-sobre-os-riscos-do-aborto/
Bibliografia
  • https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43155634
  • http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44529/9789241501118_eng.pdf;jsessionid=BBDF6485923CABA1D5D0458C00079CE3?sequence=1
  • https://www.apublica.org/wp-content/uploads/2013/09/PNA.pdf

Escrever comentário sobre Quais os remédios que abortam

111 comentários
A sua avaliação:
Claudia
Alguém tem o número da Felicia que vende a medicação ?
A sua avaliação:
Dina Magalhães
Queria saber quais os remédios que abortam, excelente matéria. Parabéns!
Rafaela
Alguém poderia me indicar alguém de confiança para comprar o citotec. Grata
carla
Oi aquém me respondeu sua pergunta
A sua avaliação:
camila
oi preciso comprar um remédio com urgência alguém me indica qual e a onde comprar ?
Laurah
Você é de onde?ta com quantos meses?
paula santos
acho que tóu gravida que remedio tomo para abortar nem mesee não tem só dias
Luis Daniel
Eu quero pra mia mulher
Natália
Alguém sabe me dizer até qto tempo de gravidez e possível fazer o aborto com Cytotec???
Laura
2 meses
Michelly
Como fasso pra arrumar esse remédio
Raquel
eu comprei e fiz com cytotec, misoprostol no rio de janeiro eu estava entre 6 semanas a 3 meses, fiz com 10 compri,
original e seguro, ela da referencias nao caia em golpistas, remedios falsificados. eu fiz com felicia,
super confiavel e da certo, nao e golpista 21 97994-3375 - chame por felicia
maya
como faco pra conseguir esse remedio????
jeanle
Boa noite estou meio preocupada eu fiz relação sem camisinha so que meu parceiro n gozo la dentro e depois fiz de novo so que com camisinha isso tem umas duas semanas e to com medo estou sentido minha barriga meio enxada o que sera?
kimberly
deu tudo certo ai?
vick
eu sou epiletca e tomei o remedio do dia seguinte será que vai fazer efeito, por causa do meu remedio?
gostaria de saber qual tipo de remedio eu tomo.
Dayanny Goulart
Boa tarde!! Me chama Dayane e meu esposo Cleber estamos precisando do remédio Cytotec urgente... pode me ajudar.
Laka
Eu tenho uma cartela pra vender se quiser te envio pelo correio
pamella
eu tambem quero,ja tenho uma filha de 1 ano e eu estou cm 4 semanas e nao tenho condiçoes de crialo me ajude pfvr
Editor umComo.com.br
Oi, Pamella. Sugerimos a leitura deste artigo para entender como funciona o aborto no Brasil: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-funciona-o-aborto-no-brasil-26777.html
Ranna
Olá, você conseguiu o Cytotec, onde?

Quais os remédios que abortam
Quais os remédios que abortam

Voltar ao topo da página