menu
Partilhar

Quais os remédios que causam depressão

Por Nicolas Santos. Atualizado: 4 julho 2019
Quais os remédios que causam depressão
Imagem: seumadroga.com

Com o avanço da medicina, hoje em dia temos inúmeros remédios que podem tratar diversas doenças que até então não tinha cura, mas, todo remédio tem o seu efeito colateral quando se trata dos medicamentos industriais.

A depressão pode ser um dos efeitos colaterais em alguns remédios, não na maioria das vezes mas em alguns casos, que podem ser raros ou mais comuns, dependendo do remédio. Neste artigo umComo te apresenta uma lista dos remédios que causam depressão.

Também lhe pode interessar: Como combater a depressão

Remédios que podem causar depressão

Vale lembrar que na maioria dos casos a depressão como efeito colateral é devido a interação medicamentosa, ou seja, quando o indivíduo administra mais de um medicamento e o efeito dessa coligação pode ser a depressão. Em caso de dúvidas, consulte seu médico sobre os remédios que você toma, se for o caso ele pode substituir algum deles por outro que tenha o mesmo benefício, mas sem o efeito colateral da interação medicamentosa.

  • Gardenal: O gardenal é indicado em casos de ansiedade ou epilepsia. Princípio ativo e classe: Fenorbarbital/Barbitúrico (respectivamente).
  • Oxycontin/Oxycodona: O oxycontin ou oxycodona é um potente analgésico utilizado para tratar dores intensas. Princípio ativo e classe: Morfina/Opiáceos.
  • Zocor: O zocor é utilizado para diminuir os valores de colesterol, para os pacientes que possuem colesterol elevado. Princípio ativo e classe: Sinvastatina/Estatinas.
  • Zovirax: Tratamento de zona e herpes. Princípio ativo e classe: Aciclovir/Antivírico.
  • Zyban: Tratar a depressão (ironicamente) e também serve no tratamento contra o tabagismo. Princípio ativo e classe: Cloridrato de Buproprirona/Antidepressivos.
  • Xanax: Xanax é utilizado em pacientes que sofrem de insônia, também tem utilidade como relaxante muscular. Princípio ativo e classe: Alprazolam/Benzodiazepínico.
  • Prolopa: Serve para controlar crises de epilepsia. Princípio ativo e classe: Levodopa/Anti-convulsionante.
  • Lopressor: Regula a pressão sanguínea para pacientes com pressão elevada. Princípio ativo e classe: Dilitazem/Anti-hipertensor.

Considerações e como esses remédios causam a depressão

Devemos levar em conta que o estado do paciente também pode influenciar na depressão, caso ele esteja passando por momentos difíceis na vida, como um divórcio ou falecimento de um parente, além de que, alguns desses remédios são receitados para pacientes que já tem casos de depressão. Isso explica por que temos antidepressivos na lista dos remédios que causam depressão.

Outros casos a se considerar são os dos remédios anti-tabagismo. Visto que o tabaco é uma substancia viciante e que causa dependência, a depressão pode ser por causa do tempo que o paciente está sem fumar, que é um dos sintomas da abstinência do tabaco.

Agora, falando mais cientificamente vamos partir para o caso dos relaxantes musculares e depressores do sistema nervoso central. Valium, Diazepam, Ritalina são exemplos de remédios que alteram o funcionamento do nosso sistema nervoso central. O valium e diazepam funcionam como depressores do SNC enquanto a ritalina funciona como estimulante, um fato curioso sobre a ritalina é que ela foi desenvolvida pelo exercito nazista para fazer com que os soltados tivessem mais concentração e desempenho em campo. Enfim, o que eu quero dizer é que os relaxantes musculares, remédios para insônia, por serem depressores do SNC diminuem a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Com a redução de serotonina no corpo temos um paciente num quadro que pode gerar depressão com mais facilidade, e se por acaso o paciente já tem histórico de depressão tanto na família como no decorrer de sua própria vida, é mais provável que ele sofra da mesma.

Quais os remédios que causam depressão - Considerações e como esses remédios causam a depressão
Imagem: minhavida.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os remédios que causam depressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

Quais os remédios que causam depressão
Imagem: seumadroga.com
Imagem: minhavida.com.br
1 de 2
Quais os remédios que causam depressão

Voltar ao topo da página