Quais os remédios que cortam os efeitos do anticoncepcional

Quais os remédios que cortam os efeitos do anticoncepcional
Imagem: papofeminino.uol.com.br

Muitas mulheres ainda não sabem que existem substâncias e situações que podem interromper ou comprometer a eficácia dos medicamentos anticoncepcionais, fazendo com que a mulher corra o risco de engravidar mesmo tomando anticoncepcionais. Este, que pode ser maior, quando ela pensa que está prevenida. As substâncias podem ser remédios, chás, medicamentos e as situações podem ser vômito, diarreia ou outras situações médicas mais complicadas.

Para te ajudar a entender, umComo preparou este artigo sobre quais os remédios que cortam os efeitos do anticoncepcional.

Lista de remédios que cortam o efeito do anticoncepcional

  • Fenitoína, Difenil-hidantoina, Ritonavir, Nelfinavir, Metronidazol
  • Griseofulvina, Guanetidina, Ácido clavulânico
  • Tetraciclina, Rifampicina, Minociclina
  • Oxacilina, Oxitetraciclina, Penicilina
  • Ciclaciclina, Ampicilina
  • Amoxicilina, Dapsona, Doxicilina
  • Cloranfenicol, Carbamazepina, Primidona
  • Ritromicina, Fenobarbital, Topiramato, Oxcarbamazepina

Estes medicamentos podem cortar o efeito do anticoncepcional e da pilula do dia seguinte, independente da forma com que foram administrados.

Veja mais em: Primosiston corta o efeito do anticoncepcional? - Recomendações de uso

Antibióticos e chás que atrapalham a eficácia da pilula anticoncepcional

Entre os remédios e medicamentos que cortam o efeito do anticoncepcional, os antibióticos sempre foram vistos como os maiores responsáveis pela interrupção do efeito. Porém, estudos mais recentes comprovam que apenas uma gama deles (não a maioria) corta o efeito. Logo, caso você esteja passando por alguma complicação médica que necessite de antibióticos, avise o seu médico que você toma anticoncepcionais para que ele possa escolher o antibiótico ideal.

Medicamentos como os antiepiléticos, anticonvulsivantes, antirretrovirais, antifúngicos e diuréticos, não são recomendados. Além de remédios de farmácia também existem chás medicinais que cortam o efeito do anticoncepcional, chás como o erva de São João e outros do tipo diurético podem causar problemas se tomados até duas horas depois da ingestão da pilula.

Dúvidas frequentes

É comum as pessoas pensarem que o consumo de bebidas alcoólicas corta o efeito do anticoncepcional ou da pilula do dia seguinte, mas não cortam. O que pode acontecer é a pessoa beber muito e acabar vomitando, e se ela vomita até duas horas depois de ter tomado a pilula, ai sim, pode representar um problema.

O consumo de leite junto à pilula anticoncepcional ou da pilula do dia seguinte não interfere no seu efeito.

Qualquer vômito ou diarreia que ocorra até duas horas depois da ingestão da pilula pode diminuir a sua eficácia, assim como realizar uma pausa maior do que a de costume entre a administração das pilulas.

Veja também:

  • Quais são os efeitos colaterais do Viagra
  • Quais os remédios que causam depressão

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os remédios que cortam os efeitos do anticoncepcional, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.