Partilhar

Quais os sintomas da febre amarela

Por Paula Cassandra. Atualizado: 22 janeiro 2018
Quais os sintomas da febre amarela

A febre amarela se torna perigosa quando os seus sintomas não são tratados, uma vez que não existe tratamento específico para essa doença. Existe sim a vacina, mas que só funciona como prevenção. Por isso, estar atento e saber quais os sintomas da febre amarela é muito importante para identificar essa infecção. Para tanto, o umComo.com.br reuniu informações pertinentes sobre o assunto. Veja quais são elas.

Também lhe pode interessar: Tratamento para febre amarela

Que sinais a febre amarela apresenta

Muitos dos sintomas da febre amarela são comuns a outras doenças e, por isso, podem dificultar o diagnóstico da infecção em um primeiro momento. Entre eles, os primeiros a aparecerem são febre alta, vômito, enjoo, tontura, perda do apetite, sensibilidade à luz, dor pelo corpo todo, inclusive, nos músculos, cabeça, joelhos e costas, bem como mal estar generalizado. Esses sinais da doença aparecem entre três a sete dias, período de incubação, depois da contaminação, ou seja, após o indivíduo ser picado pelo mosquito que transmite o problema.

Quando os sintomas são tratados, o mais comum é que eles desapareçam depois de dois dias, mas se a doença evoluir da fase aguda, tornando-se mais perigosa para o paciente, então, surgem outros e mais graves sintomas. Nesse caso, a febre amarela pode levar à morte e os sintomas que caracterizam esse período são dor no abdômen, vômito com sangue, sangramento pelos olhos, gengiva e nariz, hemorragias internas, convulsões, delírio, diminuição do ritmo cardíaco e coagulação intravascular disseminada, o que facilita as hemorragias.

Outras complicações a que levam os sintomas mais graves são o surgimento de doenças no coração, fígado e rins. Entre elas, hepatite e icterícia (quando o branco dos olhos e a pele ficam amarelos). Pode haver ainda insuficiência renal e, em caso de hemorragias intensas, choque hipovolêmico (perda de grandes quantidades de líquidos e sangue), situação essa que pode causar a morte do doente.

Quais os sintomas da febre amarela - Que sinais a febre amarela apresenta

Causa e como prevenir a febre amarela

A febre amarela é uma infecção que é transmitida pela picada de mosquitos infectados pelo vírus que causa a doença, o qual se trata de um flavivírus. Existem dois tipos da doença, a urbana e a rural, sendo que a diferença está no vetor que a transmite. Enquanto nas cidades é o Aedes aegypti ou o Aedes albopictus, na zona rural, onde mais facilmente as pessoas são contaminadas, hoje em dia, é o mosquito do gênero Haemagogus.

Para prevenir a doença, é preciso tomar a vacina, principalmente, quando as pessoas vivem em regiões com risco de contrair febre amarela e mesmo quando se visita esses lugares. Além disso, a vacina tem validade de 10 anos e, após esse tempo, é preciso fazer o seu reforço. Quem estiver em áreas de risco pode aumentar a prevenção usando blusas e calças longas, bem como repelentes. Nas cidades, principalmente, a prevenção se dá ao evitar os criadouros de mosquitos, o que acontece em locais com água acumulada, como pneus e vasos de plantas.

Veja também: Como identificar o mosquito da febre amarela (silvestre e urbana)

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas da febre amarela, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais os sintomas da febre amarela

Quais os sintomas da febre amarela
1 de 2
Quais os sintomas da febre amarela

Voltar ao topo da página