Outros Outras doenças

Quais os sintomas da leptospirose

Elisabeth Mamede
Por Elisabeth Mamede. Atualizado: 9 março 2021
Quais os sintomas da leptospirose
Imagem: dvspalmas.wordpress.com

A leptospirose é uma doença da qual devemos tomar todo o cuidado para prevenir, ela é causada por uma bactéria que está presente na urina dos ratos, e por esse motivo muitas pessoas conhecem a leptospirose como "doença do rato". Qualquer sintoma que indique a essa doença deve ser investigado, e por esse motivo o umComo.com.br preparou esse post para te explicar melhor quais os sintomas da leptospirose.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da mononucleose
Passos a seguir:
1

Locais como esgotos e bueiros são onde os ratos mais vivem e se multiplicam, por esse motivo esses locais estão cheios de suas urinas. Quando ocorre chuvas e consequentemente enchentes essas urinas se misturam às águas da chuva e correm por locais abertos nas enxurradas e lamas causadas pela chuva.

Uma pessoa ou animal que entrar em contato com essa água contaminada pela urina infectada do rato pode contrair a leptospirose, essa pessoa é infectada por meio da pele caso haja feridas ou até mesmo arranhões por onde a bactéria possa penetrar.

Quais os sintomas da leptospirose - Passo 1
Imagem: noticias.uol.com.br 
2

Ficar atento aos sintomas da leptospirose é importante para se tratar o quanto antes caso você realmente esteja contaminado com a doença. Vamos ver a seguir quais os sintomas da leptospirose:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo;
  • Dor nas panturrilhas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Tosse;
  • Coloração amarelada na pele e nos olhos do infectado.

Normalmente a pessoa que contraiu a leptospirose apresentará sintomas por volta de 6 a 14 dias após o contato com a contaminação da urina do rato, dentro desse prazo deve-se ficar atento aos sintomas para procurar atendimento médico.

Quais os sintomas da leptospirose - Passo 2
Imagem: moviespix.com
3

Sempre que apresentar algum sintoma que indique a leptospirose procure logo atendimento médico para iniciar o tratamento antes que o quadro se agrave. Casos onde a doença se agrava têm um índice de 10% de morte dos pacientes.

O quanto antes você for diagnosticado mais eficiente será o seu tratamento, evitando assim que a leptospirose evolua para níveis mais graves. O tratamento da leptospirose é feito com muita hidratação do paciente e a administração de antibióticos como a penicilina. São administrados alguns outros medicamentos que terão a função de aliviar os outros sintomas da doença, como a febre e a dor.

Hoje já é possível vacinar os animais contra a leptospirose para evitar que eles fiquem doentes, porém a vacina não evita que esses animais contaminados transmitam a bactéria da leptospirose pelas suas urinas.

Quais os sintomas da leptospirose - Passo 3
Imagem: revista.penseempregos.com.br
4

Algumas recomendações podem te ajudar a evitar a contaminação pela leptospirose, são elas:

  • Os lixos devem ser sempre bem embalados.
  • Consuma água filtrada ou fervida.
  • Lave muito bem todos os seus alimentos, principalmente aqueles que são consumidos crus.
  • Vacine o seu animal de estimação.
  • Lave diariamente o recipiente onde o seu animal de estimação se alimenta.
  • Tampe bem a sua caixa de água.
  • Faça uso de galochas e luvas caso precise passar por enxurradas ou trabalhe em ambientes onde possa ocorrer a contaminação.
Quais os sintomas da leptospirose - Passo 4
Imagem: asseiomrj.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas da leptospirose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Nunca se automedique, pois alguns medicamentos podem causar sangramento inclusive interno, e isso pode gerar sérios problemas.
  • Fique atento ao se automedicar por ingerir medicamentos que possuam ácido acetilsalicílico pode piorar o seu estado, pois essa substância aumenta o risco de ocorrer um sangramento no paciente.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: dvspalmas.wordpress.com
Imagem: noticias.uol.com.br 
Imagem: moviespix.com
Imagem: revista.penseempregos.com.br
Imagem: asseiomrj.com.br
1 de 5
Quais os sintomas da leptospirose