Partilhar

Quais os sintomas da meningite viral

Por Márcio Menino. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais os sintomas da meningite viral

A meningite é a inflamação das meninges, membranas que protegem o cérebro. Essa inflamação pode ser bacteriana ou viral, sendo que a segunda é mais fácil de tratar. Geralmente essa doença ocorre quando entramos em contacto com alguma pessoa já infetada ou utilizamos algo dela, por exemplos os talheres. A meningite viral tem cura, mas para isso é necessário que sejam detetados os sintomas a tempo e que se inicie o tratamento o mais rápido possível. Nesse artigo do umComo explicamos quais os sintomas da meningite viral.

Sintomas da Meningite Viral

Existem vários sintomas que podem indicar a existência de um vírus invasor nas meninges. Normalmente eles começam com febres elevadas e cefaleias (dor de cabeça) fortes. Dificuldades na zona da nuca, principalmente em baixar a cabeça para encostar ao peito. Mas existem mais, aqui fica uma lista com os sintomas da meningite viral:

  • Febre Elevada;
  • Cefaleias Fortes;
  • Confusão Mental;
  • Bolçado;
  • Sensação de cansaço;
  • Perda de Apetite;
  • Hipersensibilidade à luz;
  • Endurecimento da nuca;
  • Espasmos;
  • Alucinações.

Em casos mais graves, em que se desenvolva a síndrome de Waterhouse - Friederischsen, pode ocorrer diarreias, hemorragia interna, tensão arterial baixa, podendo levar a um estado de choque e eventualmente à morte.

Quais os sintomas da meningite viral - Sintomas da Meningite Viral

Diagnosticando a Meningite Viral

Se estiver sentindo pelo menos três dos sintomas referidos dirija-se a um médico e peça para fazer análises. A meningite viral é diagnosticada através de exames ao sangue e à urina, fezes e até de uma punção lombar para analisar o líquido da medula. Dessa forma é possível descobrir a doença (viral ou bacteriana) e o qual o vírus que está causando. No entanto quando estamos lidando com a meningite existem 3 estágios de gravidade:

Fase 1 - Sintomas leves, em que a mente continua sã.

Fase 2 - Sintomas em que a mente começa a ser afetada, com alucinações, confusão, alterações de humor e personalidade.

Fase 3 - Apatia ou Coma.

Nas fase 1 e 2 existem mais possibilidades de recuperação.

Quais os sintomas da meningite viral - Diagnosticando a Meningite Viral

Tratando a Meningite Viral

O tratamento para a meningite viral passa inicialmente por um período de 7 dias, em que os sintomas são aliviados através de medicamentos para a febre e as dores, mantendo-se o doente sempre bem hidratado. A recuperação total é conseguida entre uma a duas semanas, sendo que pode haver ocorrência de fraqueza e tonturas largas semanas após o tratamento. Se a pessoa afetada tiver menos de 2 anos ou se o diagnóstico já for feito entre a fase 2 e a fase 3 pode haver complicações neurológicas como a perda de memória, de capacidades olfativas, alguns desequilíbrios mentais, etc.

Veja também o nosso artigo como se prevenir da meningite viral para evitar a doença.

Quais os sintomas da meningite viral - Tratando a Meningite Viral

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas da meningite viral, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais os sintomas da meningite viral

Quais os sintomas da meningite viral
1 de 4
Quais os sintomas da meningite viral

Voltar ao topo da página