Partilhar

Quais os sintomas da salpingite

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os sintomas da salpingite
Imagem: hellawella.com

Existe uma doença que se caracteriza pela inflamação nas trompas de Falópio, que pode causar infertilidade e é pouca conhecida. Para estar informada sobre problemas que mulheres podem desenvolver nos órgão sexuais, o umComo.com.br vai explicar o que é e quais os sintomas da salpingite.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas de infecção no útero

O que é salpingite

A salpingite se caracteriza por uma infecção que acomete as trompas de Falópio, podendo atingir apenas uma ou as duas. No entanto, o mais comum é que a inflamação atinja uma das trompas e depois chegue à outra.

A doença é causada por uma bactéria que pode se desenvolver por diferentes motivos. Em geral, tem origem em infecções vaginais ou do colo do útero, as quais podem ocorrer em decorrência do uso do dispositivo intrauterino – DIU, entre outros motivos.

Os procedimentos ginecológicos também são desencadeadores da infecção, como biópsia do endométrio, laparoscopia, curetagem, parto, aborto ou interrupção de uma gestação. A salpingite é ainda consequência de DSTs – doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e clamídia.

Quando é tratada a tempo e corretamente, esta doença tem cura. Caso contrário, pode dar início a uma série de complicações, inclusive, infertilidade e aumento do risco de gravidez ectópica. A bactéria pode chegar a outros órgãos, como útero e ovários.

Sintomas da salpingite

Alguns sintomas da salpingite aparecem em uma série de doenças, dificultando a identificação das mesmas. Os sinais da infecção chamada salpingite entram nessa categoria, pois o problema se manifesta através de náuseas, vômitos e diarreias, além de dores na lombar e no baixo ventre.

Os sintomas da salpingite variam de acordo com a gravidade da doença. Outros sinais de salpingite são: muito corrimento vaginal com odor forte e característico e alterações menstruais, com sangramento anormal ou sangue na cor marrom ou rosa.

O desconforto abdominal, que é causado pela inflamação, pode ser forte ou leve, porém, tende a aumentar quando ainda está fraco. Pode indicar a doença ainda a existência de febre, calafrios e dores musculares nas pernas.

A dor costuma aparecer na hora das relações sexuais também. Por fim, outro dos sintomas observados em pacientes com salpingite é uretrite ou inflamação da uretra, provocando dor e/ou ardência ao fazer xixi.

Quais os sintomas da salpingite - Sintomas da salpingite
Imagem: pixgood.com

Como prevenir e tratar salpingite

Quando a mulher percebe que alguma coisa está errada com seu organismo é importante buscar um médico, mesmo que os sintomas sejam adversos e não saiba o que têm. Já que entre os sintomas da salpingite está dor para urinar é indicado consultar o ginecologista.

O especialista vai identificar a doença por meio do exame ginecológico, mas também pode pedir exames complementares. Normalmente, o tratamento é feito com antibióticos, anti-inflamatórios e repouso.

Caso a paciente use DIU é preciso removê-lo. Quando a inflamação causa as chamadas obstruções tubárias pode ser preciso cirurgia. Em casos gravíssimos, ocorre a remoção do útero, ovários e trompas.

Para prevenir é de extrema importância ter relações sexuais com preservativos, para evitar o contágio de uma DST. Também é essencial que a mulher consulte com periodicidade o ginecologista para os exames de rotina.

Tratar precocemente uma doença inflamatória pélvica e outras infecções é mais uma medida preventiva.

Quais os sintomas da salpingite - Como prevenir e tratar salpingite
Imagem: arnothealth.org

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas da salpingite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quais os sintomas da salpingite

O que lhe pareceu o artigo?

Quais os sintomas da salpingite
Imagem: hellawella.com
Imagem: pixgood.com
Imagem: arnothealth.org
1 de 3
Quais os sintomas da salpingite

Voltar ao topo da página