Partilhar

Quais os sintomas da varíola

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os sintomas da varíola

Embora a medicina afirme que a varíola foi erradicada, foram descobertos vírus que sobreviveram congelados e enterrados. Por isso, a erradicação pode ter ocorrido apenas na superfície da Terra. De qualquer forma, não há relatos de uma pessoa contagiada com o Orthopoxvírus variolae há mais de 30 anos. Mesmo assim, é importante saber quais os sintomas da varíola e o umComo.com.br vai falar sobre os principais deles.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas da febre amarela
Passos a seguir:
1

Depois de uma grande campanha mundial de imunização, a ciência acredita ter erradicado o vírus que causa a varíola, o Orthopoxvírus variolae. Desde o final dos anos 70 não foram mais registrados casos da doença. Por isso, especialistas afirmam que o diagnóstico poderia ser dificultado hoje em dia, se o vírus reaparecesse. Na realidade, muitas vezes, na fase inicial a doença foi confundida com uma gripe, pois os primeiros sintomas da varíola são bem semelhantes.

Quais os sintomas da varíola - Passo 1
2

Entre eles, destacam-se a febre alta, dor na cabeça, na barriga e nas costas, além de demasiado cansaço e mal-estar generalizado. Embora a varíola seja conhecida pelas bolhas que surgem na pele, esses sinais se manifestam apenas quando a doença está evoluindo, o que significa que já se trata de um quadro grave, uma vez que o seu vírus pode ser mortal. A varíola também é infecciosa e pode ser transmitida pelo ar, desde que a pessoa infectada fale, tussa ou espirre próximo aos outros. Mesmo que seja menos comum, o vírus pode ainda ser transmitido por meio de objetos infectados, como talheres e lençóis.

3

As bolhas que caracterizam a varíola são precedidas por manchas vermelhas na pele, que aparecem de um a dois dias antes das bolhas contendo um líquido claro, que depois se transforma em pus, se erguerem. Elas normalmente começam a eclodir próximo à boca, em demais partes do rosto, mãos, antebraços e podem se espalhar por todo o corpo, principalmente no tronco. As feridas surgem também dentro do nariz e da boca. O vírus se alastra pelo corpo com mais facilidade depois da infecção chegar ao trato respiratório, pois assim se multiplica pelas células e espalha-se pelos órgãos, antes, nos linfáticos e, depois, por meio da corrente sanguínea até chegar na pele.

4

As bolhas provocam muita coceira e dor e depois de alguns dias de aparecerem podem estourar e delas sair sangue. A partir disso, no local das bolhas estouradas formam-se feridas que se tornam crostas, as quais começam a se formar de oito a nove dias depois de surgirem as manchas. Mesmo após a melhora do paciente, a sua pele pode ficar com cicatrizes em decorrência das lesões, uma vez que as crostas caem e deixam marcas profundas. Além das bolhas, o paciente infectado com a varíola apresenta ainda diarreia e vômitos intensos quando a doença não está mais na fase inicial.

Quais os sintomas da varíola - Passo 4
5

Outros sintomas do contágio com o vírus que mostram a evolução da varíola são as convulsões e delírios. Todos esses sinais, geralmente, aparecem depois de 12 a 14 dias que o indivíduo foi infectado, sendo que o período de incubação varia de 7 a 17 dias, quando, além dos sintomas não se manifestarem, o paciente também não transmite o vírus. Não existe um tratamento específico para a doença, por isso, o mais comum era isolar o paciente, a quem era ministrado antibióticos para tratar infecções bacterianas secundárias que eram comuns de acometer os indivíduos com varíola.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas da varíola, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais os sintomas da varíola

Quais os sintomas da varíola
1 de 3
Quais os sintomas da varíola

Voltar ao topo da página