Partilhar

Quais os sintomas de gigantismo

Por Márcio Menino. Atualizado: 7 novembro 2019
Quais os sintomas de gigantismo

O corpo humano e o código genético é ainda uma grande incógnita para os cientistas e médicos, muito embora já tenham sido feitas descobertas enormes para o avanço da medicina. Por vezes surgem pessoas que embora perfeitamente normais na sua personalidade, relativamente ao corpo já não é bem assim. Como por exemplo aqueles que sofrem de gigantismo, serão sempre os maiores da sala de aula, impossíveis de se misturar na multidão porque se vêem ao longe e por vezes discriminados por serem diferentes, quando o seu único problema é apenas serem grandes demais para a sua saúde. No entanto é possível perceber cada vez mais cedo se uma pessoa sofre de gigantismo ou não, basta estar atento aos sintomas. Para isso continue lendo este artigo do umComo e aprenda quais os sintomas de gigantismo.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas da leptospirose

O Gigantismo

O gigantismo é uma anomalia que existe na hipófise, uma glândula dentro do nosso crânio, que é responsável por uma secreção de hormônio de crescimento, essa anomalia que na maioria das vezes acontece devido à existência de um tumor na glândula pituitária que faz com que esta produza demasiado hormônio de crescimento, fazendo com que a pessoa cresça bastante. Este crescimento pode ocorrer apenas nas extremidades dos membros como pés e mãos enormes (acromegalia), ou então pelo corpo todo, levando a pessoa a atingir alturas entre os 2,35 e os 2,70 metros.

Geralmente surge na infância antes do processo de calcificação estar terminado, ou então durante a puberdade. A acromegalia normalmente acontece já numa fase adulta sendo que além dos pés e das mãos também o queixo pode sofrer de gigantismo.

Quais os sintomas de gigantismo - O Gigantismo

Doença Sintomática

Contudo o gigantismo tem vários sintomas que ajudam a perceber qual o problema da pessoa que sofre com esse transtorno. E na maioria das vezes grande parte desses sintomas irão acompanhar a pessoa que sofre de gigantismo até ao último dia, mesmo sendo medicadas. Aqui fica uma lista de sintomas do gigantismo:

  • Cefaleias (dores de cabeça);
  • Aumento da testa e do queixo;
  • Em criança costuma ser bem maior que as restantes;
  • Extremidades dos membros demasiado grandes (mãos, pés e dedos);
  • Transpiração exagerada;
  • Voz grossa;
  • Tórax aumentado;
  • Problemas na visão (duplicada ou sem periferismo);
  • Complicações cardíacas e respiratórias;
  • Complicações nos músculos e esqueleto (ex: osteoporose, dores articulares, etc).
Quais os sintomas de gigantismo - Doença Sintomática

Tratamento para o Gigantismo

Sendo que 98% dos casos se deve à existência de um tumor na hipófise, a cirurgia para o remover é o mais indicado, desde que tenha menos de um centímetro e se encontre numa zona de fácil acesso. Caso não seja esse o cenário, incorre-se na necessidade de fazer radioterapia em casos críticos para que o tumor desapareça, ou quando os medicamentos e a cirurgia não surtam efeito. Por vezes pode acontecer que a retirada do tumor não cesse a produção do hormônio de crescimento, nesse caso é necessário recorrer aos medicamentos para suprimir esse hormônio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas de gigantismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais os sintomas de gigantismo

Quais os sintomas de gigantismo
1 de 3
Quais os sintomas de gigantismo

Voltar ao topo da página