Outros Saúde na mulher

Quais os sintomas de infecção no útero

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 9 janeiro 2018
Quais os sintomas de infecção no útero

Embora nem sempre existam sintomas quando a mulher está com um problema no útero, é importante saber quais os sintomas de infecção no útero a fim de identificar a doença quando ela aparecer e apresentar sinais. Para saber quais são todos eles e quais as doenças mais comuns que afetam o útero causadas por micro-organismos, confira as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas da salpingite

Passos a seguir:

1

São os vírus e as bactérias que podem causar infecções no útero, sendo que esses micro-organismos podem tanto se desenvolver no colo do útero ou a parte mais interna do órgão, como no endométrio. Entre os sintomas de infecção no útero mais comuns estão o corrimento vaginal, que costuma aparecer na cor amarelada, branca, marrom ou cinza, mas sempre com mau cheiro, bem como disúria, que é a denominação clínica para dor ao urinar e dispareunia, que é como se chama a dor durante o ato sexual ou mesmo logo depois.

Quais os sintomas de infecção no útero - Passo 1
2

Os sangramentos também são sinais do problema, sendo que eles podem ocorrer tanto depois do sexo quanto fora do período menstrual. Pode ainda haver dor na região inferior da barriga, que se assemelha a uma sensação de pressão. A mulher com uma infecção no útero não vai necessariamente apresentar todos os sintomas e pode até mesmo não apresentar nenhum, o que é mais comum no caso da cervicite, a inflamação que acontece no colo do útero e também pode apresentar corrimento esverdeado.

Dica: Saiba mais sobre este tema no artigo Pontadas no útero, o que pode ser?

3

Os sintomas também dependem do local onde se manifesta a infecção, sendo que os demais sinais de cervicite são sensação de queimação ao urinar, febre acima dos 38 graus e vermelhidão com ou sem coceira na região íntima. O colo do útero é a região mais estreita do órgão, no fundo da vagina, e por onde sai o sangue da menstruação. Além de lesões do colo do útero, outras causas dessa inflamação são as doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, clamídia e gonorreia, e até mesmo alergia a métodos contraceptivos.

4

Já a infecção que ataca a região interna do útero, o endométrio, que é a membrana que reveste o interior do órgão, a endometrite, pode apresentar ainda outros sintomas. Entre eles, mal estar generalizado, febre, constipação, barriga inchada, dor na região pélvica, bem como os sinais já descritos. Esse problema é causado pelas DST’s clamídia e sífilis, doença inflamatória pélvica, salpingite, lesões e mesmo por complicações no parto ou devido a um aborto. Se houver uma lesão ao colocar o dispositivo intrauterino – DIU, existem chances de ocorrer a mesma infecção.

5

Ao menor sinal de infecção no útero é importante buscar ajuda médica, uma vez que, embora sendo um problema que pode ser facilmente tratado com os medicamentos certos, quando isso não acontece o problema pode se alastrar para outras partes do sistema reprodutivo. Entre elas, as trompas, os ovários e outras regiões. Além disso, as infecções no útero acometem principalmente as mulheres sexualmente ativas e, além de ter bons hábitos de higiene, outra forma de preveni-las é com o uso de preservativos, tanto masculinos quando femininos, em todas as relações sexuais.

Quais os sintomas de infecção no útero - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas de infecção no útero, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
kelly
Bom Dia surgiu uma duvida. Ja tive o hpv mais ja tive alta pela medica,ela só me disse que apresentava candidíase me passou o medicamento para que eu possa tomar tomei só que não resolveu nada,com o passar dos tempos passe por um estres que mudou um pouco a cor do corrimento e senti com um pouco de cheiro isso apos a menstruação,quando foi no sabado no dia 26/08 percebi que havia presença de sangue como se eu tivesse menstruada mas não esta em grande quantidade e não contém cheiro ta como se eu tivesse menstruando.So que nunca me aconteceu isso de descer para mim dai logo após uma semana quase de eu iniciar a pirula descer de novo. O que devo fazer e que sinais são esses
1 de 3
Quais os sintomas de infecção no útero