Outros Sistema imunológico

Quais os sintomas do citomegalovírus

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 2 julho 2018
Quais os sintomas do citomegalovírus

Em alguns casos o problema, que pertence à mesma família da herpes, não causa sintomas, mas se eles aparecerem podem ser confundidos com outras doenças. Por isso, saber quais os sintomas do citomegalovírus e obter mais informações é importante, inclusive, para as gestantes, pois em alguns casos existe o risco de danos para a saúde do feto. Saiba mais sobre o assunto com as informações que o umCOMO reuniu.

Também lhe pode interessar: Sintomas do baço inflamado

Passos a seguir:

1

Assim como a herpes, o citomegalovírus é um vírus que está presente no organismo de muitas pessoas, sem que isso represente algum problema, mas quando ocorre uma baixa do sistema imunológico ele pode se manifestar e desencadear os seus sintomas característicos. Por isso, o quadro é mais frequente em gestantes, pacientes com AIDS ou que estão se tratando de um tumor benigno ou maligno.

2

Quando os sintomas do citomegalovírus aparecem, os mais comuns são febre, dor de cabeça, dor de garganta e dor de barriga. Além desses, existem outros sinais do problema, os quais são mais difíceis de identificar, sendo eles o aumento do baço e do fígado. Esses últimos sinais do quadro provocam ainda o inchaço da barriga e dor no local. Outros sintomas que podem aparecer são os linfócitos atípicos, os quais são células que atuam na proteção do organismo, mas apenas por meio de um exame de sangue é possível identificar essa alteração.

Quais os sintomas do citomegalovírus - Passo 2
3

Por isso mesmo, a forma de diagnosticar o citomegalovírus é por meio de exames de sangue. Dessa forma, buscar ajuda médica é essencial quando houver suspeita do problema, ainda mais se a pessoa estiver com o sistema imune debilitado. Isso porque uma das complicações mais comuns da doença é a coriorretinite, uma inflamação da coroide e da retina do olho que pode levar à cegueira. Outras complicações incluem a perda dos movimentos das pernas.

4

Já nas crianças, a evolução da doença é ainda mais perigosa, podendo desencadear diversos quadros. Entre eles, retardo mental, paralisia infantil e atraso no desenvolvimento, bem como convulsões, malformação dos dentes, surdez, além de cegueira e de paralisia dos membros inferiores que podem acometer os adultos. Durante a gravidez, a doença é ainda mais séria, pois bebês infectados podem nascer com microcefalia, anemia, surdez, manchas na pele e sofrer convulsões.

5

O grau de contágio é grande, pois a doença pode ser transmitida a outras pessoas por meio das secreções do corpo, como saliva e da tosse, e mesmo através de relações sexuais, e inclusive pelo compartilhamento de objetos contaminados, sejam eles toalhas, copos ou talheres. Outra forma de contaminação é por meio das transfusões sanguíneas. Já a gestante pode infectar o seu filho durante a gravidez, sendo que é mais comum que isso ocorra quando a mulher é contagiada durante a gestação.

Quais os sintomas do citomegalovírus - Passo 5
6

As formas de prevenção da citomegalovírus incluem usar preservativo nas relações sexuais, manter hábitos de higiene, inclusive, lavar sempre bem as mãos e usar utensílios que estejam bem lavados, inclusive, quando são usados por outras pessoas. Quem estiver com a doença deve separar utensílios domésticos e toalhas para usar com exclusividade até que esteja melhor de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas do citomegalovírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quais os sintomas do citomegalovírus