Problemas da menopausa

Quais os sintomas do pólipo uterino

Quais os sintomas do pólipo uterino
Imagem: topicks.jp

Os pólipos uterinos ou pólipos endometriais, são massas fixas na parede interna do útero, esta massa por vezes cria cistos. Estes pólipos surgem mais frequentemente em mulheres que estão na menopausa mas também podem surgir em mulheres a partir dos 30 anos, o que por vezes pode causar dificuldades em engravidar. As mulheres podem detetar estes polipos através de sintomas específicos, neste artigo de umComo dizemos-lhe quais os sintomas do pólipo uterino.

Também lhe pode interessar: Como amenizar os sintomas da menopausa

Índice

  1. Pólipos uterinos
  2. Quais os sintomas do pólipo uterino
  3. Fatores de risco

Pólipos uterinos

Os pólipos uterinos são como verrugas que se instalam na parede interna do útero, os pólipos surgem devido ao crescimento anormal das células no endométrio (contorno do útero) mas também podem-se localizar dentro do colo do útero. Os pólipos muitas vezes não crescem sozinhos, um grande número de mulheres quando têm pólipos, têm mais que um. O surgimento destes pólipos, dá-se com maior frequência em mulheres que estão a passar pelo processo da menopausa ou que já se encontram na menopausa. No entanto existem também mulheres jovens que sofrem de pólipos uterinos, apesar que num número mais reduzido.

Os pólipos podem variar bastante de tamanhos, tanto podem medir uns poucos milímetros como podem chegar a medir uns valentes centímetros, podem chegar a medir o tamanho de uma bola de golfe.

Apesar de poderem ser bastante grandes e desconfortáveis, por norma estes pólipos não são malignos ou seja, não evoluem para câncer. No entanto, isto pode acontecer mas a percentagem é bastante reduzida, ronda os 0,5%.

Quais os sintomas do pólipo uterino - Pólipos uterinos
Imagem: ayzdorov.ru

Quais os sintomas do pólipo uterino

Os sintomas do pólipo uterino por vezes podem ser dolorosos e bastante intensos mas muitas dessas vezes são confundidos pelas pacientes com cólicas menstruais mais fortes que o comum. No período menstrual existe uma maior quantidade de perda de sangue, esse é o sintoma mais comum entre as mulheres com pólipos, chegando a 88% dos casos. Assim que existe um sangramento vaginal anormal, deve procurar um médico, pois para além de ser um sintoma de pólipos também pode ser um sintoma de câncer do endométrico.

O sangramento por vezes pode ser fora do período menstrual, caso tenha um polipo alojado no colo do útero pode ocorrer sangramentos fora dessa data, normalmente ocorrem após ter relações sexuais.

Todos os pólipos que causarem sintomas devem ser removidos, por vezes a intervenção é simples, basta um exame realizado para observar a cavidade do útero ou o canal cervical com uma biópsia e o assunto fica resolvido. Porém se os resultados forem malignos a mulher é sujeita a uma intervenção cirúrgica para remover o útero. Contudo em cerca de 10 a 24% destes casos as pacientes continuam a desenvolver pólipos.

Quais os sintomas do pólipo uterino - Quais os sintomas do pólipo uterino
Imagem: webconsultas.com

Fatores de risco

Os grandes fatores de risco para a criação de pólipos uterinos são o excesso de peso, uma má alimentação prejudica bastante a saúde e desenvolve problemas graves no nosso organismo. Se fizer tratamentos para a reposição hormonal com estrogênios tem uma maior probabilidade de desenvolver pólipos. Caso use tamoxifeno tanto para prevenção como para tratamento do câncer de mama tem mais riscos de ter pólipos. No entanto ainda não são conhecidos muitos dos fatores de risco para o desenvolvimento do pólipo uterino, encontram-se em estudos e testes os diversos potenciais fatores de risco.

Quais os sintomas do pólipo uterino - Fatores de risco
Imagem: yourwellness.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas do pólipo uterino, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Célia Maria pedreira da silva
Bom dia, a minha dúvida é estou na menopausa e nunca tive nenhum sintoma sobre pólípos , fui fazer preventivo a doutora disse que tenho pólipos, a minha pergunta é quem não tem histórico de sintomas pode ter?
Imagem: topicks.jp
Imagem: ayzdorov.ru
Imagem: webconsultas.com
Imagem: yourwellness.com
1 de 4
Quais os sintomas do pólipo uterino