Quais os sintomas do reumatismo

Quais os sintomas do reumatismo
Imagem: herniadedisco.com.br

Reumatismo é o nome dado para designar inúmeras doenças, entre cerca de 250 a 300 doenças diferentes. Estas doenças afetam normalmente os músculos, tendões, articulações e qualquer outro local do aparelho locomotor, sendo que algumas delas podem chegar mesmo a atingir alguns órgãos internos como o coração, rins e até o sangue. Alguns dos tipos de reumatismo mais comuns são a artrite, a artrose, febre reumática, lúpus, fibromialgia, bursite e gota. O diagnóstico precoce é sempre a melhor forma de evitar complicações, por isso é importante saber reconhecer quais os sintomas do reumatismo. Por isso, em umComo vamos explicar para você.

Causas do reumatismo

Uma vez que o reumatismo engloba um grande conjunto de doenças, as causas são diversas. Se se tratar de uma doença reumática degenerativa, como é o caso da artrose, a causa é o desgaste das estruturas da articulação que pode ocorrer devido à idade ou ao excesso de determinados exercícios físicos. Enquanto que uma doença reumática infecciosa, como é o caso da artrite infecciosa, ocorre devido a um vírus ou bactéria no interior da articulação. As doenças reumáticas metabólicas são causadas por um distúrbio metabólico. A gota é um exemplo de doença reumática metabólica, uma vez que ocorre uma alteração no metabolismo de uma substância. Outro tipo de doenças reumáticas são as pós-traumáticas, que têm como causa a inflamação das estruturas vizinhas da articulação. Isto pode dever-se a movimentos repetitivos em um determinado trabalho ou a um esforço muscular excessivo. E, por último, temos as doenças reumáticas auto-imunes, em que ocorre um desequilíbrio no sistema imune e este ataca o próprio organismo podendo danificar vários órgãos. A artrite reumatoide é um exemplo de doença reumática auto-imune.

Como vê, as causas do reumatismo são várias e é algo que pode atingir desde idosos a crianças, embora as chances de ocorrer algum tipo de reumatismo sejam maiores à medida que a idade avança.

Imagem: mulherzinhas.com

Sintomas do reumatismo

Mais uma vez, os sintomas do reumatismo vão variar dependendo da doença. No entanto, os sintomas são bastante idênticos mudando apenas o local, as funções e o tamanho do local afetado. Assim, os principais sintomas que podem ocorrer são:

  • Dor nas articulações;
  • Dor no membro afetado;
  • Inchaço no local afetado;
  • Sensação de calor;
  • Fraqueza nos músculos e dificuldade em realizar movimentos;
  • Rigidez, principalmente pela manhã.

Sintomas como dor de cabeça, febre, cansaço excessivo, lesões na pele e queda de cabelo também podem surgir dependendo do tipo de reumatismo. Fatores como obesidade, depressão, alterações climáticas, sedentarismo, ansiedade e traumatismos podem agravar os sintomas citados.

Perante a presença destes sintomas, deverá consultar o seu médico o quanto antes para que o diagnóstico seja devidamente realizado. Para realizar o diagnóstico podem ser necessários exames de sangue ou raio-x, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas.

Imagem: falabahia.com

Tratamento do reumatismo

O tratamento para o reumatismo também vai depender de que doença se trata. Mas, geralmente o médico recomenda o uso de certos medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a inflamação e combater a dor. Para além disso, a fisioterapia também pode ser recomendada como meio de alívio dos sintomas e para ajudar o paciente no retorno dos movimentos. A hidroterapia, o tratamento realizado na água, também é importante para o tratamento do reumatismo uma vez que ajuda a relaxar os músculos e a recuperar a força dos mesmos. Métodos como massagens, compressas de gelo e alongamentos também podem ser utilizados como amenizar os sintomas do reumatismo.

Para além dos tratamentos recomendados pelo seu médico, existem alguns remédios naturais que poderá utilizar para complementar o tratamento.

É muito importante que siga à risca as recomendações do seu médico quanto ao tratamento a realizar e a duração do mesmo.

Imagem: facafisioterapia.net

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas do reumatismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.