Partilhar

Quais os sintomas do Zika vírus

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 4 julho 2019
Quais os sintomas do Zika vírus
Imagem: jornaldealagoas.com.br

O Zika vírus é o vírus que causa a doença chamada de febre Zika, identificada recentemente pela primeira vez no Brasil. Este vírus pertence à mesma família dos vírus que causa dengue e febre amarela, sendo transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Como a doença chegou recentemente ao Brasil, ela é ainda um pouco desconhecida e ainda não se sabe ao certo o verdadeiro potencial do vírus. Por isso, é bom saber identificar os sintomas desse vírus para atuar o quanto antes. Para ficar sabendo quais os sintomas do Zika vírus, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como saber se está com Zika Vírus

Transmissão do Zika vírus

Tal com os vírus da dengue, febre amarela e febre chikungunya, o zika também é transmitido ao ser humano através da picada do mosquito Aedes aegypti. O mesmo mosquito que pode transmitir dengue também pode transmitir o zika vírus, por isso é importante redobrar os cuidados para combater a multiplicação destes mosquitos. A temperatura propícia para a transmissão do zika vírus é entre os 30º e 32ºC, pelo que ele se desenvolve em climas tropicais e subtropicais.

O mosquito transmissor do vírus zika, Aedes aegypti, é de cor preta ou café e possui listras brancas no corpo e pernas. O seu comprimento é de menos de um centímetro e é nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde que ele mais costuma atacar, apesar de também poder picar à noite.

Quais os sintomas do Zika vírus - Transmissão do Zika vírus
Imagem: denguevirusnet.com

Sintomas do Zika vírus

Por norma, a picada do mosquito não é percebida pelo indivíduo, uma vez que não causa dor ou coceira. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas para detetar o quanto antes a presença do vírus. Os sintomas do zika vírus surgem normalmente após 10 dias da picada do mosquito e são bastante idênticos aos sintomas da dengue, embora mais brandos. Assim, o zika vírus pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Febre entre os 37,8ºC e os 38,5ºC.
  • Erupções cutâneas, normalmente no rosto, mãos, pés e tronco, acompanhadas de coceira.
  • Dor de cabeça e atrás dos olhos.
  • Dores nos músculos do corpo.
  • Dor nas articulações, em especial das mãos e pés, com a possibilidade de aparecimento de inchaço.

Para além destes sintomas, o zika vírus também pode apresentar sintomas como conjuntivite, diarreia, dor abdominal, prisão de ventre, pequenas úlceras na mucosa oral e sensibilidade à luz, embora sejam sintomas mais raros. Os sintomas do zika vírus são mais leves que os da dengue e costumam desaparecer entre 4 a 7 dias, no entanto é recomendável consultar o médico para confirmar o diagnóstico.

Quais os sintomas do Zika vírus - Sintomas do Zika vírus
Imagem: chadedicas.blogspot.pt

Tratamento do Zika vírus

O tratamento para o vírus zika é sintomático, isto quer dizer, que não existe um tratamento específico para o vírus, apenas para o alívio dos sintomas. Para amenizar os sintomas do zika vírus, por norma são receitados anti-inflamatórios e analgésicos, como Paracetamol. É importante referir que remédios que contenham ácido acetil salicílico não devem ser utilizados no caso de zika vírus, pois tal como acontece com a dengue eles podem aumentar o risco de hemorragias. Os sintomas deveram desaparecer entre 4 a 7 dias, mas se depois disso continuar a sentir incômodos deverá voltar ao médico.

Na presença dos sintomas do zika vírus é fundamental procurar sempre um médico e nunca praticar a automedicação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas do Zika vírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

Quais os sintomas do Zika vírus
Imagem: jornaldealagoas.com.br
Imagem: denguevirusnet.com
Imagem: chadedicas.blogspot.pt
1 de 3
Quais os sintomas do Zika vírus

Voltar ao topo da página