Quais os sintomas dos pólipos intestinais

Quais os sintomas dos pólipos intestinais
Imagem: navegolandia.com

Tipos de tumores geralmente benignos, localizados na parede que reveste o intestino grosso (formado pelo ceco, cólon e reto), os pólipos são causados pelo crescimento de células da mucosa e se parecem com pequenas verrugas. Existem alguns fatores de risco principais para o desenvolvimento dos pólipos intestinais, como idade acima dos 50 anos; história da doença na família; tabagismo; alcoolismo; obesidade; presença das patologias Doença de Crohn e colite ulcerosa; e consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e com pouca fibra, fruta, verdura e cálcio. Se você se reconhece com estas características e apresenta os sintomas que o umComo.com.br demonstra a seguir, fique alerta.

Passos a seguir:
1

É importante você saber que quando os pólipos são muito pequenos não apresentam sintomas. Por isso, é fundamental realizar os exames de rotina para manter em dia a sua saúde gastrointestinal. Dentre os principais estão a colonoscopia, a retossigmoidoscopia rígida e a retossigmoidoscopia flexível, além de exames radiológicos, laboratoriais e de pesquisa de sangue oculto nas fezes.

2

Um dos principais sintomas da presença de pólipos é a oclusão intestinal, que dificulta o progresso das fezes pelo canal e pode causar machucados na mucosa, já que a tendência é fazer as fezes ficarem cada vez mais rígidas.

3

Estas feridas causam outro sintoma comum nas pessoas que apresentam pólipos: o sangramento, que ocorre pelo ânus ou aparece nas próprias fezes ao passarem pelo tubo digestivo. O sangramento pode ser ocasionado, ainda, pelo crescimento do pólipo, que se rompe e corta a parede interna do intestino.

4

Lembre-se que fezes com sangue podem ter alterações em seu aspecto, apresentando sinais anormais, muco e uma cor bem mais escura do que a normal.

5

A obstrução intestinal ainda causa náuseas e vômitos, sintomas menos comuns, mas que podem acontecer caso o pólipo seja muito grande.

6

Mudanças na sua rotina intestinal, como diarreia e prisão de ventre, também acontecem se você apresentar pólipos. A primeira existe, porque a doença faz com que a movimentação sequencial do cólon seja interrompida, tornando as contrações dos músculos mais repetidas e acelerando o deslocamento do bolo fecal. Já a prisão de ventre existe exatamente pelo inverso: o tensionamento muscular é menor e irregular, o que faz as fezes se moverem mais devagar.

7

Outros sintomas menos aparentes, mas que também exigem atenção, são:

  • Vontade de evacuar repetidamente, mesmo que você já o tenha feito, dando a sensação de evacuação inacabada.
  • Acúmulo de gases
  • Fraqueza
  • Dor ou incômodo na região do abdômen
  • Perda de peso sem motivo evidente

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas dos pólipos intestinais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Pólipos intestinais costumam ser comuns, sendo que cerca de 30% da população adulta sofrem da doença.
  • Apesar de benignos, os pólipos podem se tornar câncer dentro de dez a 15 anos. Alguns chegam a ser avaliados como lesões pré-cancerosas por serem considerados adenomas (quando têm grandes chances de malignização). Por isso, realize os exames periodicamente.
  • Hoje em dia, os pólipos podem ser retirados de maneira segura e completa. A própria colonoscopia faz a remoção, sem dor nem sangramento.
  • Atente-se a manchas com sangue em suas roupas íntimas ou no papel higiênico. Caso isso ocorra, procure um médico gastroenterologista.