Quais os valores normais de hematócritos

Quais os valores normais de hematócritos

O exame de hematócrito indica a quantidade de células vermelhas no sangue e pode indicar diferentes doenças, inclusive, quando os seus valores estão abaixo ou acima do esperado. Para entender quais os valores normais de hematócritos veja as informações que o umComo.com.br tem para dar sobre o assunto.

Valores de referência de hematócritos

Para diagnosticar uma série de doenças, o exame de hematócrito é muito útil, uma vez que ele tem a função de identificar a porcentagem das células vermelhas do sangue, também chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos, em relação ao volume total de sangue. Para tanto, é preciso coletar uma amostra de sangue da pessoa que é submetida ao exame.

Quando os valores do exame são muito altos ou baixos, em relação ao valor de referência, é porque o indivíduo a quem pertence a amostra de sague está com algum problema de saúde. Dessa forma, os valores normais de hematócritos para homens são aqueles que ficam entre 40-50%, sendo que o resultado do exame também pode aparecer com os valores de referência 0,41-0,50 l/l.

Já as mulheres com valores normais devem ficar entre 35-45%, da mesma forma, outro resultado que indica a mesma situação é quando estiver entre 0,36-0,47 l/l. Se os resultados estiverem fora desses valores, mais exames devem ser feitos para identificar o problema do indivíduo, o que cabe a cada médico solicitar. No entanto, existem situações em que os valores estão fora da normalidade sem que isso seja um indício de doença, como é o caso das gestantes. Na gravidez, o normal é que apareçam valores superiores a 0,32 l/l.

Além disso, os recém-nascidos com menos de uma semana apresentam valores entre 0,41-0,65 l/l ou na porcentagem 47-65%. Com o passar dos meses, a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue da criança diminui e com um mês de idade deve estar em 37-49%. Já na faixa dos três meses cai para 30-36% e, ao chegar a um ano de idade, pode ficar entre 29-41%. Por fim, quando a criança tem 10 anos o valor normal de hematócritos é entre 36-40%.

Veja também: Valores normais de gasometria arterial e venosa

O que significa valores baixos

Se o exame de hematócrito der um pouco só abaixo do valor de referência não é necessariamente motivo de preocupação, sendo que apenas um profissional qualificado pode avaliar de maneira mais completa o resultado. Mas quando o valor está bem abaixo do esperado pode indicar algumas doenças.

Entre elas, hemorragia, anemia, desnutrição, leucemia, hiper-hidratação ou carência de algum nutriente, como ferro, vitamina B12 ou ácido fólico. Além disso, durante a gestação, se a mulher estiver com os valores abaixo do indicado, o mais provável é que esteja com anemia, o que é relativamente comum, mas deve ser tratado para evitar complicações no feto e na mãe.

Confira também nesse artigo como aumentar o hematócrito.

O que significa valores altos

Quando os valores do exame de hematócrito estão acima do esperado, por sua vez, é um indício que o paciente pode estar sofrendo de doença pulmonar ou cardíaca congênita, Doença de Addison, eritrocitose ou policitemia rubra vera (embora não seja a mesma doença, se caracterizam pelo aumento anormal de células vermelhas do sangue). A anormalidade pode ser ainda sinal de desidratação, diarreia, níveis baixos de oxigênio no sangue, queimaduras, tabagismo, estar em altas latitudes e doping EPO.

Nesse caso confira o nosso artigo sobre como diminuir o hematócrito.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os valores normais de hematócritos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.