Quais são as camadas da pele - Funções e anexos

Quais são as camadas da pele - Funções e anexos
Imagem: consulteodermatologista.com

A pele é o maior órgão do corpo humano e, num indivíduo adulto, cobre uma área de cerca de 2 metros quadrados. Ela atua como barreira protetora contra os agentes externos, ajuda a regular a temperatura corporal, evita a perda excessiva de água, entre outras funções e, para que continue cumprindo com isso de forma eficiente e com boa aparência é necessário cuidar da pele. Pode parecer um órgão bem simples mas, na verdade, a pele se divide em 3 camadas. Continue lendo este artigo do umCOMO e descubra quais são as camadas da pele!

Epiderme

Esta é a camada mais externa da pele, a que você pode observar quando olha para seu corpo. Por essa razão, a sua função é proteger o corpo dos agentes externos, impedindo a entrada destes no organismo.

É constituída por um conjunto de células epiteliais, chamadas queratinócitos, que se dispõem como tijolos de forma a formar o tecido. Fazem ainda parte dela os melanócitos, que produzem a melanina (responsável pela cor da pele) e células de Langerhans, que fazem parte do sistema imunológico.

A epiderme origina os chamados "anexos cutâneos": unhas, pêlos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas e tem a capacidade de se regenerar a cada 2 meses, aproximadamente. No entanto, com o tempo as células da epiderme vão envelhecendo, ficam com um formato achatado e passam a fabricar a queratina, que ajuda a criar uma espécie de capa que ajuda a controlar a perda de água e protege a superfície do atrito.

A epiderme ainda pode ser divida em até 5 camadas diferentes nas regiões mais espessas, nas regiões mais finas se exclui a camada granulosa e a lúcida:

  • Camada basal: separa epiderme e a derme;
  • Camada espinhosa: onde ficam as células da queratina;
  • Camada granulosa: é a camada que torna a pele impermeável e impede sua desidratação;
  • Camada lúcida: camada mais aparente quando a pele é espessa;
  • Camada córnea: é composta majoritariamente por células mortas, achatadas e sem núcleo, o que faz dela uma camada com muita queratina.
Imagem: emforma.net

Derme

A derme é a segunda camada da pele, apresentando-se abaixo da epiderme e acima da hipoderme.

Esta camada é a responsável pela elasticidade e resistência da pele, dado que é formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal. É também aqui que se encontram os vasos sanguíneos e linfáticos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e folículos pilosos. É por isso que se você sente frio, calor, dor, cócegas e prazer, é graças à derme e às terminações nervosas presentes nela, que dão origem a essas sensações. Junto com isso, também podemos citar a percepção de diferentes texturas.

Outra função essencial presente na derme é a manutenção da temperatura corporal. Quando o nosso organismo percebe essa necessidade, acontece uma dilatação ou contração dos vasos sanguíneos que provoca o aquecimento ou esfriamento do corpo

Imagem: escolakids.com

Hipoderme

Localizada logo abaixo da derme surge a hipoderme (ou tecido subcutâneo), sendo que algumas fontes não a consideram parte da pele e apenas uma conexão entre a derme e as estruturas subjacentes.

Ela se baseia em um tecido adiposo, ou seja, composto por células de gordura e, por essa razão, representa um importante depósito de energia para o corpo, ajudando no isolamento térmico do organismo, absorção de impactos e preenchimento para a fixação de órgãos.

A espessura da hipoderme varia de indivíduo para indivíduo de acordo com a sua constituição física.

Veja também: Como é formada a pele

Imagem: saudetotal.org.br

Anexos da pele

Os anexos da pele não são considerados camadas e se encontram na epiderme. Como o próprio nome diz, são 'agregados' que possuem a função de auxiliar a pele. Os anexos mais importantes nos mamíferos são:

  • Pêlos: contribuem para o isolamento térmico;
  • Glândulas sudoríparas: ajudam a regular a temperatura;
  • Glândulas sebáceas: lubrificação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as camadas da pele - Funções e anexos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.