Quais são as carnes processadas

Quais são as carnes processadas

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) ingerir carne processada aumenta as chances de sofrer de câncer colorretal. Após as declarações lançadas pela Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer (IARC são as siglas em inglês), soube-se que produtos alimentares como as salsichas, as carnes enlatadas ou os enchidos contêm tóxicos que podem causar o aparecimento de câncer. É por este motivo que em umComo queremos mostrar-lhe quais são as carnes processadas e que também, conheça este comunicado para que entenda a relação que há entre estes alimentos e o aparecimento de câncer.

A carne processada e o câncer

Os dados lançados pela OMS são claros e diretos: por cada 50 gramas que ingerir diariamente de carne processada, aumenta em 18% as chances de sofrer um câncer colorretal ao longo da sua vida. Uma equipa de 22 profissionais da Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer chegou a esta conclusão depois de ter analisado 800 tipos diferentes de câncer que ocorreram no cólon e no reto.

É por isso que colocaram as carnes processadas no grupo 1 de produtos cancerígenos, lugar este em que também se incluem outros agentes nocivos como o tabaco, o álcool e os raios UV. Este grupo é o que inclui as substâncias mais perigosas para a saúde das pessoas e, a partir de agora, carnes como as salsichas, o bacon ou os enchidos também fazem parte desta lista.

O tipo de câncer que produzem as carnes processadas tem lugar no cólon e no reto e, de fato, pode-se atribuir cerca de 34.000 mortes anuais devido a seguir uma dieta rica neste tipo de alimentos. Este dado, no entanto, está muito abaixo de outros produtos que fazem parte também do mencionado grupo 1 como, por exemplo, o tabaco que, anualmente, causa cerca de 1.000.000 mortes por ano devido ao câncer ou o caso do álcool que todos os anos afeta 600.000 pessoas.

Este mesmo estudo também fala das carnes vermelhas (vitela, carne de porco, carne bovina, etc) e considera-as "provavelmente cancerígenas para humanos" mas as conclusões retiradas do estudo não são tão evidentes como as das carnes processadas. Não há evidências científicas que possam atribuir 100% uma relação direta entre as carnes vermelhas e o câncer, embora haja alguns alertas a este respeito e, por isso, recomenda-se reduzir consideravelmente a sua ingestão.

O que são carnes processadas

Uma vez recebida esta notícia, de certeza que a maioria das pessoas se perguntaram: Quais são as carnes processadas? Para responder a esta pergunta vamos referir novamente, o estudo da IARC que designa as carnes processadas como qualquer carne que tenha sido transformada através de processos como a salga, a fermentação, a curação, o fumado, etc. Portanto, qualquer carne que tenha sido alterada e que não tenha um sabor 100% natural, deve ser incluída dentro deste grupo de carnes processadas.

Uma destas carnes são as salsichas que se tratam de preparados de carne que incluem uma percentagem muito maior de ácidos graxos e colesterol que a carne natural. Além disso, estão preparados com muito sal (que se adiciona para aumentar a sua conservação) e, no processo industrial, também podem se adicionar químicos para que a carne não se contamine como é o caso das nitrosaminas, uma substância que contém substâncias cancerígenas.

De seguida, vamos lhe dar uma lista das carnes processadas para que saiba quais são e para que possa, assim, limitar o seu consumo:

  • Bacon.
  • Embutidos: salame, fiambre, chouriço, presunto, linguiça, etc.
  • Salsichas e seus derivados: frankfurts, cachorros quentes,
  • Morcela.
  • Hambúrgueres.
  • Almôndegas.
  • Lasanha pré cozida.
  • Nuggets.
  • Chistorra.
  • Carnes em conserva.
  • Carne em lata.
  • Molhos com base de carne (os molhos preparados para a bolonhesa, por exemplo, também são carnes processadas).

E, no geral, qualquer carne que saiba que não está na sua forma natural e que tenha sido tratada de forma industrial, ou seja, processada.

Uma alimentação saudável

Segundo a IARC, para reduzir o risco de câncer o mais recomendável é que deixe de ingerir carnes processadas e que opte por alternativas naturais e sem químicos adicionados. Assim como acontece como tabaco ou com o álcool, para ter uma vida saudável o mais adequado é deixar de incluir estes alimentos na sua alimentação.

Isto não quer dizer que tenha de deixar de comer hambúrgueres mas sim, que ao invés de comprar os que estão preparados no supermercado, vá a um açougue e peça para lhe picarem a carne e prepare você mesmo um hambúrguer caseiro. Desta forma, irá se certificar que a base principal deste prato, ou seja a carne, está sem aditivos e sem substâncias que possam prejudicar a sua saúde.

Para saber como comer depois deste estudo publicado, o que tem que pensar é em comprar aquelas carnes que tenham a forma natural e, se quiser fazer pratos especiais como almôndegas, faça-as você mesma para evitar introduzir no seu organismo tóxicos cancerígenos.

Além disso, não se esqueça que para poder seguir uma alimentação saudável deverá desfrutar de uma dieta rica em frutas e verduras, baixa em gorduras e açúcares e onde o peixe também faça parte do seu meni. Depois desta notícia, a única coisa que terá que fazer é começar a modificar hábitos como, por exemplo:

  • Preparar você mesmo os hambúrgueres ou almôndegas em casa.
  • No geral, não deverá consumir qualquer produto preparado que contenha carne. Além disso deve preparar você mesmo as os molhos com carne, a lasanha, etc.

Como vê, o que este estudo indica é algo que já podíamos imaginar: os pratos preparados ou enlatados não contêm o mesmo valor nutricional que em sua forma natural e, além disso, as substâncias extras que contêm são cancerígenas. Por este motivo, devemos começar a ter uma vida saudável, a cozinhar com alimentos naturais e deixar de lado os produtos que podem prejudicar, seriamente, o nosso estado de saúde.

Veja também: Como identificar se a carne está estragada

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as carnes processadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.